Apresentação

Programação

Trabalhos

Realização

Organização

Ficha Catalográfica

Ajuda

 

PAINEL

 

A TEXTUALIZAÇÃO ESCRITA DE DIFERENTES DISCURSOS

Matheus Henrique da Silva (IC-EM, CNPq), (UNESPAR/FECILCAM), matheushenriquedasilvad@gmail.com
Valéria Sanches Fonseca (OR), (UNESPAR/FECILCAM), val.fon@uol.com.br

Este trabalho expressa os resultados parciais de uma pesquisa de IC-EM iniciada neste ano de 2012 e que, portanto, se encontra em andamento. Vinculada ao Grupo de Pesquisa “Prádis: práxis discursiva na escola” cadastrado no CNPq e na Pró-DEPPEC da UNESPAR/FECILCAM, a proposta se inscreve na área de estudos da linguagem e na linha de pesquisa que estuda a prática de produção de texto na escola. O objeto da pesquisa é o uso da língua e o objetivo princípio é investigar o processo de textualização verbal, na modalidade escrita, de diferentes discursos. Teoricamente, o trabalho se sustenta na concepção de linguagem como interação e na perspectiva bakhtiniana que concebe o funcionamento da linguagem na forma de enunciados definidos como gêneros do discurso. Até o presente momento, a proposta trouxe como resultados o aprofundamento teórico e prático do pesquisador sobre o funcionamento da língua, destacando o uso da modalidade escrita. O pesquisador de IC-EM leu bibliografia específica e fez reflexões consideráveis, revelando compreensão teórica que lhe tem auxiliado em sua produção escrita sobre os seguintes gêneros discursivos: e-mail, fichamento, entrevista, questionário, resumo e relatório científico.

Palavras-chave: Interação. Gêneros do discurso. Produção escrita.

 

A HOMOAFETIVIDADE NO ROMANCE DO SÉCULO XIX E XX: UMA LEITURA DE BOM CRIOLO E O TERCEIRO TRAVESSEIRO

Jobede Paiva Rodrigues (IC), (UNESPAR/FECILCAM), jobederodrigues@yahoo.com
Wilma dos Santos Coqueiro Orientadora (OR), (UNESPAR/FECILCAM), wilmacoqueiro@ibest.com.br

A literatura gay é um subconjunto da literatura com temática gay ou escrita por autores gays. No Brasil, ainda está em fase de construção. Adolfo Caminha, lançou o Bom Crioulo (1895), um romance que chocou a sociedade da época e provocou escândalo tanto na esfera literária quanto pelo público, em virtude de que o mesmo abordou uma temática até então considerada tabu, como a relação afetiva entre dois homens, um amor inter-racial e em um ambiente militar. Embora praticado de marinheiros a oficiais, o relacionamento homossexual, por vezes, era castigado. Já o romance contemporâneo, O terceiro Travesseiro (1997), foi considerado um marco na literatura gay, pela maneira realista e contundente que relata uma história de amor entre dois homens. Ao falar de amor, paixão e liberdade, O Terceiro Travesseiro desafia rótulos pré-estabelecidos ao testar a livre expressão sexual dos personagens. Desse modo, o objetivo desse trabalho é comparar os dois romances de forma a analisar como a temática do homoerotismo foi representada nos períodos histórico-literários: Naturalismo e Pós-modernismo.  A metodologia consiste na leitura e a análise dos romances com base nos aportes teóricos das leituras sobre o Realismo/Naturalismo, como Bosi (1993) e Coutinho (1969); e do Pós-Modernismo como Santiago (1989) e Hall (2011) e ainda nos estudos sobre a história da sexualidade, sobretudo Foucault (1984 1988).

Palavras chave: Literatura homoerótica. Romance naturalista. Romance contemporâneo.

