Núcleo de Pesquisa Multidisciplinar   Núcleo de Pesquisa Multidisciplinar
Núcleo de Pesquisa Multidisciplinar
Núcleo de Pesquisa Multidisciplinar
Núcleo de Pesquisa Multidisciplinar
Núcleo de Pesquisa Multidisciplinar
Núcleo de Pesquisa Multidisciplinar
Núcleo de Pesquisa Multidisciplinar
Núcleo de Pesquisa Multidisciplinar Núcleo de Pesquisa Multidisciplinar Núcleo de Pesquisa Multidisciplinar
Núcleo de Pesquisa Multidisciplinar
Núcleo de Pesquisa Multidisciplinar
Projetos em Andamento Imprimir

  TURMA PIC 2013/2014

 

TITULO: REPRESENTAÇÕES DA MULHER NO JORNAL FOLHA DO NORTE DO PARANÁ NO ANO DE 1972

AUTOR: Amanda de Souza Ribeiro

CURSO: Pedagogia

ORIENTADOR: Cristina Satiê de Oliveira Pátaro

RESUMO: A pesquisa tem como objetivo identificar e analisar as representações da mulher veiculadas na mídia impressa católica na região de Maringá, no intuito de problematizar as relações de gênero que permeavam a sociedade da época. Parte-se do pressuposto de que as representações de gênero presentes na sociedade designam valores, visões de mundo e papéis sociais que influenciam os processos de educação e socialização voltados para os sujeitos. A pesquisa propõe a análise das edições do Jornal Folha do Norte do Paraná do ano de 1972, buscando verificar os valores, os comportamentos, as relações e os papéis de gênero que emergem da maneira pela qual as mulheres são representadas. A proposta se insere em investigação mais ampla que vem sendo desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Cultura e Relações de Poder desde 2011, com apoio financeiro do CNPq e da Fundação Araucária.

 

TITULO: PRÁTICAS FEMININAS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: o uso de imagens no processo de consolidação do município de Ubiratã (Década de 1970)

AUTOR: Andrea Márcia de Souza

CURSO: História

ORIENTADOR: Claudia Priori

RESUMO: O presente projeto pretende analisar a participação das mulheres no contexto de consolidação do município de Ubiratã-Pr, na década de 1970, através de imagens, principalmente fotografias. Nosso objetivo se pauta em resgatar os papéis desempenhados pelas mulheres no referido contexto social e cultural, bem como os espaços e práticas sociais. Além disso, adotaremos como metodologia a análise imagética, no caso fotografias, procurando abordar como a imagem feminina foi construída durante o processo de colonização da cidade, como as mulheres foram retratadas e quais aspectos socioculturais, representações e estereótipos sociais foram forjados no período em destaque pelo uso de imagens.

 

TITULO: EDUCAÇÃO EM VALORES NA ESCOLA: UMA INVESTIGAÇÃO A PARTIR DA PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES INICIANTES

AUTOR: Caroline Fernanda Oliveira Mierro Matias

CURSO: Pedagogia

ORIENTADOR: Ricardo Fernandes Pátaro

RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo investigar a prática de professores(as) iniciantes no que tange às estratégias voltadas para a formação em valores, tendo em vista uma educação que visa à formação para a cidadania, autonomia, participação crítica e, em última instância, a transformação da sociedade em direção à superação das desigualdades e injustiças. Parte-se do pressuposto de que o(a) professor(a) exerce influências sobre o desenvolvimento pessoal e moral de crianças e jovens. Sendo assim, a educação envolve a instrução e a formação em valores, simultaneamente, evidenciando-se na prática pedagógica a centralidade tanto dos conteúdos escolares quanto da preocupação com a construção de valores éticos. Para atingir os objetivos propostos, serão entrevistados professores(as) iniciantes de escolas do município de Campo Mourão, a fim de investigar de que forma compreendem a relevância da formação em valores.

 

TITULO: VIRTÙ ENQUANTO AÇÃO POLÍTICA EM MAQUIAVEL: EXCELENTES CAPITÃES – CONQUISTA DO PODER

AUTOR: Célio Roberto da Silva

CURSO: História

ORIENTADOR: Carlos Nilton Poyer

RESUMO: Maquiavel ao propor a virtù enquanto ação política excepcional procede em seus argumentos indicando que o agir com virtù designa a capacidade, inteligência e sagacidade daqueles que governam para conformar a realidade aos seus objetivos. Para tanto, também estabelece a virtù enquanto ação política excepcional e a distingue em dois momentos: primeiro, a virtù e conquista da glória, grupo ao qual pertencem os homens excelentes, os fundadores, cujas “ordens” e “instituições” permanecem. Segundo, a virtù e conquista do poder, grupo ao qual pertencem os excelentes capitães que, possuidores de virtù têm suas ações marcadas pela não permanência, ou seja, aquilo que por eles fundados, suas “ordens” e “instituições” não permanecem. Propõe-se aqui demonstrar através de leitura e análise de O Príncipe e dos Discursos sobre a primeira Década de Tito Lívio como Maquiavel encaminha as discussões acerca da virtù enquanto ação política excepcional dos excelentes capitães, uma vez que estes conquistam o poder.

 

TITULO: EDUCAÇÃO EM VALORES NA ESCOLA: O QUE PENSAM PROFESSORES E PROFESSORAS EM FORMAÇÃO?

AUTOR: Dainay Rampinelli

CURSO: Pedagogia

ORIENTADOR: Ricardo Fernandes Pátaro

RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo investigar o que pensam professores(as) em formação a respeito da formação em valores, tendo em vista uma educação que visa à formação para a cidadania, autonomia, participação crítica e, em última instância, a transformação da sociedade em direção à superação das desigualdades e injustiças. Parte-se do pressuposto de que o(a) professor(a) exerce influências sobre o desenvolvimento pessoal e moral de crianças e jovens. Sendo assim, a educação envolve a instrução e a formação em valores, simultaneamente, evidenciando-se na prática pedagógica a centralidade tanto dos conteúdos escolares quanto da preocupação com a construção de valores éticos. Para atingir os objetivos propostos, serão entrevistados alunos e alunas do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Letras de Campo Mourão - Fecilcam, a fim de investigar de que forma compreendem a relevância da formação em valores.

 

TITULO: O COLÉGIO DE SANTO ANTÃO E O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA MODERNA NOS DOMINIOS PORTUGUESES

AUTOR: Daniela Maria do Nascimento

CURSO: História

ORIENTADOR: Astor Weber

RESUMO: O presente projeto de Iniciação científica propõe o estudo da relação entre as atividades desenvolvidas no Colégio de Santo Antão em Lisboa entre os séculos XVI e XVIII e o desenvolvimento da ciência moderna nos domínios portugueses. A pesquisa analisará o posicionamento da historiografia e das implicações sociais da Companhia de Jesus em relação ao Estado português e Igreja. A historiografia tradicional afirma que o ensino Jesuíta foi estritamente de caráter religioso, no entanto, isso parece não se aplicar ao Colégio de Santo Antão por ser o palco principal de entrada de novidades científicas em Portugal. Certamente houve alguns motivos que permitiram e que conduziram essa Ordem Religiosa a adotar na sua formação o ensino astronômico, cosmológico e científico. Por esta ser uma nova temática far-se-á um levantamento bibliográfico e análise dos posicionamentos historiográficos dos autores que estudam os Jesuítas. Além, da seleção e da apreciação de fontes para a problematização das indagações propostas.

 

TITULO: A VIDA COMO OBJETO: UM ESTUDO SOBRE OS ANIMAIS NA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL BRASILEIRA

AUTOR: Dilaine Alves Almeida

CURSO: Geografia

ORIENTADOR: Eloisa Silva de Paula Parolin

RESUMO: O desenvolvimento das ciências naturais nos últimos cento e cinquenta anos não permitiu que a concepção dominante de natureza, na qual os homens não são considerados parte da natureza, fosse superada. Como esta concepção também está presente no contexto jurídico brasileiro, nos propomos a investigar na história da legislação ambiental brasileira a forma como os animais são concebidos no discurso jurídico, buscando verificar o processo de formação do imaginário coletivo, marcado, em alguns aspectos, pela cisão entre o homem e os demais seres vivos. E, para atingirmos este objetivo, realizaremos o levantamento de fontes escritas e virtuais em diferentes áreas do conhecimento. Como nosso trabalho de pesquisa tem como foco principal uma análise do discurso jurídico, na interpretação da legislação ambiental utilizaremos a orientação metodológica da hermenêutica ricoueriana. A análise das referências e a interpretação dos textos serão realizadas com o acompanhamento constante do professor orientador.

 

TITULO: virtù enquanto ação política excepcional em Maquiavel: homens excelentes – conquista da glória.

AUTOR: Ely dos Reis Machado

CURSO: História

ORIENTADOR: Carlos Nilton Poyer

RESUMO: Maquiavel ao propor a virtù enquanto ação política excepcional procede em seus argumentos indicando que o agir com virtù designa a capacidade, inteligência e sagacidade daqueles que governam para conformar a realidade aos seus objetivos. Para tanto, também estabelece a virtù enquanto ação política excepcional e a distingue em dois momentos: primeiro, a virtù e conquista da glória, grupo ao qual pertencem os homens excelentes, os fundadores, cujas “ordens” e “instituições” permanecem. Segundo, a virtù e conquista do poder, grupo ao qual pertencem os excelentes capitães que, embora possuidores de virtù têm suas ações marcadas pela não permanência, ou seja, aquilo que por eles fundados, suas “ordens”  e “instituições” não permanecem. Propõe-se aqui demonstrar através de leitura e análise de O Príncipe e dos Discursos sobre a primeira Década de Tito Lívio como Maquiavel encaminha as discussões acerca da virtù enquanto ação política excepcional dos homens excelentes, uma vez que estes conquistam a glória.

