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SIMPÓSIOS


PROPOSTA DE SIMPÓSIO

LITERATURA CONTEMPORÂNEA E A CONFIGURAÇÃO DA IDENTIDADE

Mônica Luiza Socio Fernandes, Doutora, UNESPAR/FECILCAM
Érica Fernandes Alves, Mestre, UNESPAR/FECILCAM

A proposta deste simpósio é reunir pesquisas sobre a literatura em múltiplas perspectivas, relacionando-a com outros saberes, tais como outras artes, a ciência, a psicologia e a história. Nesse mesmo âmbito, a cultura e a sociedade também devem ser consideradas, tal a influência que exercem na arte literária. Ressalta-se que o contexto contemporâneo configura-se como um mundo fragmentado, onde múltiplas relações são verificadas no cotidiano do homem, o qual sofre com as mudanças aceleradas movidas pela globalização e a necessidade de novos interesses e necessidades. Destarte, a literatura contemporânea tenta, de vários modos, captar a essência desse mundo, evidenciando seu caráter fragmentário e incerto. Destacam-se, nesse panorama, as problematizações advindas dos movimentos surgidos no século XX quando a humanidade se depara com o avanço desenfreado da ciência e da tecnologia, da independência das colônias sob o jugo do colonialismo, da luta das mulheres contra o patriarcalismo e tantos outros. Os autores contemporâneos procuram transmitir considerações que nos levam a refletir sobre o homem em meio a esse caleidoscópio de sensações e acontecimentos do mundo contemporâneo por meio da prosa, da poesia e do drama. No Brasil é de extrema relevância a tessitura de poéticas desde as mais conhecidas como de Carlos Drummond e Guimarães Rosa, por exemplo, até as quase anônimas de autores regionais. Dentre os autores latino-americanos, a ficção de Gabriel Garcia Marquez, que revela por meio de seu estilo apurado toda uma gama de realidades presentes nos últimos anos, também se destaca. Revela-se ainda a força dos autores influenciados pelo imperialismo e os resquícios da colonização, tais como J. M. Coetzee, Chinua Achebe e Caryl Phillips, dentre outros. O eixo principal desse simpósio concentra-se, portanto, em discutir o papel da literatura contemporânea como um aparato essencial para a compreensão do turbilhão de acontecimentos presentes no mundo atual. Nesse sentido, procura-se refletir sobre as configurações que governam as ações humanas dentro desse orbe, bem como discutir a formação de sua identidade.

Palavras-chave: Literatura. Contemporaneidade. Fragmentação.

 


COMUNICAÇÕES VINCULADAS


 

REFLEXÕES SOBRE A RECORRÊNCIA DE REGISTROS SOBRE A CIDADE DE PORTO ALEGRE EM POEMAS DE MARIO QUINTANA

Mônica Luiza Socio Fernandes, (UNESPAR/FECILCAM), msociofernandes@gmail.com

Esta proposta está vinculada ao Grupo de Pesquisa em Diálogos Literários e a um projeto de TIDE - (UNESPAR/FECILCAM).  Tem como o foco apresentar os estudos e levantamentos iniciais das representações espaciais da cidade de Porto Alegre encontradas na obra de Mario Quintana. Não se trata apenas da configuração de um espaço físico, pois as referências são apreendidas nas sugestões e pistas deixadas nos textos que resgatam uma maneira poética de ver e entender a cidade.  O objetivo central está em analisar alguns destes textos para compreender os sentidos e as ligações que a cidade teve para o poeta, uma vez que ele viveu na capital gaúcha boa parte de sua vida.   Nesta parte da pesquisa, teremos por base a Poesia completa de Mario Quintana (2005) além da crítica literária e das noções analíticas de Antonio Candido (1999 e 2006), da crítica temática de Bachelard (2005) e dos estudos sobre a simbologia desenvolvidos por Chevalier e Geerbrant (1999).