 

PESQUISAS SOBRE GÊNEROS DISCURSIVOS/TEXTUAIS NA ÁREA DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS EM UNIVERSIDADES ESTADUAIS DO PARANÁ

Jéssica Mayara Loch da Silva (ICJ), (FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA), jessica_mloch@hotmail.com
Antonio Carlos Aleixo (OR), (UNESPAR/FECILCAM), carlosaleixo9@yahoo.com.br
Alessandra Augusta Pereira da Silva (CO-OR), (UNESPAR/FECILCAM), alessandrafecilcam@yahoo.com.br

O projeto teve como objetivo mapear as pesquisas realizadas no Paraná na área de Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras, em nível de mestrado e doutorado que tratavam do tema "gêneros textuais/discursivos", a fim de contribuir com projetos que tratem sobre o referido tema. A coleta dos dados da pesquisa foi realizada por meio eletrônico. Os sites dos programas de mestrado e doutorado das universidades estaduais e federal foram mapeados com o foco nas teses e dissertações que abordam o tema acima referendado. É importante ressaltar que os critérios utilizados para a realização do mapeamento foram: a busca de títulos das teses e dissertações e também das palavras-chaves contidas em seus resumos a partir dos termos gêneros textuais/discursivos. Ao desenvolver a pesquisa, percebeu-se que alguns sites não apresentavam claramente os links que continham as teses/dissertações, dificultando, dessa maneira, o mapeamento. Em outros programas, os sites estavam em construção, não sendo possível, portanto, acesso a eles. No entanto, a maioria deles foi possível acessar. Dessa forma, sete universidades estaduais paranaenses foram mapeadas, bem como a Universidade Federal do Paraná e foram encontradas 1165 pesquisas realizadas na área. Entre elas, identificaram-se quatorze pesquisas que vertem sobre o tema "gêneros discursivos/textuais". No entanto, somente uma pesquisa é da área de língua estrangeira, o que representa 0,011% do número total das pesquisas encontradas. Com base nestes resultados, foi possível comprovar a carência de pesquisas no Paraná sobre esta temática, o que é uma contradição entre o grande número de documentos prescritivos que evidenciam uma prescrição voltada para o ensino de gêneros, de uma forma geral e o número de pesquisas, concretamente desenvolvidas nos programas stricto sensu.

Palavras-chave: Gêneros discursivos/textuais. Línguas estrangeiras modernas. Mapeamento.

 

A EPIFANIA NO CONTO DE CLARICE LISPECTOR

Lilian Cezar de Oliveira, (ICJ, FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA), (UNESPAR/FECILCAM), liliancezar_@hotmail.com
Wilma dos Santos Coqueiro (OR), (UNESPAR/FECILCAM), wilmacoqueiro@ibest.com.br

O objeto de pesquisa desse trabalho consiste em um estudo sobre o conto “Amor”, presente na coletânea Laços de Família, de Clarice Lispector, escritora pioneira da literatura feminina brasileira contemporânea, buscando uma compreensão dos aspectos estilísticos e temáticos. Com base em leituras teóricas como, entre outras, Teoria do Conto, de Nádia Gotlib (2003), A escritura de Clarice Lispector, de Olga de Sá (1979),e a biografia escrita por Benjamim Moser (2009), foi possível compreender o conceito de epifania, que é marcante na obra da autora,  caracterizando-se por um momento revelador que, nos contos de Clarice, sempre acontece de maneira inusitada e que, muitas vezes, modifica radicalmente a trajetória das personagens.  No conto analisado é  narrada a história de uma mulher casada e extremamente comprometida com seus filhos. Essa mulher, que pertence à classe média burguesa, após de ver um cego mascando chicletes, tem uma estranha vertigem que a faz refletir sobre sua vida cotidiana e alienada, descobrindo verdades que sua vida doméstica não permitiam que ela conhecesse. Contudo, entre essa “bondade” agora revelada e sua felicidade cotidiana ameaçada, ela opta pela última que lhe dá segurança.

Palavras-chave: Clarice Lispector. Conto. Epifania.