 

TITULO: PROJETO PAIDÉIA: UMA POSSIBILIDADE DE EMPREENDEDORISMO FEMININO? CAMPO MOURÃO (2009 - 2013)

AUTOR: Eva Simone de Oliveira

CURSO: História

ORIENTADOR: Claudia Priori

RESUMO: A presente proposta de pesquisa pretende analisar o Projeto Paidéia, desenvolvido pela Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Campo Mourão e Região (COMEG), no período de 2009 a 2013. Nosso objetivo é averiguar e perceber os propósitos do programa, as atividades desenvolvidas e o público alvo, bem como as contribuições que o mesmo tem dado para a inserção feminina no mercado de trabalho e também na sociedade. Busca-se analisar também as prováveis mudanças na vida de mulheres que frequentaram o projeto, e se houve projeção econômica e sociocultural em decorrência dessa participação. Para isso, utilizaremos como metodologia a análise documental, entrevistas e observação participante, uma vez que o programa está em vigência, o que permite o acompanhamento de forma direta quanto ao seu desenvolvimento ao longo deste ano.

 

TITULO: POLÍTICAS AMBIENTAIS A PARTIR DO ESTUDO DE MEMÓRIAS: Discursos e apropriações (Campo Mourão-PR)

AUTOR: Fabio Vedovato

CURSO: História

ORIENTADOR: Jorge Pagliarini

RESUMO: A premissa do discurso ecológico e da sustentabilidade norteia a construção do Código Ambiental Brasileiro, documento estruturado a partir da década de 1990. Este código de lei encontra amparo e resistências no cotidiano dos sujeitos sejam aqueles diretamente envolvidos com atividades agrícolas ou extrativistas, sejam os envolvidos a outros setores da produção econômica e do saber. Essa pesquisa visa por um lado, problematizar a construção histórica de nossa política ambiental, avaliando dentre seus conceitos estruturantes, o discurso ecológicos e o de sustentabilidade; por outro, pretende trabalhar com a interpretação de memórias de moradores do município de Campo Mourão-PR, numa perspectiva que estime o potencial da história local num olhar dialógico voltado a produção de fontes históricas. Para tanto, serão mapeadas algumas políticas e produzido entrevistas, avaliando-se as relações entre a lei e as suas apropriações nas narrativas orais e imagéticas. Neste esforço dar-se-á continuidade à análise de material já produzido em pesquisa em andamento com temática e metodologia próxima a atual.

 

TITULO: REPRESENTAÇÕES DA MULHER NO JORNAL FOLHA DO NORTE DO PARANÁ NO ANO DE 1973

AUTOR: Gessica Aline Silva

CURSO: História

ORIENTADOR: Frank Antonio Mezzomo

RESUMO: A pesquisa tem como objetivo identificar e analisar as representações da mulher veiculadas na mídia impressa católica na região de Maringá, no intuito de problematizar as relações de gênero que permeavam a sociedade da época. Parte-se do pressuposto de que as representações de gênero presentes na sociedade designam valores, visões de mundo e papéis sociais que influenciam os processos de educação e socialização voltados para os sujeitos. A pesquisa propõe a análise das edições do Jornal Folha do Norte do Paraná do ano de 1973, buscando verificar os valores, os comportamentos, as relações e os papéis de gênero que emergem da maneira pela qual as mulheres são representadas. A proposta se insere em investigação mais ampla que vem sendo desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Cultura e Relações de Poder desde 2011, com apoio financeiro do CNPq e da Fundação Araucária.

 

TITULO: ANÁLISE DO PERFIL DOS DOADORES DE SANGUE: A SOLIDARIEDADE SOB A ÓTICA DE GÊNERO (CAMPO MOURÃO - 2010 A 2012)

AUTOR: Gilson Mendes de Góis

CURSO: História

ORIENTADOR: Claudia Priori

RESUMO: Este projeto de pesquisa busca delinear e analisar o perfil dos doadores de sangue relativos ao recorte temporal de 2010 a 2012, em Campo Mourão, procurando estabelecer variáveis econômicas, étnicas, grau de instrução, entre outras. Nosso objetivo é identificar as possíveis similaridades e diferenças em relação ao sentimento de solidariedade entre homens e mulheres quanto ao ato de doação de sangue. Pretendemos também, compreender os significados e representações que a doação de sangue assume entre os gêneros. Para isso, utilizaremos como metodologia, a análise por amostragem das fichas cadastrais, realizaremos entrevistas e/ou aplicação de questionário para um grupo de homens e mulheres, doadores de sangue, referente ao período proposto. Após coleta dos dados e entrevistas, procederemos à sistematização das informações e análise crítica das fontes, no afã de alcançar os objetivos propostos.

 

TITULO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E ENSINO RELIGIOSO: PROPOSIÇÕES E EFETIVAÇÕES

AUTOR: Josiane Priscila Barbosa Martins

CURSO: Pedagogia

ORIENTADOR: Aline Pereira Lima

RESUMO: Historicamente os currículos escolares brasileiros são marcados por conflitos no que diz respeito ao Ensino Religioso (ER); o tema ora é retirado ora é inserido como conteúdo dependendo sempre do momento vivenciado pela sociedade. Tendo percebido em pesquisa anterior (MARTINS; LIMA, 2012-2013) que desde 1996 um número considerável de trabalhos acadêmicos, em nível de mestrado e doutorado, se atentaram para o assunto e muitos desses apresentam propostas ou indicações metodológicas para essa área de ensino é que surge este projeto. A presente pesquisa pretende discutir e problematizar as dimensões, direcionamentos e práticas pedagógicas sugeridas nos trabalhos levantados. Trata-se então de uma pesquisa com caráter bibliográfico, que trará para o centro das discussões as indicações de práticas feitas por trabalhos de mestrado e doutorado que abordam o tema ER e escola pública.

 

TITULO: MAQUIAVEL E A FORMAÇÃO DO BOM CIDADÃO: A ESTRUTURA MILITAR.

AUTOR: Lucas André Zukovski de Oliveira

CURSO: História

ORIENTADOR: Carlos Nilton Poyer

RESUMO: Mediante a possibilidade de se alcançar a virtù, Maquiavel indica que o caminho a ser percorrido é o da educação cívica, o da formação do bom cidadão. Para Maquiavel, é nuclear a necessidade de formação do bom cidadão, pois, não se trata de conformar o homem bom, atrelando-o a princípios morais, a exemplo dos propostos pelo cristianismo cujas diretrizes educacionais congregam como virtuoso o repúdio ao mundo material e a obediência, promotoras do ócio e da licenciosidade. No entendimento de Maquiavel, a excelência da educação remete à questão da educação cívica daqueles que não apenas vislumbram, mas conformam o bem comum. Como suporte para a conformação do bom cidadão e diferenciação do homem bom, Maquiavel se utiliza da estrutura militar como ferramenta pedagógica para a formação do bom cidadão.

 

TITULO: EDMUNDO MERCER E A PREOCUPAÇÃO COM AS FRONTEIRAS NACIONAIS (1910-1930)

AUTOR: Nathalia Bueno

CURSO: História

ORIENTADOR: Fábio André Hahn

RESUMO: As invasões estrangeiras do território brasileiro na fronteira com o Paraguai e a necessidade de ocupação dos sertões paranaenses na primeira metade do século XX, levaram o topógrafo e sertanista paranaense Edmundo Mercer, responsável pela abertura de estradas em direção ao interior do estado, a realizar uma série de denúncias nos jornais A República, Diário da Tarde, Comércio do Paraná, de Curitiba e, Diário dos Campos de Ponta Grossa correntes da época, que revelavam a preocupação com as fronteiras nacionais. Essa questão contribuiu na fomentação de um debate maior que resultou na instauração de uma política nacionalista varguista dos anos 30, que visava abrasileirar o espaço de fronteira.

 

TITULO: O CONCEITO DE CULTURA E EVOLUÇÃO NO PENSAMENTO DE EDGAR MORIN

AUTOR: Rodrigo Barozi

CURSO: Geografia

ORIENTADOR: Eloisa Silva de Paula Parolin

RESUMO: Ainda que a pesquisa sobre a evolução das espécies pertença originalmente às ciências biológicas, foi na Antropologia que surgiram abordagens muito originais sobre este tema, principalmente, a que fora desenvolvida por Edgar Morin, para o qual, no processo de evolução biológica do homem, a natureza e a cultura também estiveram presentes.  Neste sentido, nossa pesquisa tem como objetivo principal investigar a teoria da evolução humana proposta por Edgar Morin, analisando o papel desempenhado pela cultura, considerada por este autor como um sistema capaz de produzir complexidade, no processo que levou ao surgimento do homo sapiens. E, para a realização desta pesquisa, realizaremos o levantamento de fontes escritas e virtuais sobre os temas chave da pesquisa, seguido do fichamento dos textos mais relevantes para a elaboração do trabalho final. Na interpretação dos textos, que será acompanhada pelo professor orientador, utilizaremos as sugestões apontadas pela hermenêutica ricoueriana e pelos métodos da História da Ciência.