Palavras-chave: Literatura. Poesia. Espaço urbano.

 

O GUARANI E O TROVADORISMO: UMA RELAÇÃO DE INTERTEXTUALIDADE

Laís Maykielen de Carvalho Luiz (IC), (UNESPAR/FECILCAM), lala_maykielen@hotmail.com
Mônica Luiza Socio Fernandes (OR), (UNESPAR/FECILCAM), msociofernandes@gmail.com

 Nesta comunicação pretendemos disseminar o projeto de iniciação científica intitulado “O Guarani e o Trovadorismo: Uma relação de intertextualidade”. Esta pesquisa visa trabalhar com a análise intertextual da obra O Guarani, de José de Alencar, buscando compreender os sentidos da utilização, na obra romântica, de elementos próprios de textos de outro período literário, o Trovadorismo. Para tanto, foram utilizados os pressupostos teóricos da Literatura Comparada que auxiliam na compreensão da literatura como um todo e das noções do dialogismo, de Bakhtin e da intertextualidade de Julia Kristeva. A metodologia é de cunho comparatista e busca perceber as retomadas e/ou influências na obra de Alencar advindas do período trovadoresco. Foram feitos levantamentos das similaridades entre as obras, e constatou-se que, Alencar, ao escrever O Guarani, buscou reelaborar o herói trovadoresco, figura presente nas novelas de cavalaria, e resgatar a maneira trovadoresca do sofrimento amoroso e do sentimento idealizado.

Palavras-chave: Intertextualidade. Trovadorismo. O Guarani.

 

SAMUEL BECKETT E A LINGUAGEM QUE NÃO PODE IR ALÉM: UMA ANÁLISE DO NARRADOR NA NOVELA “O EXPULSO”

Willian André, (UNESPAR/FECILCAM), willianandreh@hotmail.com

Este trabalho é fruto do projeto de pesquisa intitulado Samuel Beckett e a falência da linguagem: um estudo dos narradores, e tem por objetivo tecer algumas considerações sobre a configuração do narrador na novela “O expulso”, escrita em 1946. Uma das primeiras experiências de Beckett em língua francesa, o texto aqui analisado marca o momento em que sua obra adquire um teor inconfundível, antecipando a prosa característica de romances como Molloy, Malone morre e O inominável. Propondo-se a trabalhar com a falha, com a falta, com uma linguagem que subitamente se encontra impotente, incapaz de “ir além”, Beckett empreenderá, em “O expulso”, um exercício de amputação dos limites de alcance da ficção contemporânea, denunciando o mergulho na “falência” que caracteriza seus escritos. Para refletir sobre a problemática dos limites da linguagem, trazemos aqui algumas considerações sobre textos de Sören Kierkegaard, Friedrich Nietzsche e Albert Camus. Em relação ao respaldo teórico-crítico sobre a obra de Beckett, buscamos suporte em algumas considerações de Fábio de Souza Andrade, Ana Helena Souza e João Adolfo Hansen.

Palavras-chave: Samuel Beckett. “O expulso”. Falência da linguagem.

 

UM ESTUDO DA IMAGEM NA NARRATIVA DE NEIL GAIMAN

Cleverson de Lima (IC), (UNESPAR/FECILCAM), akeryus@hotmail.com
Mônica Luiza Socio Fernandes (OR), (UNESPAR/FECILCAM), msociofernandes@gmail.com