 

ESCRITA COMO TRABALHO NO ENSINO MÉDIO

Amanda Narcizo Lobo (IC-EM, CNPq), (UNESPAR/FECILCAM), amandanarcizo_lobo@hotmail.com
Adriana Beloti (OR), (UNESPAR/FECILCAM), dribeloti@gmail.com

 Este trabalho faz parte do projeto de Iniciação Científica do Ensino Médio, em desenvolvimento desde fevereiro de 2012, cujo objetivo é realizar práticas de produção textual escrita entendida como trabalho (Sercundes, 2004), ou seja, como um processo constante de ensino e aprendizagem, que inclui as etapas de planejamento, escrita, revisão e reescrita, considerando reais situações de interação comunicativa, nos contextos do ensino médio. Assim, sustentamo-nos na concepção sociointeracionista de linguagem (Bakhtin/Volochínov 2006), que a entende como um processo dialógico, cujos textos refletem a polifonia dos sujeitos. Para nós, a produção textual escrita é uma atividade de linguagem como prática social, realizada por mecanismos linguísticos e discursivos, que parte de determinado gênero discursivo. A produção de textos escritos do gênero resumo, realizada segundo a concepção de escrita como trabalho, em conjunto com a leitura de textos teóricos, tem contribuído tanto com a formação acadêmica quanto com o desenvolvimento da capacidade linguístico-discursiva. Neste trabalho, então, relatamos o desenvolvimento do projeto, por meio do qual temos refletido sobre as práticas de escrita.

Palavras-chave: Escrita como trabalho. Gênero Discursivo. Sociointeracionismo.

 

ESTUDO SOBRE PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA: (IM)POSSIBILIDADES

Aline Miotti de Souza (IC), (UNESPAR/FECILCAM), alinemiotti_10@hotmail.com
Adriana Beloti (OR), (UNESPAR/FECILCAM). dribeloti@gmail.com

Nas salas de aula, quando se trabalha com produção textual, é comum que alguns alunos encontrem dificuldades em produzir textos escritos. Diante disso, este trabalho tem por objetivo compreender quatro concepções de escrita relacionadas às concepções de linguagem, a fim de ampliar os conhecimentos teóricos e relacioná-los às práticas desenvolvidas em sala de aula referentes ao trabalho de produção textual escrita. Para o desenvolvimento deste projeto, serão realizadas atividades em uma turma do Ensino Fundamental de uma escola pública de Campo Mourão, com a finalidade de comparar e analisar os resultados das atividades de escrita desenvolvidas com base em cada concepção de escrita, com o objetivo de refletir sobre a contribuição desse trabalho para o processo de ensino e aprendizagem, que busca a formação dos estudantes enquanto sujeitos críticos e usuários da língua nas mais diversas situações de interação comunicativa. Para tanto, o suporte teórico será, em especial, nos trabalhos de (Bakhtin/Volochínov 2006), Antunes (2003), Sercundes (2004) e Menegassi (2010), dentre outros.

Palavras-chave: Produção de texto. Escrita como trabalho. Sociointeracionismo.

 

A RETOMADA DO MITO DE ÍCARO EM DIFERENTES MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS

Andressa Oliva de Souza (IC), (UNESPAR/FECILCAM), andressadesouza1@hotmail.com
Mônica Luiza Socio Fernandes (OR), (UNESPAR/FECILCAM), msociofernandes@gmail.com

Essa proposta de pesquisa tem como objetivo estudar as diversas retomadas, em produções artísticas de naturezas distintas, de uma personagem mitológica da Grécia antiga. Trata-se do legendário Ícaro, jovem que tem sua imagem relacionada ao dramático vôo com as asas de cera produzidas por sei pai, Dédalo. Nosso propósito é analisar a intertextualidade dessa lenda e da simbologia que a envolve com produções de outras épocas, sendo elas: a tela que faz parte do acervo do Museu de Arte Antiga em Bruxelas, A Queda de Ícaro (1636), de  Peter Paul Rubens, forte expoente do Barroco, o poema Ícaro, de Adélia Prado (2010) e a letra da música O sonho de Ícaro, da parceria entre o cantor, produtor e multiinstrumentista Maurício Pinheiro Reis, mais conhecido como Biafra, e Carlos Roberto Piazzoli. Para tanto, a fundamentação teórica será amparada pelos pressupostos da Literatura Comparada e também nas noções de intertextualidade advindas dos estudos de Bakthin.