 

TITULO: O SILÊNCIO DAS MULHERES NA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DE SIMONE DE BEAUVOIR

AUTOR: Tamires Almeida Ribeiro

CURSO: Pedagogia

ORIENTADOR: Fabiane Freire França

RESUMO: O projeto a ser apresentado tem como objetivo apresentar as bases do feminismo com intuito de investigar as contribuições da obra O segundo sexo (1949) de Simone de Beauvoir, filósofa francesa. A pesquisa propõe apresentar um olhar voltado para a educação e as contribuições acerca da obra e do movimento feminista que marcou séculos e gerações. Procura-se evidenciar que o feminismo precisa ser debatido com mais ênfase no âmbito educacional com o estudo de escritoras como Simone de Beauvoir que marcou o movimento e fez parte da história que precisa ser conhecida e analisada ao considerar seus impactos históricos, culturais e sociais. Em vista disso a questão norteadora deste projeto se configura como: quais as contribuições da obra de Simone de Beauvoir para a área da educação? Para atender aos objetivos e responder a questão deste projeto será realizado um mapeamento sobre a discussão e abordagem do feminismo e mais especificamente a obra O segundo sexo (1949) de Simone de Beauvoir no banco de dados de teses e dissertações da CAPES na área de educação.

 

TITULO: A NATUREZA NO CONTEXTO JURÍDICO BRASILEIRO: UM ESTUDO DAS IMPLICAÇÕES FILOSÓFICAS E AMBIENTAIS DO NOVO CÓDIGO FLORESTAL

AUTOR: Tatiana Ferri Ribeiro

CURSO: Geografia

ORIENTADOR: Eloisa Silva de Paula Parolin

RESUMO: Nas sociedades ocidentais, distintas concepções de natureza, ou mesmo discussões sobre o lugar que o homem ocupa entre os demais seres vivos no Planeta, podem ser observadas no decorrer da história. Intimamente ligadas às atitudes dos homens em relação ao meio natural, estas concepções podem ser verificadas também nas ciências e na Filosofia. Neste sentido, em nossa pesquisa nos propomos a investigar a concepção de natureza presente no texto do Novo Código Florestal, disposto pela Lei nº 12.651 de 25 de maio de 2012, analisando as implicações ambientais advindas para a sociedade brasileira com a sua promulgação. No processo de investigação do tema que selecionamos, cujas etapas serão desenvolvidas com o acompanhamento do professor orientador, realizaremos, primeiramente, o levantamento das fontes escritas e virtuais; seguido da leitura e fichamento dos textos essenciais para formularmos as discussões centrais da pesquisa. Como nossa proposta de trabalho se caracteriza como uma pesquisa interdisciplinar, na análise do discurso jurídico faremos recurso à hermenêutica ricoueriana. 

 

TITULO: MULHERES, MIGRAÇÃO E MEMÓRIA: HISTÓRIAS DE VIDA E O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO CULTURAL NA REGIÃO DE UBIRATÃ ENTRE 1950 E 1980

AUTOR: Tatiane Alves da Silva

CURSO: História

ORIENTADOR: Claudia Priori

RESUMO: Esta pesquisa tem o objetivo de analisar e compreender a vida de mulheres e suas famílias que migraram para a cidade de Ubiratã, região Centro-Oeste do Paraná, entre as décadas de 1950 e 1980. Buscamos abordar as motivações para a migração, as relações socioculturais construídas e assimiladas, bem como as experiências vividas no processo de adaptação à nova região. Para isso, adotaremos como procedimento metodológico o uso de fontes orais, entrevistando mulheres que migraram para a região no recorte temporal proposto e que ainda residem no município, com o intuito de resgatar suas memórias, práticas sociais, experiências e representações sociais forjadas durante o processo de migração e adaptação à nova vida. 

 

TITULO: O INFINITO: um estudo histórico e filosófico da Antiguidade até o Século XIV

AUTOR: Adeline Laudicéia Pinatti

CURSO: Matemática

ORIENTADOR: João Henrique Lorin

RESUMO: Na história e na filosofia da matemática a discussão sobre o conceito de infinito sempre esteve presente. Uma das grandes dificuldades que ainda perduram no meio acadêmico é a de se chegar a uma compreensão do infinito. Este conceito está na base de toda a formalização da demonstração matemática. Partindo do pressuposto que a história e a filosofia tem um papel fundamental na orientação da matemática, e pode ser um facilitador do processo de ensino e aprendizagem, temos como objetivo delinear historicamente, no período entre a Antiguidade até século XIV, como se deu a constituição deste conceito tão vital para a matemática. Esta pesquisa se dará por meio da pesquisa bibliográfica e documental.

 

TITULO: O INFINITO: uma abordagem histórico-filosófica do renascimento até o início do século XX.

AUTOR: Amanda Priscila Nunes Mello

CURSO: Matemática

ORIENTADOR: João Henrique Lorin

RESUMO: Na história e na filosofia da matemática a discussão sobre o conceito de infinito sempre esteve presente. Uma das grandes dificuldades que ainda perduram no meio acadêmico é a de se chegar a uma compreensão do infinito. Este conceito está na base de toda a formalização da demonstração matemática. Partindo do pressuposto que a história e a filosofia tem um papel fundamental na orientação da matemática, e pode ser um facilitador do processo de ensino e aprendizagem, temos como objetivo delinear historicamente, no período entre o renascimento e o século XX, como se deu a constituição deste conceito tão vital para a matemática. Esta pesquisa se dará por meio da pesquisa bibliográfica e documental.

 

TITULO: A MOBILIDADE DOS CONSUMIDORES DE TERRA BOA E SUAS REPRESENTAÇÕES DOS LUGARES DE COMPRAS

AUTOR: Ana Paula Azevedo da Rocha

CURSO: Geografia

ORIENTADOR: Virgílio Manuel Pereira Bernardino

RESUMO: Com o avanço do processo de globalização, os estudos das mobilidades humanas têm ampliado seus conteúdos, pois as dinâmicas globais e suas tendências trazem novos e consecutivos problemas, específicos e concretos, que precisam ser compreendidos. Esta pesquisa tem como objetivo o estudo da mobilidade dos consumidores de Terra Boa - PR, no espaço e no tempo, e suas representações dos lugares de compras na produção do espaço geográfico. Trata-se de um grande desafio, pois elaborar um olhar geográfico-reflexivo sobre o consumo do centro-oeste paranaense não é tarefa fácil, devido às diversas contradições presentes nessas relações. Além disso, este olhar deve primeiro reconhecer as articulações entre a produção, a circulação, o comércio e o consumo, dentro do processo de generalização da mercadoria, para, posteriormente, analisar os impactos dessas atividades no espaço.

 

TITULO: PERSPECTIVAS TEÓRICAS NO INTERIOR DO CAMPO DE INVESTIGAÇÃO HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

AUTOR: Clarice de Almeida Miranda

CURSO: Matemática

ORIENTADOR: Talita Secorun dos Santos

RESUMO: A proposta deste projeto é parte constituinte de um tema de pesquisa que busca responder se o lógico-histórico pode vir a ser uma perspectiva didática para o ensino de Geometrias, durante a formação inicial de professores de matemática. O objetivo deste projeto é fazer síntese do conhecimento acerca do tema formação inicial de professores em Geometrias, tendo como perspectiva a história, com base na análise de teses, dissertações e artigos publicados em revistas e eventos. Buscando compreender quais os argumentos têm sido utilizados para justificar a inclusão do discurso histórico em produções brasileiras destinadas à formação de professores de Matemática, e em que estas pesquisas vão ao encontro e em que momento elas vão de encontro a perspectiva lógico-histórica. A pesquisa será de cunho qualitativo e a análise dos dados será feita a partir da Análise Discursiva (Moraes, 1999).

 

TITULO: AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO POLÍNICA DE MÉIS URBANOS E DA CHUVA POLÍNICA DE CAMPO MOURÃO

AUTOR: Dandara Carlessi do Nascimento

CURSO: Engenharia de Produção Agroindustrial

ORIENTADOR: Mauro Parolin

RESUMO: o projeto fornecerá a composição polínica de méis produzido por  Apis melífera, e, chuva polínica na cidade de Campo Mourão e arredores. A determinação da composição polínica do mel faz-se importante, pois a presença ou ausência de determinadas famílias botânicas podem valorizar ou desvalorizar o produto. A análise da precipitação polínica atmosférica facilitará estudos relacionados à saúde pública (alergia ao pólen – palinose), além dos estudos de caráter paleambiental e paleoclimático. Concomitantemente a execução da pesquisa far-se-á a estruturação da palinoteca do Laboratório de Estudos Paleoambientais da Fecilcam (Lepafe), por conta da necessidade de determinação de pólens de flores atuais, localizadas próximos aos pontos de coleta. Os méis serão avaliados bimestralmente em um total de 10 amostras retiradas de 10 colmeias. Para análise da chuva polínica serão montados coletores no perímetro urbano e arredores da cidade.

 

TITULO: AGRICULTURA BIOLÓGICA E O AGRONEGÓCIO: EFEITOS E CONTRADIÇÕES

AUTOR: Danieli de Fátima Orchel

CURSO: Geografia

ORIENTADOR: Gisele Ramos Onofre

RESUMO: A pesquisa visa contextualizar a geo-história  da agricultura, especificamente analisando a agricultura biológica e o agronegócio, a partir de uma perspectiva analítica crítica. Para tanto, serão realizadas revisões e análises bibliográficas, pesquisa de campo, entrevistas e questionários entre outros procedimentos. Nessa direção, evidencia-se a relevância da pesquisa, sobretudo, por considerar as especificidades do espaço agrário, trazendo a reflexão os métodos de ensino, servindo como conhecimento para o embasamento da disciplina de Geografia Agrária. Em suma, como resultado da pesquisa espera-se a abertura de novos caminhos de entendimento sobre o desenvolvimento da agricultura em sua fase biológica de desenvolvimento e do agronegócio.