 A intenção desta pesquisa é investigar de que modo as imagens, em seu aspecto simbólico, são utilizadas no processo de narração, influenciando na criação de sentido na narrativa em quadros, para isso, utilizaremos a obra Gaiman, especialmente a saga Vidas Breves, do graphic novel Sandman. Ao pensar a existência humana sob um ponto de vista filosófico e cultural, acabamos por eleger várias características que parecem nos transformar em seres únicos: sonhamos, desejamos, nos perdemos em delírio, nos encontramos em desespero, mas continuamos seguindo algum caminho, traçado pelo destino, que, por vezes, nos leva à destruição, ou simplesmente aos braços acolhedores da morte. Esses são aspectos retratados nesta complexa história. Esperamos com a pesquisa contribuir para a compreensão da imagem na constituição da narrativa e sua interferência na complementação e preenchimento mental das lacunas feitas pelo leitor. Fundamentam as reflexões aqui propostas as concepções de Roland Barthes em Análise estrutural da narrativa (1972), os estudos sobre os símbolos e seus significados, de Chevalier e Gheerbrant (1982), os pressupostos de Dondis (2000) em Sintaxe da linguagem visual, os estudos de Santaella e Nöth (2010) na obra A imagem: Cognição, semiótica, mídia e as reflexões de Manguel em Lendo Imagens (2001).    

Palavras-chave: Neil Gaiman. Sandman. Imagem.

 

A REPRESENTAÇÃO/CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE FEMININA NO ROMANCE HOMOERÓTICO DUAS IGUAIS, DE CÍNTIA MOSCOVICH

Nayara de Oliveira, (UNESPAR/FECILCAM), nayara_deoliveira@hotmail.com
Wilma dos Santos Coqueiro (OR), (UNESPAR/FECILCAM), wilmacoqueiro@ibest.com.br

 O presente trabalho objetiva analisar como se dá a representação/construção do gênero feminino no romance de Cíntia Moscovich, discutindo acerca das convenções sociais estabelecidas para a definição daquilo que fora historicamente compreendido enquanto masculino e/ou feminino partindo de questões morais ou ainda biológicas e que acabam por serem subjugadas quando estas não são refletidas nas práticas sociais dos indivíduos, como ocorre no romance Duas Iguais, visto que temos nas protagonistas Clara e Ana figuras  de subversão de tais padrões, ao passo em que há entre elas uma relação homoafetiva. Para tal análise lançar-se-á mão das contribuições de teóricos como Joan Scott (1986) e Judith Butler (2010), que discutem a complexidade das questões de gênero e Sandro Adriano da Silva (2012), que debruça-se sobre os estudos da chamada literatura queer.

Palavras-chave: Literatura contemporânea. Gênero feminino. Relações homoafetivas.

 

ENTRE MORANGOS E MOFOS: FIGURAÇÕES DO HOMOEROTISMO EM CAIO FERNANDO ABREU

Patrícia de Oliveira (IC/FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA), (UNESPAR/FECILCAM), patty.oliveira25@yahoo.com.br
Wilma dos Santos Coqueiro (OR), (UNESPAR/FECILCAM), wilmacoqueiro@ibest.com.br

 Os personagens homoeróticos de Caio Fernando Abreu possuem características excêntricas, com personalidades descentralizadas e marginais, fugindo das normas preestabelecidas socialmente. O autor aborda em suas obras temáticas confluentes para o cenário nacional dos anos de 1980, mostrando constantemente personagens em crise psicológicas, emocionais e existenciais. O objetivo dessa pesquisa, ancorada nos aportes teóricos da teoria queer e das literaturas sobre o pós-modernismo, entre outros autores, Hutcheon (1991), Proença Filho (1995) e Santos (2002) e também dos Estudos Homoeróticos representados pelos autores Barcellos (1998, 2000, 2002 ,2006); Souza Júnior (2007); Souza (2007), é  analisar como ocorre a figuração e o posicionamento dos personagens homoeróticos em contos de Caio Fernando Abreu. Tendo em vista que os estudos literários no Brasil acerca da literatura queer ainda são recentes e escassos devido ao fato da literatura homoerótica não figurar na lista de obras canônicas, serão analisados os contos: “Os Sobreviventes”; ”Terça - feira Gorda”; ”Sargento Garcia”; e ”Aqueles Dois”; que integram a coletânea Morangos Mofados, de 1982. O autor, através de seu fino trato com a linguagem, conseguiu romper barreiras e trazer novos horizontes para a literatura brasileira e quiçá mundial, abordando temas como a AIDS, solidão, angústia, questões de gênero e problemas sociais.