Palavras-chave: Literatura. Comparativismo. Intertextualidade.

 

QUESTÕES DE ESCRITA NO ENSINO MÉDIO

Layane Monteiro(IC-EM, CNPQ), (UNESPAR/FECILCAM),  layane.monteiro96@hotmail.com
Adriana D. Mendes Polato (OR), (UNESPAR/FECILCAM), ampolato@gmail.com

 
Os modos de participação dos sujeitos professor e aluno nas atividades de produção textual em contexto escolar, partindo dos enunciados de motivação e comandos finais para a produção até que se chegue ao processo de escrita e refacção, determinam a qualidade da produção final. Ancorados no entendimento de que a escrita é uma trabalho processual individual e, ao mesmo tempo, social, com aquisição, aprendizagem, sistematização e desenvolvimento em interações efetivas entre interlocutores socialmente situados, portanto, que se dá em reais situações de interação comunicativa, intencionamos investigar como, no Ensino Médio, têm-se encaminhado as práticas discursivas de produção textual escrita, da elaboração dos enunciados à proposta de reescrita de textos. A concepção de escrita como trabalho, preconizada por Sercundes (2007) e a natureza social e interacional da linguagem postulada nos trabalhos de Bakhtin (2003) e Vygotsky (1988) balizam esta pesquisa. 

Palavras-chave: Sociointeracionismo. Escrita como trabalho. Ensino Médio.

 

JOÃOS E MARIAS: OS PERSONAGENS ANÔNIMOS DE DALTON TREVISAN

Belíssar Mormelo (IC, FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA), (UNESPAR/FECILCAM), belissarmormelo@gmail.com
Wilma dos Santos Coqueiro (OR), (UNESPAR/FECILCAM), wilmacoqueiro@ibest.com.br

O presente projeto de pesquisa tem como objetivo uma análise acerca da construção dos personagens anônimos contidos nos contos do autor paranaense Dalton Trevisan. Para tanto, este projeto apresenta como base teórica estudos sobre o pós-modernismo, bem como a intrínseca relação entre a pós-modernidade e a identidade cultural que caracteriza as personagens urbanas e descentradas de Trevisan. O corpus do trabalho se constitui dos contos “Uma vela para Dario”, “Com o facão, dói” e “O Senhor meu Marido”, que integram a coletânea Em Busca de Curitiba Perdida, de 2004. O objetivo do trabalho é a contribuição na expansão dessa literatura irreverente de Trevisan, provocando no leitor uma possível identificação não só com os personagens anônimos “joãos e marias”, mas também com as conjunturas e temática presentes nos contos. Sendo assim, para a realização desta pesquisa, ter-se-á como base teórica os estudos acerca de pós-modernismo e identidade de Bauman (2001, 2005), Hall (2011) e Santos (2000).

Palavras-chave: Pós-modernidade. Identidade cultural. personagens anônimos.

 

A FIGURA DA MORTE SOB O ASPECTO DO SOBRENATURAL NOS CONTOS SOLFIERI”, DE ÁLVARES DE AZEVEDO, E “A MÁSCARA DA MORTE RUBRA”, DE EDGAR ALLAN POE

Aline Belinato (IC), (UNESPAR/FECILCAM), alinebel_@hotmail.com
Wilma dos Santos Coqueiro (OR), (UNESPAR/FECILCAM), wilmacoqueiro@ibest.com.br
Willian André (CO-OR), (UNESPAR?FECILCAM), willianvegetal@hotmail.com