 

TITULO: A HEGEMONIZAÇÃO DA COAMO NO CAMPO E NA CIDADE

AUTOR: Dean Gomes de Oliveira

CURSO: Geografia

ORIENTADOR: Gisele Ramos Onofre

RESUMO: As relações que se desenvolvem na economia capitalista, são fruto de um contexto histórico que fundamentam a organização e atuação da maior cooperativa da América Latina: a Coamo Agroindustrial Ltda. Portanto, essa realidade cogita a necessidade científica de uma análise teórica conceitual que represente em termos de uma perspectiva Crítica, uma discussão dos princípios ideológicos que norteiam a lógica tanto do movimento cooperativista como do agronegócio paranaense.  Assim, essa análise, representa uma reflexão que resulta numa problemática conceitual que contribui na compreensão genérica da sociedade cooperativa e seus reflexos no espaço geográfico, no qual se desenvolvem a interação e conexão campo x cidade. Enfim, serão os dados bibliográficos juntamente com os dados geo-histórico levantados e organizados por meio da pesquisa de campo que indicaram os fatores hegemônicos que determinam a atuação da cooperativa Coamo.

 

TITULO: MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA MATEMÁTICA CRÍTICA E A FORMAÇÃO/EVOLUÇÃO DE MODELOS MENTAIS

AUTOR: Ediane Simplício da Silva

CURSO: Matemática

ORIENTADOR: Wellington Hermann

RESUMO: Este é o projeto de uma pesquisa qualitativa que tem por objetivo investigar a formação/evolução de modelos mentais dos alunos, proporcionadas por atividades de Modelagem Matemática na perspectiva sócio-crítica. Será desenvolvido em uma turma de alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola da Rede Pública de Ensino da cidade de Campo Mourão. Serão propostas atividades de Modelagem Matemática tendo como enfoque questões sociais e, a partir dessas atividades, encaminharemos o ensino de conteúdos matemáticos. A coleta de dados será feita por meio de diário de bordo, registros escritos pelos alunos durante as atividades de Modelagem Matemática entrevistas semiestruturadas e gravações em áudio das aulas. Espera-se que ao final do trabalhos tenhamos indícios do que ocorre aos modelos mentais utilizados pelos alunos durante atividades de modelagem, principalmente quando estes não chegam a apresentar um modelo matemática para as situações propostas.

 

TITULO: AGRICULTURA E CAPITALISMO: DIFERENTES CONFLITOS NO ESPAÇO AGRÁRIO

AUTOR: Eduardo Aragão Romero Sanches

CURSO: Geografia

ORIENTADOR: Gisele Ramos Onofre

RESUMO: No âmbito acadêmico essa pesquisa é de caráter fundamental para análise de Geografia Agrária, justamente por sintetizar aspectos teóricos repensando os procedimentos técnico/metodológico aplicado ao ensino dessa disciplina. Nesse sentido, estabeleceu-se como parâmetro de coleta de dados duas Universidades paranaenses, sendo elas: UNESPAR – Universidade Estadual do Paraná/Campus de Campo Mourão e UEM - Universidade Estadual de Maringá. Com base nos dados coletados a análise será proposta a partir de discussões com grupo de pesquisa, de acadêmicos e professores, no intuito de colaborar com a estruturação dos conteúdos programados para disciplina, podendo assim obter melhores resultados na formação profissional dos acadêmicos e compreensão do espaço rural.

 

TITULO: LINHAS DE CRÉDITO PARA AGRICULTORES FAMILIARES: IMPACTOS NA PERMANÊNCIA NO CAMPO E NA MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE VIDA DE PRODUTORES DE QUINTA DO SOL – PR.

AUTOR: Eliane Marques Sturion

CURSO: Geografia

ORIENTADOR: Cláudia Chies

RESUMO: Diante da realidade que se apresenta para os agricultores, e em específico para os produtores familiares frente ao avanço cada vez mais acentuado do capitalismo no campo, se fazem necessárias pesquisas sobre as políticas públicas voltadas a tal setor, e neste caso em específico, para o produtor familiar. Neste sentido, este projeto de pesquisa tem como objetivo apontar as linhas de crédito oferecidas aos agricultores familiares em Quinta do Sol – Pr, investigando se beneficiam na permanência do mesmo no campo, e se propiciam melhoria nas condições de vida e na autonomização produtiva. As metodologias utilizadas: levantamento teórico e de dados secundários e/ou estatísticos e aplicação de questionário e entrevistas com representantes de instituições envolvidas e agricultores.

 

TITULO: APLICAÇÕES DE ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

AUTOR: Eliane Siviero da Silva

CURSO: Matemática

ORIENTADOR: Fábio Alexandre Borges

RESUMO: Com o presente projeto, pretendemos, primeiramente, realizar estudos bibliográficos acerca da Modelagem Matemática, bem como de trabalhos que envolvam esta disciplina e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Com isso, serão desenvolvidas atividades que possam se adequar às características dos alunos desta faixa etária, bem como aos saberes matemáticos desta etapa de escolarização. Tais atividades serão pensadas para uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública da região Noroeste do Paraná. Após a aplicação destas atividades, iremos nos debruçar sobre as principais dificuldades e contribuições desta metodologia de ensino. Nosso objetivo principal será, portanto, disponibilizar atividades de Modelagem Matemática condizentes com a realidade dos alunos referenciados neste projeto, e que possam contribuir efetivamente com a melhoria do ensino de Matemática nos Anos Iniciais.

 

TITULO: EVASÃO NO ENSINO SUPERIO NO BRASIL: UM TRATAMENTO QUALITATIVO

AUTOR: Fabricia de Carvalho Paixão

CURSO: Matemática

ORIENTADOR: Talita Secorun dos Santos

RESUMO: Com esse projeto pretendemos fazer uma pesquisa minuciosa nos periódicos capes, Domínio público e programas de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências. O objetivo principal deste trabalho é fazer uma síntese do assunto Evasão do Ensino Superior, para um tratamento qualitativo do assunto.  A pesquisa será de cunho qualitativo e a análise dos dados será feita a partir da Análise de Conteúdo (Bardin, 1977).

 

TITULO: ANÁLISE ESPACIAL DAS ÁREAS VERDES URBANAS DE UBIRATÃ (PR): A ESTRUTURA, O PROCESSO, A FUNÇÃO E A FORMA COMO CATEGORIAS DE INVESTIGAÇÃO DAS PRAÇAS PÚBLICAS

AUTOR: Gilberto da Silva Leveretz

CURSO: Geografia

ORIENTADOR: Marcos Clair Bovo

RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo analisar e compreender a configuração espacial das praças públicas de Ubiratã/PR destacando as categorias estrutura, processo, forma e função proposta por Milton Santos (1997). Para atingir o objetivo de se ter uma “radiografia” real desses logradouros será efetuada dois levantamentos: quantitativo e qualitativo. No primeiro caso, quantificam-se os equipamentos, estruturas e mobiliário existentes em cada praça. No segundo caso serão avaliados os aspectos qualitativos desses equipamentos, a qualidade paisagística de cada logradouro e a vegetação existente, bem como a sua função, seja ela, estética, ambiental ou de lazer. Também procura buscar bases teóricas que dêem subsídios à pesquisa no sentido de avaliar como os cidadãos comuns através das práticas cotidianas percebem as áreas verdes, usam e traçam suas trajetórias através desses espaços públicos. Para dar sustentação à pesquisa, realizará um estudo empírico das praças de Ubiratã/PR.

 

TITULO: MANEJO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO EM ÁREAS URBANAS E PERIURBANAS: Diagnóstico e Estratégias de Gestão Ambiental

AUTOR: Jéssica Assis da silva

CURSO: Geografia

ORIENTADOR: Oséias Cardoso

RESUMO: No espaço urbano a exploração econômica aponta para alguns cuidados urgentes que garantam condições para padrões de ocupação norteados por ideais sustentáveis. A discussão voltada aos espaços livres no espaço urbano encaminha a pesquisa para a especificidade das unidades de conservação. Observando as condições de gestão das unidades de conservação localizadas no espaço urbano, a inexistência de instrumentos específicos de manejo e a influência do processo de urbanização nesse contexto, o objetivo principal desta pesquisa é identificar as lacunas nos modelos de gerenciamento das unidades de conservação urbana e propor estratégias para administrá-las. A área de estudo envolve a cidade de Campo Mourão. O método de análise integrada de variáveis teóricas e operacionais conduzirá o raciocínio durante a pesquisa, contando com técnicas que se desdobrarão na construção de mapas de interpretação da situação atual.

 

TITULO: A MOBILIDADE DA FORÇA DE TRABALHO DE QUINTA DO SOL (PR): CARACTERÍSTICAS E MOTIVAÇÕES

AUTOR: Jessica de Oliveira Guimarães

CURSO: Geografia

ORIENTADOR: Virgílio Manuel Pereira Bernardino

RESUMO: Esta pesquisa tem por objetivo interpretar e compreender as mudanças que ocorrem na população de Quinta do Sol - PR, diante da evasão populacional do município na última década. Também se verificará o quanto o processo de modernização agrícola contribuiu para este cenário de uma economia periférica repulsora de população. Por meio de entrevistas, buscar-se-á as principais características e motivações para esse processo. Sabe-se que a modernização agrícola e a concentração de terras contribuem para a mobilidade populacional, em especial o êxodo rural, que certamente faz parte da realidade do município de Quinta do Sol.