Palavras-chave: Identidade homoerótica. Literatura Queer. Caio Fernando Abreu.

 

CONTO FANTÁSTICO RUBIANO “EPIDÓLIA”: A MULHER VISTA PELO OLHAR DA SOCIEDADE ANDROCÊNTRICA

Gessica Zavadoski Gomes (IC), (UNESPAR/FECILCAM), gessicazav@hotmail.com
Wilma dos Santos Coqueiro (OR), (UNESPAR/ FECILCAM), wilmacoqueiro@ibest.com.br
Daiane da Silva Lourenço (CO-OR), (UNESPAR/FECILCAM), dailourenco4@hotmail.com

 O gênero literário fantástico, que, sobretudo a partir do século XX, tem como principal objetivo o desequilíbrio do mundo familiar do leitor, tem no Brasil como um dos precursores o escritor mineiro Murilo Rubião, que dedicou-se exclusivamente à escrita de contos fantásticos. Dado o interesse pelo estudo do uso do fantástico como forma de evidenciar o patriarcalismo presente na sociedade, este trabalho tem como foco a análise do conto “Epidólia”. A narrativa é formada por elementos naturais e por elementos insólitos, que causam hesitação no leitor no decurso de todo texto. Esse conto representa o contexto social do século XX, bem como os problemas encontrados nessa sociedade moderna, que ainda não se libertou totalmente do modo de vida patriarcal. Por meio da análise dos elementos fantásticos presentes no conto “Epidólia, pretendemos mostrar como tais recursos influenciam na configuração da personagem protagonista e destacam sua condição de mulher a frente de seu tempo. Mulher independente e moderna, mas julgada por uma sociedade ainda androcêntrica.  Para tanto, este trabalho embasa-se nos estudos teóricos sobre o gênero fantástico (TODOROV, 2004; VOLOBUEF, 2000; RODRIGUES, 1988 e GOULART, 1995) e sobre a crítica literária feminista (BOURDIEU, 2002; ZOLIN, 2009).

Palavras-chave: Gênero fantástico. Conto rubiano; Personagem feminina.

 

PROSÓDIA: UMA ANÁLISE MÚSICO-LITERÁRIA DOS POEMAS DE MARIO QUINTANA

Bruna Kely de Jesus (IC), (UNESPAR/FECILCAM), bruu_kellyy@hotmail.com
Mônica Luiza Sócio Fernandes (OR), (UNESPSAR/FECILCAM), msociofernandes@gmail.com

Esta pesquisa objetiva observar e compreender como a relação entre literatura e música contribui para o enriquecimento da linguagem literária e para a realização da linguagem musical. Neste sentido, são importantes os estudos músico-literários cujos objetos são: a música de palavras, a estruturação de textos literários de técnicas de composição musical e o papel de alusões musicais na obra literária. Para as análises, escolhemos poemas de Mario Quintana que apresentam esses aspectos e aplicando métricas musicais para transcrever as métricas poéticas, mostraremos ampliadas as possibilidades de transcrição musical da estrutura dos versos. A essa análise, que aprecia a metrificação poética para adaptá-la aos elementos da música, chamamos de prosódia musical (SOURIAU, 1983). Isso é possível, uma vez que ambas as artes possuem objeto parcialmente semelhante, o som, representado na partitura para a música e no texto escrito para a literatura. Utilizaremos para a pesquisa os estudos de Pound (2003) sobre os recursos poéticos: melopeia, fanopeia e a logopeia, os postulados de Souriau (1983) sobre A Correspondência das Artes, os estudos de Oliveira (2002) sobre Literatura e Música, a obra Fundamentals of Musical Composition de Arnold Schoenberg (1970).

Palavras-chave: Estética comparada. Literatura. Música.