No presente trabalho, pretende-se analisar os contos “Solfieri”, pertencente à obra Noite na Taverna, de Álvares de Azevedo, e “A máscara da morte rubra”, de Edgar Allan Poe, tendo em vista que a abordagem do tema corrente “morte” sob o aspecto do sobrenatural é pouco explorada ou por vezes esquecida. Ao estabelecer o confronto entre tais obras de riquezas singulares (a primeira originada da literatura brasileira, a segunda da literatura norte-americana), é perceptível que o aparente distanciamento entre ambas cede lugar à presença de um diálogo que revela posturas muito próximas sobre a temática aqui abordada. A partir desta análise, busca-se contribuir para uma compreensão mais ampla do tema, visto que a morte pode ser considerada como uma eterna alegoria para ilustrar um dos enigmas mais desafiadores e atemporais. Partindo desta premissa, o presente projeto tem como base relevantes artigos científicos e obras como Do grotesco e do sublime, de Victor Hugo, Eu e Outras Poesias, de Augusto dos Anjos, A história da Morte no Ocidente, de Philippe Ariès, e O livro de ouro da mitologia - Histórias de deuses e heróis, de Thomas Bulfinch.

Palavras-chave: Álvares de Azevedo. Edgar Allan Poe. Morte.

 

PROCEDIMENTOS ESPECÍFICOS DE ANALISE LINGUÍSTICA E SUAS RELAÇÕES COM LEITURA E ESCRITA NA PERSPECTIVA DOS GÊNEROS TEXTUAIS

Katie Emanoele de Lima Gulhotti (IC), (UNESPAR/FECILCAM), emanueleklg@gmail.com
Adriana Delmira Mendes Polato (OR), (UNESPAR/FECILCAM), ampolato@gmail.com

O ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa a partir de uma diversidade textual é proposto pelas políticas educacionais brasileiras como publicado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e nas Diretrizes Curriculares de Língua Portuguesa do Estado do Paraná (DCE) e tem sido foco de estudos e pesquisas no campo da Linguística Aplicada. Nesse sentido, com base na perspectiva dos gêneros textuais, o presente projeto de pesquisa tem por objetivo demonstrar as relações, em termos teóricos e práticos, entre os procedimentos específicos de análise linguística e as práticas discursivas de leitura e escrita, para o desenvolvimento linguístico e comunicativo do aluno da escola básica. A pesquisa se ancora na concepção interacionista de linguagem, Bakhtin (1992 e 2003) e nas teorias subjacentes sobre ensino-aprendizagem de língua materna.

Palavras-Chave: Análise Linguística. Artigo de opinião. Ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa.

 

OS GÊNEROS JORNALÍSTICOS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A CARTA DO LEITOR NAS PRÁTICAS EFETIVAS DE LINGUAGEM

Érica Fernanda Zavadovski Kalinovski (IC, FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA), (UNESPAR/FECILCAM), ericafzk@gmail.com
Neil Armstrong Franco de Oliveira (OR), (UNESPAR/FECILCAM), prof.neilfranco@gmail.com

O presente trabalho visa fazer uma abordagem do gênero carta do leitor como forma de desenvolver a capacidade de produção escrita de alunos de 5º ano do Ensino Fundamental de escola municipal do município de Roncador – PR. A pesquisa terá como aporte teórico a teoria dos gêneros discursivos de Bakhtin e os estudos sobre a produção escrita na escola, a partir da concepção interacionista da linguagem. Para tanto, vamos buscar a colaboração de jornais impressos e eletrônicos da região, para servirem como suporte de publicação dos textos produzidos pelos alunos, em práticas de linguagem efetivas e significativas.  Com esse percurso investigativo, intencionamos conduzir os alunos para práticas discursivas cotidianas, a partir do contato com novas formas de interação pouco exploradas no âmbito do ensino, sobretudo quando se trata das séries iniciais do ensino básico, ultrapassando o trabalho restrito às tipologias textuais, a fim de contribuir em seu desenvolvimento crítico e reflexivo, bem como no processo de aperfeiçoamento da escrita.

Palavras-chave: Séries iniciais. Gênero carta do leitor. Produção escrita.