 

TITULO: SISTEMAS LINEARES E REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: um estudo relacionado ao Ensino Médio

AUTOR: Willian Barbosa Travassos

CURSO: Matemática

ORIENTADOR: Veridiana Rezende

RESUMO: Sistema linear trata-se de um conteúdo estudado no Ensino Médio do currículo brasileiro. Duval (2003) alega que para a compreensão de um conceito matemático, é necessário que haja coordenação entre diferentes registros. No que se refere aos sistemas lineares, é possível observar que eles podem ser estudados articulando o registro língua natural, registro algébrico e registro gráfico. No entanto, a pesquisa de Battagliori (2008) aponta que os livros didáticos de Matemática da Educação Básica não vêm apresentando tais coordenações entre os registros para o estudo dos sistemas lineares, e que o registro priorizado nessas obras é o algébrico. Assim, considerando a importância de coordenação entre diferentes registros, este trabalho tem por objetivo elaborar uma sequência de atividades que favoreça o ensino e aprendizagem dos sistemas lineares no Ensino Médio, por meio de conversões entre registros de representação semiótica.

 

TITULO: A CARACTERIZAÇÃO DO CLIMA DE CAMPO MOURÃO.

AUTOR: Katiúscia Naiara Ariozi Lima

CURSO: Geografia

ORIENTADOR: Victor da Assunção Borsato

RESUMO: O presente projeto abordará o clima local e será executado para a Campo Mourão. O principal objetivo é evidenciar a variabilidade estacional e interanual do estado do tempo, por meio do estudo dos seus elementos para a série histórica 2002 a 2012. Os elementos do tempo serão estudados por meio de parâmetros matemáticos e estatísticos. Os resultados serão comparados com a dinâmica dos sistemas atmosféricos. Serão verificada a frequência e a intensidade dos eventos extremos para a chuva, pressão atmosférica, ventos e temperatura. A localização geográfica, nas proximidades do trópico de Capricórnio favorece a atuação dos sistemas de baixa e alta pressão, que se alternam no tempo e que pode resultar em mudanças bruscas no estado do tempo, podem também, gerar eventos extremos de ventos, de granizo ou chuvas torrenciais, são os principais reflexos dessas alternâncias no estado do tempo.

 

TITULO: A AGRICULTURA FAMILIAR EM GOIOERÊ PARANÁ: IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL

AUTOR: Kauhana Mayhara Candido Desanoski

CURSO: Geografia

ORIENTADOR: Cláudia Chies

RESUMO: O presente projeto de iniciação científica aborda como temática de estudo a agricultura familiar e a importância para o desenvolvimento econômico do município de Goioerê- PR. Discutiremos brevemente sobre o conceito de agricultura familiar que apresenta diferentes definições devido às mudanças e adaptações no tempo histórico, e que nos dias atuais ainda está em construção. Nosso foco é a representatividade que a produção da agricultura familiar representa para o desenvolvimento da economia do município em estudo. As metodologias utilizadas: levantamento teórico e de dados secundários e/ou estatísticos e aplicação de questionários e entrevistas com representantes de instituições envolvidas e agricultores.

 

TITULO: PAISAGEM DOS FAXINAIS E SUAS RELAÇÕES SOCIO-CULTURAIS NA REGIÃO DE ITAPARÁ - MUNICÍUPIO DE IRATI

AUTOR: Keli Oliveira

CURSO: Geografia

ORIENTADOR: Nair Glória Massoquim

RESUMO: As paisagens dos faxinais são consideradas um sistema de organização social, diferente dos demais, especialmente nas formas de produção e uso da terra com atividades agropastoris, em determinados povoados ou comunidades rurais. Nesta pesquisa temos como objetivo, análisar as diferenças culturais nas relação de trabalho e de  produção dos faxinais e dos produtores de tabaco na comunidade  de Itapará, município de Irati - PR. Os sistemas de faxinais são prática centenária que ainda conservam nos sistemas as tradições, hábitos e costumes de cultivar a terra, como herança cultural dos ascendentes e necessitam ser preservadas. Este estudo será efetivado por meio de referencial teórico, documentários, mapas, imagens e fotografia, estudo in-loco, com entrevistas e depoimentos, na tentativa de uma relação mais próxima entre o pesquisador e o pesquisado.

 

TITULO: MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA MATEMÁTICA APLICADA E A FORMAÇÃO/EVOLUÇÃO DE MODELOS MENTAIS

AUTOR: Lucimara dos Santos

CURSO: Matemática

ORIENTADOR: Wellington Hermann

RESUMO: O presente projeto de pesquisa tem por objetivo investigar a formação/evolução de modelos mentais nos alunos na perspectiva da matemática aplicada num contexto de Modelagem Matemática. Será uma pesquisa qualitativa, pretende-se aplicar atividades a alunos do primeiro ano do ensino médio em uma escola de Educação Básica do município de Campo Mourão/Paraná e observar os indícios dos modelos mentais desenvolvidos pelos sujeitos. A coleta de dados se dará por meio de observação e anotações no diário de bordo, registros escritos pelos alunos e gravações em áudio. As análises terão caráter indutivo, isto é, serão construídas a partir dos dados. Pretende-se analisar por meio desse trabalho o que fica de aprendizagem para os alunos, quando estes passam por um processo envolvendo atividades de modelagem matemática e não explicitam um modelo em suas soluções.

 

TITULO: ANÁLISE DOS ASPECTOS PAISAGÍSTICOS E DE INFRAESTRUTURAS DAS ÁREAS VERDES URBANAS DE MAMBORÊ (PR)

AUTOR: Maila Miriam Ferreira

CURSO: Geografia

ORIENTADOR: Marcos Clair Bovo

RESUMO: A discussão sobre o espaço público ganhou importância significativa em âmbito acadêmico e social nos últimos anos, tendo em vista as mudanças de uso, acessibilidade e sociabilidade e como equipamento urbano. Alguns dos espaços públicos mais comuns nas cidades são às áreas verdes urbanas, ou seja, as praças e parques. É com esse intuito que a presente pesquisa tem por objetivo caracterizar e analisar as áreas verdes urbanas de Mamborê (PR), destacando os seus aspectos paisagísticos e sua infraestrutura, a fim de compreender a qualidade ambiental desses espaços públicos, além de propor medidas que auxiliem no planejamento e gerenciamento das áreas verdes, visando proporcionar melhoria ambiental dessas áreas. Para a pesquisa serão adotados os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, levantamento de campo e referencial técnico.

 

TITULO: ESTUDO DA COMPOSIÇÃO POLÍNICA E TESTES ORGANOLÉPTICOS DOS MÉIS comercializados EM CAMPO MOURÃO- PR

AUTOR: Maísa Jordana de Azevedo Kaust

CURSO: Engenharia de Produção Agroindustrial

ORIENTADOR: Mauro Parolin

RESUMO: o projeto avaliará a composição dos méis comercializados em Campo Mourão/Paraná. A determinação da composição polínica do mel faz-se importante, pois a presença ou ausência de determinadas famílias botânicas podem valorizar ou não o produto. Serão escolhidas 15 marcas de méis vendidos em supermercados da cidade. Em todos os méis serão executados testes organolépticos. A separação polínica será feita diluindo-se 20g de mel em água destilada com posterior concentração via centrifugação. Os protocolos laboratoriais e identificação polínica serão realizados no Laboratório de Estudos Paleoambientais da Fecilcam.

 

TITULO: ESTUDO SOBRE A INFRAESTRUTURA DO BAIRRO ANDORINHAS EM ENGENHEIRO BELTRÃO – PR

AUTOR: Marcia Cristina Cavalcante

CURSO: Geografia

ORIENTADOR: Fábio Rodrigues da Costa

RESUMO: A presente pesquisa tem como pretensão estabelecer um diagnóstico sobre os equipamentos de infraestrutura existentes no bairro Andorinhas no município de Engenheiro Beltrão, Paraná. O trabalho se justifica devido a importância do planejamento urbano nas pequenas cidades, pois a realização de planejamento pode proporcionar  qualidade de vida aos moradores e o crescimento organizado das cidades. A metodologia utilizada para a realização da pesquisa consta na leitura de trabalhos teóricos especializados e trabalhos empíricos através da aplicação de entrevistas semi-estruturadas onde buscaremos conhecer a opinião dos moradores em relação à qualidade da infraestrutura. Por fim, iremos fazer uma análise crítica em relação aos resultados obtidos, pontuando se o planejamento urbano da cidade de Engenheiro Beltrão está satisfazendo a necessidades dos moradores.

 

TITULO: ANÁLISE DAS TRANSFORMAÇÕES HISTÓRICAS DA PAISAGEM DE IRATI-PR POR MEIO DE FOTOGRAFIAS

AUTOR: Marinalva dos Reis Batista

CURSO: Geografia

ORIENTADOR: Ana Paula Colavite

RESUMO: A presente pesquisa tem como objeto de investigação as transformações históricas da paisagem de Irati, registrada em fotografias históricas e atuais. O objetivo principal pauta-se no levantamento e registro das fotografias antigas e atuais do município de Irati-Pr, criando um banco de dados digital através do qual serão tecidas analises sobre as transformações históricas ocorridas na paisagem. Para a análise proposta adota-se o registro das fotografias históricas e atuais, buscando através da técnica da Geo-foto-cartografia estabelecer com precisão a localização em que fora registrado. Ao utilizar a comparação entre uma fotografia antiga com uma atual, podemos discorrer sobre os processos econômicos, sociais e culturais que transcorreram no processo de modificação e estruturação da paisagem atual.