 

O LEGADO POÉTICO DA LEGIÃO URBANA NO CONTO DE
MIGUEL SANCHES NETO

Marcos Flávio Bassi (IC), (UNESPAR/FECILCAM), marcosflbassi@hotmail.com
Wilma dos Santos Coqueiro (OR), (UNESPAR/FECILCAM), wilmacoqueiro@ibest.com.br
Willian André (CO-OR), (UNESPAR/FECILCAM), willianvegetal@hotmail.com

 O projeto a ser apresentado é construído sobre os aportes teóricos referenciados na literatura pós-moderna, analisando as possibilidades de estudo sobre a obra emblemática do grupo de pop rock Legião Urbana, sob o prisma da solidão e homoerotismo mostrados no conto “Meninos e Meninas”, de Miguel Sanches Neto, incluso no livro Como se não houvesse amanhã: 20 contos inspirados em músicas da Legião Urbana (2010), organizado por Henrique Rodrigues. As análises procuram focar temas recorrentes em nosso século e procura refletir o fato precursor de alguém como Renato Russo, vocalista do grupo Legião Urbana, que possuía voz ativa e tornou-se cultuado, ter inspirado outras formas literárias e ter construído obras particulares sobre temas como a solidão e o homoerotismo, lidos e cantados sem resquícios preconceituosos e sem pré-julgamentos.

Palavras-chave: Legião Urbana. Miguel Sanches Neto. Solidão.

 

JORNAL CULTURAL ON LINE: UM SUPORTE REAL PARA INCENTIVAR A PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA DOS ACADÊMICOS DE LETRAS DA FECILCAM

Caroline Adriana Mendes Burach (IC), (UNESPAR/FECILCAM), carolmendes0109@gmail.com
Neil Armstrong Franco de Oliveira (OR), (UNESPAR/FECILCAM), prof.neilfranco@gmail.com
Adriana Delmira Mendes Polato (CO-OR), (UNESPAR/FECILCAM), ampolato@gmail.com

 No ensino superior e, por vezes, até mesmo no curso de Letras, a prática discursiva da escrita acaba subscrita às necessidades evidenciadas somente pela produção de gêneros acadêmico-científicos como resumos, resenhas, artigos, ensaios, relatórios e outros, solicitados pelos professores em situações corriqueiras de avaliação.  No entanto, é importante que como futuros professores, os estudantes de letras possam produzir textos de gêneros variados, a fim de poderem refletir sobre o trabalho processual de produção, bem como sobre sua futura atuação enquanto professores mediadores de práticas que envolvem esse trabalho. Nesse sentido, intencionamos, a partir da criação de um jornal cultural on line, incentivar a produção textual escrita dos acadêmicos do curso de Letras, bem como criar condições de produção diferentes daquela corriqueira em que os envolvidos geralmente são professor e aluno. O objetivo da pesquisa, portanto, é investigar o processo que envolve a criação e a manutenção desse jornal e de seu uso como suporte e ferramenta real para incentivo à escritura de textos pelos acadêmicos do Curso de Letras da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão, com a participação orientada ou não dos professores formadores.

Palavras-chave: Interação. Produção escrita. Jornalismo cultural.

 

A CONFIGURAÇÃO TEMÁTICA DA INFÂNCIA NOS POEMAS DE CORA CORALINA E DE AUTORAS MOURÃOENSES

Rafaela Sefrin de Góis (IC), (UNESPAR/FECILCAM), rafaela.sefrin@yahoo.com.br
Mônica Luiza Socio Fernandes (OR), (UNESPAR/FECILCAM), msociofernandes@gmail.com

 A infância é um tema recorrente no âmbito da literatura, as produções que remetem a essa temática costumam ser carregadas de memórias do autor que se concretizam em poesia. Segundo o teórico Gaston Bachelard em A Poética do Devaneio (2009, p. 95) “Uma infância em potencial habita em nós”, portanto a infância que fixa imagens únicas na mente de cada um fica em nós por toda a vida. Essas imagens nostálgicas de nosso passado têm caráter importantíssimo nas obras líricas. Usaremos como base teórica para pesquisa as reflexões de Paz (1982) sobre a lírica, os estudos sobre a simbologia de Chevalier e Gheerbrant (1982) e as reflexões sobre a infância de Bachelard (2009). As análises serão voltadas às comparações de poemas que remetem ao período da infância da consagrada autora brasileira Cora Coralina, publicados na coletânea Melhores Poemas de Cora Coralina (2011), e de poemas sobre o mesmo tema, de autoras mourãoenses, da coletânea Caminhos In Versus e Prosa IV (2006).