 

TITULO: O MÉTODO SIMPLEX PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE PROGRAMAÇÃO LINEAR

AUTOR: Marlon Luiz Dal Pasquale Junior

CURSO: Matemática

ORIENTADOR: Gislaine Aparecida Periçaro

RESUMO: Este projeto pretende abordar métodos e modelos matemáticos empregados como auxílio na tomada de decisões em diversas áreas, tais como Engenharias e Administração. Os métodos e modelos em questão são empregados na resolução de problemas de otimização, nos quais busca-se a melhor maneira de operar um sistema sob condições que exijam a utilização de recursos limitados. De forma mais específica, pretende-se abordar o método Simplex, criado a mais de 60 anos, com o objetivo de ser uma ferramenta simples que encontra rapidamente uma solução viável para o problema de otimização denominado Problema de Programação Linear (PPL). Para entender como o método funciona é preciso antes entender como são modelados os problemas que se encaixam no seu domínio de aplicabilidade. Outro fator importante se refere aos conceitos de Cálculo Diferencial e Integral e, principalmente, da Álgebra Linear, que são necessários para promover um entendimento mais aprofundado deste método, bem como de suas variações.

 

TITULO: A RELAÇÃO DA PAISAGEM CULTURAL DOS PRODUTORES DE TABACO NAS PEQUENAS PROPRIEDADES NO DISTRITO DE GONÇALVES JUNIOR – IRATI – PR

AUTOR: Marta de Dinis Prestes de Sá

CURSO: Geografia

ORIENTADOR: Nair Glória Massoquim

RESUMO: O cultivo do tabaco  é uma atividade desenvolvida em grande escala na região Sul do Brasil. Por ser uma cultura que proporciona uma maior fonte de renda é desenvolvida nas pequenas propriedades familiares, especialmente na área central do Paraná. Nesse projeto destaca-se o distrito de Gonçalves Junior no município de Irati. O mesmo é um recorte da pesquisa da orientadora na linha “Estudos de Elementos da Paisagem”. O estudo tem como objeto a cultura do tabaco e como objetivo avaliar as tradições culturais e as relações  de trabalho e de produção  da cultura do tabaco nas propriedades familiar da Colonia de Gonçalves Junior. Essa região é marcada por paisagens agrícolas ocupadas por fumicultura, sistema  tradicional de produção agrícola conservada a decadas, mas que por razões conjunturais, busca alternativas para diversificação da produção. No desenvolvimento da pesquisa utilizar-se-á o metodo sistemico, análise integrada da paisagem dos aspéctos geoecológico e socioeconomico.

 

TITULO: PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS MORADORES LOTEAMENTOS JARDIM BOTÂNICO I E II NO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO (PR)

AUTOR: Mateus Rodrigues Gozer

CURSO: Geografia

ORIENTADOR: Marcos Clair Bovo

RESUMO: O intenso processo de urbanização das cidades brasileira vem causando sérios problemas socioeconômicos que a afetam à qualidade de vida da população citadina. Dentre eles, destacamos o desemprego, a falta de moradia, a deficiência nos meios de transportes, no saneamento básico, na saúde e na educação. É neste contexto, que a presente pesquisa visa analisar o perfil socioeconômicos dos moradores dos loteamentos Jardim Botânico I e II, localizados na cidade de Campo Mourão. Os dados serão obtidos através de observação de campo, aplicação de questionários e entrevistas junto aos moradores destes loteamentos.

 

TITULO: ANÁLISE POLÍNICA EM PRÓPOLIS NA REGIÃO DE CAMPO MOURÃO

AUTOR: Mayra Stevanato

CURSO: Engenharia de Produção Agroindustrial

ORIENTADOR: Mauro Parolin

RESUMO: A própolis é uma substância  produzida pelas abelhas que tem como principal função a vedação de vendas e frestas na colmeia. Segundo literatura especializada a própolis possui propriedades antibióticas, antifúngicas, antioxidantes, cicatrizantes e outra. A composição de uma própolis é ainda determinada conforme suas características fitogeográficas, as quais são determinadas de acordo com as espécies botânicas existentes ao redor da colmeia. Nesse sentido, a pesquisa terá como foco a análise da composição polínica da própolis produzidas na região de Campo Mourão (Peabiru, Engenheiro Beltrão, Quinta do Sol, Barbosa Ferraz e Fenix). Com essa análise espera-se ter um ferramental para a melhoria e melhor manejo quando da sua produção.

 

TITULO: ÁREAS VERDES URBANAS DE TERRA BOA (PR): ANÁLISE AMBIENTAL E PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO

AUTOR: Paulo Sérgio Gusmão

CURSO: Geografia

ORIENTADOR: Marcos Clair Bovo

RESUMO: A discussão sobre o espaço público ganhou importância significativa em âmbito acadêmico e social nos últimos anos, tendo em vista as mudanças de uso, acessibilidade e sociabilidade e como equipamento urbano. Alguns dos espaços públicos mais comuns nas cidades são às áreas verdes urbanas, ou seja, as praças e parques. É com esse intuito que a presente pesquisa tem por objetivo caracterizar e analisar as áreas verdes urbanas de Terra Boa (PR), destacando os seus aspectos paisagísticos e sua infraestrutura, a fim de compreender a qualidade ambiental desses espaços públicos, além de propor medidas que auxiliem no planejamento e gerenciamento das áreas verdes, visando proporcionar melhoria ambiental dessas áreas. Para a pesquisa serão adotados os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, levantamento de campo e referencial técnico.

 

TITULO: CAMPO/CIDADE E RURAL/URBANO: RELAÇÕES E DEFINIÇÕES APLICADAS AO ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO- PR.

AUTOR: Raul Lennon dos Santos

CURSO: Geografia

ORIENTADOR: Gisele Ramos Onofre

RESUMO: As relações entre campo/cidade e rural/urbano influenciam a agricultura, fundamentando o entendimento sobre a organização e configuração da região de Campo Mourão. Entretanto, essa realidade cogita a necessidade científica de uma análise teórica categórica direcionada por uma perspectiva Crítica, que contribua para as aulas ministradas na disciplina de geografia agrária UNESPAR/Campus de Campo Mourão e UEM Universidade Estadual de Maringá, curso de Geografia. Assim, a pesquisa, será desenvolvida a partir da análise bibliográfica, de entrevista com acadêmicos, entre outros procedimentos auxiliares para a discussão conceitual. Enfim, como resultado, será apresentada a materialização categórica a partir da análise teórica de campo/cidade e rural/urbano, e também empírica analítica do recorte espacial delimitado no município de Campo Mourão.

 

TITULO: MAPEAMENTO DOS ASPECTOS MORFOLÓGICOS DA PAISAGEM DO MUNICÍPIO DE IRATI-PR

AUTOR: Ricardo Henrique Bueno

CURSO: Geografia

ORIENTADOR: Ana Paula Colavite

RESUMO: O presente projeto tem como objetivo realizar a identificação e classificação das unidades de paisagem do município de Irati-PR de acordo com as características fisionômicas e morfológicas do relevo por meio de interpretação de cartas topográficas, imagens de satélite, fotografias aéreas e coleta de dados de campo. O trabalho justifica-se pelo estudo que é realizado sob o enfoque geográfico conceitual da paisagem discutida pelos ponto de vista geossistêmico tratando os aspectos naturais da paisagem no município de Irati em sua correlação com a dinâmica socioeconômica e cultural e pela finalidade de contribuir cientificamente com as representações cartográficas, além do mais, a pesquisa propiciará o crescimento intelectual dos autores, além de buscar novos conhecimentos, poderá contribuir com a discussão sobre o conceito de paisagem.

 

TITULO: MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: PROPOSTAS DE ATIVIDADES NO ENSINO FUNDAMENTAL

AUTOR: Ronalti Walaci Santiago Martin

CURSO: Matemática

ORIENTADOR: Fábio Alexandre Borges

RESUMO: Com o presente projeto, pretendemos, primeiramente, realizar estudos bibliográficos acerca da Modelagem Matemática na perspectiva da educação, bem como de trabalhos que envolvam o ideal da Educação Matemática Crítica, abordada por Ole Skovsmose. Com isso, serão desenvolvidas atividades que possam se adequar às características dos alunos pertencentes aos Anos Finais do Ensino Fundamental. Tais atividades serão pensadas para turmas desta etapa de ensino, de uma escola pública da região Noroeste do Paraná. Após a aplicação destas atividades, iremos nos debruçar sobre as principais dificuldades e contribuições desta metodologia de ensino. Nosso objetivo principal será, portanto, disponibilizar atividades de Modelagem Matemática condizentes com a realidade dos alunos referenciados neste projeto, e que possam contribuir efetivamente com a melhoria do ensino de Matemática.

 

TITULO: O CONCEITO DE RAIZ QUADRADA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: um estudo à luz da Teoria dos Campos Conceituais

AUTOR: Rozély Xavier Rosa

CURSO: Matemática

ORIENTADOR: Veridiana Rezende

RESUMO: O conceito de raiz quadrada é fundamental para a compreensão de diversos outros conceitos, estudados durante o processo escolar. Segundo o currículo brasileiro, as raízes quadradas devem ser institucionalizadas no 6º ano do Ensino Fundamental. No entanto, pesquisas vêm mostrando incompreensões desse conceito por alunos da Educação Básica e do Ensino Superior. Desse modo, o objetivo deste trabalho é realizar um estudo, fundamentado na Teoria dos Campos Conceituais, sobre o conceito de raiz quadrada na Educação Básica brasileira, e elaborar uma sequência de atividades com vistas a desestabilizar, ou pelo menos, amenizar os conhecimentos falsos relacionados à raiz quadrada, já apontados nas pesquisas de Rezende (2013), Bronner (1997) e Assude (1989). As atividades deverão ser desenvolvidas com alunos do 9º ano de um colégio público do interior do Paraná. As respostas dos alunos serão analisadas à luz da teoria dos Campos Conceituais.

 

TITULO: O USO DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS PARA O ENSINO DE GEOMETRIAS

AUTOR: Tamires Vieira Calado

CURSO: Matemática

ORIENTADOR: Mariana Moran Barroso

RESUMO: Este trabalho busca investigar possíveis registros de Representações Semióticas para o ensino de Geometrias, tanto a geometria euclidiana, como as não-euclidianas. Para isso, inicialmente, será feito um estudo sobre a Teoria das Representações Semióticas introduzida por Raymond Duval. Em seguida, pesquisar-se-á as possibilidades de registros de representação semiótica para o conteúdo estruturante Geometrias. Estes registros obtidos servirão de materiais para o estudo de conversões dentro de conteúdos de Geometria. A aplicação do material obtido não será realizada neste trabalho devido à falta de tempo, ficando para projetos posteriores. O objetivo principal é a pesquisa dos possíveis registros de representação semiótica para o trabalho com Geometrias.

 

TITULO: AS MOBILIDADES DO TRABALHO E DO CONSUMO GERADAS PELA FEIRA LIVRE DE TERRA BOA – PR

AUTOR: Tiago Vinicius Silva  Athaydes

CURSO: Geografia

ORIENTADOR: Virgílio Manuel Pereira Bernardino

RESUMO: Este estudo tem como objetivo identificar as mobilidades dos feirantes e dos consumidores geradas pela feira livre de Terra Boa – PR. A metodologia que irá sintetizar e qualificar a pesquisa assenta-se sobre bases empíricas. Nesta empiricização do saber escolhemos a feira livre de Terra Boa e suas mobilidades humanas, pois esta permite entender, dentre outros assuntos, o contexto urbano atual e as relações cidade-campo. Por meio de entrevistas deseja-se delinear o perfil e a mobilidade dos feirantes e consumidores da feira livre de Terra Boa, considerando a natureza dialética dos fenômenos sociais subjacentes às práticas espaciais. Neste sentido, procuraremos sistematizar a dimensão circulatória dos feirantes e consumidores implícitos nesse processo.

 

TITULO: ANÁLISE DAS AÇÕES DO PODER PÚBLICO FEDERAL NO FOMENTO À ATIVIDADE TURISTICA NA MESORREGIÃO CENTRO-OCIDENTAL DO PARANÁ

AUTOR: Aline Angeli

CURSO: Turismo e meio ambiente

ORIENTADOR: Larissa Mattos Alves

RESUMO: Este trabalho tem como objetivo a identificação e avaliação dos editais do poder público federal no que se refere a sua adequação aos municípios da mesorregião Centro Ocidental do Paraná. Para tanto, a caracterização da região, principalmente seus aspectos socioeconômicos relacionados ao turismo é indispensável. As reflexões que evolvem o objetivo deste projeto devem ser precedidas por esclarecimentos teóricos conceituais. Para identificar com precisão suas ações do governo federal serão analisados os atos oficiais, especificamente os editais públicos pelos Ministérios do Turismo e do Esporte. Com tais informações será possível tecer considerações sobre a influência do Governo Federal no desenvolvimento do turismo e lazer nos 25 municípios da região da COMCAM.

 

TITULO: AVALIAÇÃO CONTINGENTE DA DEMANDA TURÍSTICA DO PARQUE ESTADUAL LAGO AZUL, CAMPO MOURÃO/LUIZIANIA - PR.

AUTOR: Ana Paula Lemes

CURSO: Turismo e Meio Ambiente

ORIENTADOR: Francisco Carlos Bocato Jr

RESUMO: O objetivo deste estudo é apontar demonstrações de valoração do Parque Estadual Lago Azul (PELA). Para alcançar tal resultado será utilizada a metodologia de avaliação contingente (MAC), que tem como finalidade apresentar o quanto os visitantes que frequentam o parque estão dispostos a pagar (DAP) para que o mesmo mantenha suas funções, em duas correntes. A primeira espontânea e a outra induzida, sugerindo investimentos em melhorias de infra-estrutura básica e turística. Para tanto, utilizar-se-á como base, estudos que utilizaram esta metodologia em outras áreas verdes urbanas no Brasil. Em suma, este trabalho busca determinar o valor de uso do Parque, o qual pode ser representado pela percepção dos seus visitantes.

 

TITULO: A CAPACIDADE DE GESTÃO SOB O ENFOQUE DOS RECURSOS ORGANIZACIONAIS APLICADOS A EMPRESAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

AUTOR: Ana Roberta de Almeida

CURSO: Administração

ORIENTADOR: Yeda Maria Pereira Pavão

RESUMO: Organizações enfrentam continuamente desafios provocados por transformações do ambiente que as permeiam. Sob esse enfoque o objetivo deste estudo culmina em estudar a relação entre a capacidade de gestão e os recursos organizacionais aplicados a empresas do setor de construção civil da Comunidade dos Municípios de Campo Mourão (COMCAM). Os autores basilares selecionados para este estudo são Freeman (1984) sobre a capacidade de gestão, Wernerfelt (1984); Barney (1991) e Penrose (2006) sobre os recursos organizacionais.  O levantamento dos dados será realizado por meio de pesquisa exploratória e bibliográfica. A análise se dará a partir de procedimentos descritivo-quantitativos e qualitativos. Intenta-se contribuir com sugestões alternativas, seguindo técnicas e métodos que se façam necessários para a melhoria do desempenho entre administração estratégica e a gestão organizacional.

 

TITULO: GESTÃO DE CUSTOS BASEADOS NO PROCESSO

AUTOR: André Luiz Bezerra de Souza

CURSO: Engenharia de Produção

ORIENTADOR: Jesus Crepaldi

RESUMO: Com as mudanças mercadológicas os consumidores estão cada vez mais exigentes, as empresas devem estar em constante inovação para atender diversos tipos de demandas. E para que essas empresas se sobressaiam, é fundamental que elas se destaquem pelo seu diferencial, seja pela qualidade dos produtos, pelo custo mínimo ou pela inovação contínua. Mas, para assegurar a qualidade e o custo mínimo do produto é necessário um bom desempenho no setor gerencial dos processos da empresa. Por isso, o objetivo deste projeto tem como aplicar o sistema de gestão de custos baseados no processo em uma indústria de confecção de moda masculina e feminina. Será avaliado o custeio variável e o custeio por absorção, aplicando nos processos de produção da empresa. Será utilizado o programa Excel para auxiliar na organização da coleta dos dados pesquisados. Com isso, obtêm-se uma melhor visibilidade no desempenho da indústria identificando assim, qual melhor método de custeio aplicado que implicará em resultados lucrativos e qualitativos para a indústria.

 

TITULO: A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE INTERNO NA GESTÃO: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO RAMO DE COMÉRCIO DE AUTOMÓVEIS.

AUTOR: Augusto Leonel Prates

CURSO: Ciências Contábeis

ORIENTADOR: Marcelo Marchine Ferreira

RESUMO: Diante do cenário competitivo em que as empresas se encontram garante a continuidade aquelas que tiverem uma gestão pautada em informações confiáveis que, por sua vez, dependem de um adequado controle interno. O objetivo do presente estudo consiste em analisar se é viável a adoção da metodologia COSO como base para revisão e/ou reestruturação do sistema de controle interno de um comércio de veículos situado na cidade de Campo Mourão-Pr, considerando o diagnóstico de sua estrutura atual de controle interno. Será uma pesquisa exploratória, qualitativa a partir de um estudo de caso. Os dados serão coletados através de um levantamento junto à empreendedores e funcionários da empresa objeto de estudo por meio de questionários estruturados e entrevistas semi-estruturadas. Os dados dos questionários serão analisados por meio do software Excel e técnicas estatísticas simples e os decorrentes das entrevistas por meio de categorização.

 

TITULO: A CAPACIDADE DE GESTAO SOB O ENFOQUE DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL.

AUTOR: Bruna Aparecida de Paula

CURSO: Administração

ORIENTADOR: Yeda Maria Pereira Pavão

RESUMO: O propósito desta pesquisa enseja apresentar as ideias e concepções que conduzirão a futura pesquisa a ser realizada no período de agosto de 2013 a julho de 2014 em empresas do setor de construção civil da COMCAM1. Pretende-se compreender a relação entre a capacidade de gestão e a comunicação organizacional, bem como as implicações intervenientes no meio em que se inserem. Assim, caracterizar as práticas estratégicas na gestão organizacional e a comunicação. O levantamento dos dados será feito por meio de pesquisa exploratória e bibliográfica. A análise será realizada por meio do método survey. Intenta-se contribuir com sugestões alternativas, seguindo técnicas e métodos que se façam necessários para a melhoria do desempenho entre administração estratégica e a comunicação organizacional.

 

TITULO: PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA NO BRASIL: UM ESTUDO DOS FATORES HISTÓRICOS E ESTRUTURAIS QUE EXPLICAM O ATRASO INDUSTRIAL EM NÍVEL TECNOLÓGICO

AUTOR: Bruna Naiara de Castro

CURSO: Ciências Econômicas

ORIENTADOR: Tatiana Diair Lourenzi Franco Rosa

RESUMO: A industrialização das economias é apontada como sendo um fator essencial para o crescimento e o desenvolvimento econômico. No Brasil, o modelo de industrialização adotado dos anos trinta aos anos oitenta, é conhecido como industrialização por substituição de importações (ISI), sendo uma resposta à crise do setor exportador, agravada pela depressão mundial dos anos de 1930. Nesse contexto, o objetivo principal do presente projeto consiste em estudar as características desse modelo, identificando o papel de diferentes governos, bem como os resultados do mesmo para a economia brasileira. A metodologia desse estudo consistirá em uma pesquisa que pode ser classificada como bibliográfica, histórica e descritiva.