Palavras-chave: Infância. Imagens. Lírica.

 

GÊNERO NOTÍCIA: A PRODUÇÃO DO REAL PELA LINGUAGEM

Cássio Henrique Ceniz (IC), (UNESPAR/FECILCAM), cassioceniz@gmail.com
Elizabeth Labes (OR), (UNESPAR/FECILCAM), bethlabes@uol.com.br

A presente pesquisa propõe-se a questionar o mito da imparcialidade do gênero notícia. Para tal, serão selecionadas e analisadas notícias jornalísticas sobre a Copa do Mundo de 2014, veiculadas em site específico da Gazeta do Povo. A pesquisa será subsidiada nos fundamentos teórico-metodológicos da Análise de Discurso (AD) de linha francesa, fundada por Michel Pêcheux na década de 60. Por entender que o gênero notícia, na perspectiva do jornalismo brasileiro, é dado como um retrato da realidade, marcado pela imparcialidade e pelo uso de uma linguagem descritiva/denotativa, buscaremos investigar linguística/discursivamente o modo como a subjetividade do sujeito da enunciação se inscreve no corpus de análise.

Palavras-chave: Discurso. Notícia. Sujeito.

 

O PAPEL DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NO APRENDIZADO DE LEITURA E ESCRITA NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Dayana Kelly Barreto dos Santos (IC), (UNESPAR/FECILCAM), daykbarreto@gmail.com
Neil Armstrong Franco de Oliveira (OR), (UNESPAR/FECILCAM), prof.neilfranco@gmail.com

 A pesquisa tem como objetivo propor estratégias didático-pedagógicas a serem utilizadas no processo da alfabetização e letramento, a fim de amenizar as dificuldades encontradas no aprendizado da leitura e da escrita no 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Campo Mourão. Parte-se do pressuposto de que se faz necessário o que alguns estudiosos denominam de consciência fonológica, em que a leitura e a escrita têm uma relação estreita com a própria fala. Essa consciência por parte do aluno, realizada por meio de códigos, torna-se indispensável na atividade social de comunicação entre os homens. Para proceder à investigação, adotaremos os princípios da pesquisa-ação, como forma de cientificizar a prática pedagógica em que estão inseridos pesquisador e sujeitos pesquisados, na busca da compreensão de como se dá a consciência fonológica na criança, e como isso interfere no seu processo de alfabetização e letramento.

Palavras-chave: Alfabetização e letramento. Aprendizagem de leitura e escrita. Consciência fonológica

 

CRUZ E SOUSA E O ESTIGMA DA COR BRANCA

Adailton Almeida Barros (IC), (UNESPAR/FECILCAM), adailton.almeida.barros@gmail.com
Mônica Luiza Socio Fernandes (OR), (UNESPAR/FECILCAM), msociofernandes@gmail.com

Cruz e Sousa, poeta singular nas letras brasileiras, nasceu livre, embora filho de escravos forros, conseguiu transcender as barreiras sociais que o prendiam a uma "Vida Obscura" e se tornou "O Assinalado" do Simbolismo brasileiro. Contudo, durante o tempo em que viveu, não foi reconhecido como tal e enfrentou duras críticas sobre sua poeticidade e o uso excessivo da cor branca, característica relacionada ao complexo de cor. Com base em estudos sobre a vida e a obra do poeta, notamos que essa afirmação não procede, pois ele sempre militou em defesa da causa negra e o uso da cor branca foi uma característica que não se restringiu a sua obra. Muitos poetas simbolistas também se valiam dessa cor em seus poemas, como se pode observar em Alphonsus de Guimarães, por exemplo. Nesta pesquisa pretendemos analisar poemas nos quais as cores tenham relevância, buscando compreender a simbologia e os sentidos que assumem na poética de Cruz e Sousa. O estudo, voltado a essa particularidade, está amparado nas contribuições de Moises (1984,1987), Junkes (2008), Bastide (1973), Muricy (1973), Soares (1988).

Palavras-chave: Poética. Simbolismo. Cores.