 

TITULO: POSSIBILIDADES E IMPASSES PARA O AVANÇO DO TURISMO RURAL COMO ALTERNATIVA DE RENDA PARA A AGRICULTURA DE BASE FAMILIAR

AUTOR: Cristiane Gregório dos Santos

CURSO: Turismo e Meio Ambiente

ORIENTADOR: Juliana Carolina Teixeira

RESUMO: Em meio à crescente urbanização do campo brasileiro, o turismo rural, vem sendo apontado como atividade não agrícola capaz de fomentar e diversificar a agricultura de base familiar. O poder público, nesse sentido, estimula a criação de políticas públicas para o segmento. É crescente a criação e execução de projetos, que se esforçam para promover o turismo e, adquirir dele riquezas capazes de amenizar os baixos índices de desenvolvimento. Baseada nesses pressupostos, a presente pesquisa, tem como objetivo identificar as possibilidades e os impasses do avanço do turismo rural como alternativa de renda para os agricultores de base familiar nos municípios de Boa Esperança e Rancho Alegre d’Oeste no Estado do Paraná. A metodologia de pesquisa está composta de pesquisa bibliográfica e o levantamento de dados em pesquisa de campo com entrevistas semiestruturadas e observações sistemáticas.

 

TITULO: AVALIAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DO MERCOSUL PARA A BALANÇA COMERCIAL DA MESORREGIÃO NOROESTE PARANAENSE NO PERÍODO QUE SE ESTENDE DE 2003 A 2012.

AUTOR: Elisa de Aquino Vieira

CURSO: Economia

ORIENTADOR: Luciana Aparecida Bastos

RESUMO: O objetivo deste projeto é analisar a importância do Mercosul para a balança comercial da mesorregião Noroeste Paranaense, no período que se estende de 2003 a 2012. O intuito é verificar se essa mesorregião tem empregado as vantagens oferecidas pelo Mercosul, a saber: tarifa zero e a proximidade geográfica do Estado do Paraná, para expandir seu comércio com o bloco. Para tanto, a metodologia de trabalho envolverá uma análise qualitativa histórica que compreende um estudo das Teorias de Integração, bem como do processo de formação do bloco e sua evolução, a partir da análise de estudiosos da Integração Latino-Americana e do Mercosul, tais como: (AMARAL, 2007; BASTOS, 2009; COGGIOLA, 2004; MACHADO 2000), entre outros que constituirá a fundamentação teórica da pesquisa. Envolverá, ainda, uma análise quantitativa de estatística descritiva de dados coletados na balança comercial da mesorregião em foco. O objetivo do uso da estatística descritiva será, através dos dados coletados, avaliar se o Mercosul tem sido ou não o principal destino comercial da mesorregião Noroeste Paranaense.

 

TITULO: A CAPACIDADE DE GESTAO ORGANIZACIONAL: ESTUDO EM EMPRESAS DEPEQUENO E MÉDIO-PORTE

AUTOR: Fernanda Cristina Ferro

CURSO: Administracao

ORIENTADOR: Yeda Maria Pereira Pavão

RESUMO: O propósito desta pesquisa enseja apresentar as ideias e concepções que conduzirão a futura pesquisa a ser realizada no período de agosto de 2013 a julho de 2014 em empresas do setor de construção civil da COMCAM1. Pretende-se compreender a relação entre a capacidade de gestão organizacional e stakeholder-serving, bem como, as implicações intervenientes no meio em que se inserem. Assim, caracterizar as práticas estratégicas na gestão organizacional e as relações com stakeholder-serving. O levantamento dos dados será feito por meio de pesquisa exploratória e bibliográfica. A análise será realizada por meio do método survey. Intenta-se contribuir com sugestões alternativas, seguindo técnicas e métodos que se façam necessários para a melhoria do desempenho entre administração estratégica e os stakeholderserving.

 

TITULO: O REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO NO PARANÁ

AUTOR: Fernanda Reis Fernandes

CURSO: Turismo e Meio Ambiente

ORIENTADOR: Juliana Carolina Teixeira

RESUMO: Pesquisas apontam a problemática sobre o crescimento da população e do consumo e a geração de resíduos. Segundo Abreu (2001) lixo significa também muito desperdício de recursos naturais e energéticos para produzir “bens” de consumo. Para amenizar alguns impactos causados pela produção acelerada do lixo busca-se a realização de ações junto a órgãos públicos, população e empresas privadas. Exemplo disso é a coleta seletiva de lixo que destina boa parte dos materiais que podem ser reaproveitados para as cooperativas que selecionam e direcionam esse material para reciclagem. O objetivo dessa pesquisa, portanto, é avaliar o reaproveitamento e destino do material recolhido pela empresa seleta em Campo Mourão no Paraná, após triagem nas Associações. A metodologia de pesquisa está composta de pesquisa bibliográfica e o levantamento de dados em pesquisa de campo com entrevistas semiestruturadas, questionários e observações sistemáticas.

 

TITULO: CONHECIMENTOS PARA SABER ENSINAR CONTABILIDADE: ESTUDO COM PROFESSORES INICIANTES DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

AUTOR: Graziela Aparecida Ferreira

CURSO: Ciências Contábeis

ORIENTADOR: Marcelo Marchine Ferreira

RESUMO: Esta pesquisa se insere no campo da Docência no Ensino Superior, especificamente sobre o ensino de Ciências Contábeis. Seu objetivo consiste em compreender como professores em início de carreira em Ciências Contábeis se tornam professores e aprendem a ensinar no Ensino Superior; especificamente busca descrever as trajetórias pessoais e profissionais (docentes e não docentes) dos professores a serem investigados; identificar seus percursos formativos formais e não formais relacionados ao aprendizado da docência no ensino superior e descrever os significados que os professores atribuem a “ser professor no ensino superior”, “aprender a ensinar” e “ensinar”. Metodologicamente terá caráter qualitativo com coleta de dados baseada em questionários semi-estruturados e entrevistas em profundidade. Espera-se que os resultados contribuam com o aprofundamento de conhecimentos sobre como professores que iniciam na carreira docente no ensino superior constroem os saberes necessários para “ensinar” e “ser professor” universitário.

 

TITULO: O TURISMO NA PÓS –GRADUAÇÃO: LEVANTAMENTO E AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA DAS PESQUISAS DOS CURSOS DE MESTRADO EM TURISMO COM ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO

AUTOR: Guilherme Junges Leme

CURSO: Turismo e Meio Ambiente

ORIENTADOR: Larissa de Mattos Alves

RESUMO: Este trabalho tem volta-se aos mestrados em turismo com nota superior a três conferida pela CAPES, especificamente as Universidades que oferecem como área de concentração de seus programas a questão do Desenvolvimento: Universidade de Caxias do Sul,  Universidade de Brasília e Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Previamente será necessária contextualização bibliográfica sobre as temáticas universidades, pesquisa e desenvolvimento. Considerações sobre aspectos históricos do planejamento, políticas e crescimento da atividade turística serão relevantes para compreender o contexto histórico em as dissertações foram elaboradas. Posteriormente, este trabalho terá como foco detalhada avaliação dos programas, pesquisadores e características específicas de cada uma das 144 dissertações. Pretende-se avaliar as pesquisas quanto às bibliografias, procedimentos, recortes espaciais, tipos e modalidades de turismo abordadas

 

TITULO: A RELAÇÃO ENTRE A GESTÃO ORGANIZACIONAL E A FORMULAÇÃOESTRATÉGICA: ESTUDO EM EMPRESAS DE PEQUENO E MÉDIO-PORTE

AUTOR: Janaina Thalita Coluci Pelisser

CURSO: Administração

ORIENTADOR: Yeda Maria Pereira Pavão

RESUMO: O proposito desta pesquisa culmina em apresentar as ideias e concepções que conduzirão a futura pesquisa a ser realizada no período de agosto de 2013 a julho de 2014 em empresas do setor de construção civil da COMCAM. Pretende-se avaliar a relação da gestão organizacional e a formulação estratégica, bem como as implicações intervenientes no meio em que se inserem. Assim, caracterizar as praticas estratégicas na gestão organizacional e as relações e impactos no seu desempenho. O levantamento dos dados será feito por meio de pesquisa exploratória e bibliográfica. A análise será realizada por meio do métodos que se façam necessários para a melhoria do desempenho entre administração estratégica e a gestão organizacional

 

TITULO: AVALIAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DO MERCOSUL PARA A BALANÇA COMERCIAL DA MESORREGIÃO NORTE PIONEIRO PARANAENSE NO PERÍODO QUE SE ESTENDE DE 2003 A 2012.

AUTOR: Joicy Mayara Leite

CURSO: Economia

ORIENTADOR: Luciana Aparecida Bastos

RESUMO: O projeto tem como objetivo avaliar a importância do Mercosul como destino das exportações e origem das importações da mesorregião Norte Pioneiro Paranaense, no período de 2003 a 2012. O intuito é verificar se essa mesorregião tem aproveitado as vantagens oferecidas pelo Mercosul, a saber: tarifa zero e a proximidade geográfica do Estado do Paraná para expandir seu comércio com os países-membros do Mercosul. A metodologia do trabalho irá abranger uma análise qualitativa histórica das Teorias de Integração, bem como do processo de formação do bloco e sua evolução, a partir da análise de estudiosos da Integração Latino-Americana e do Mercosul, tais como: (AMARAL,2007; BASTOS,2009; COGGIOLA,2004;  MACHADO,2000), entre outros. Além disso, incluirá uma análise quantitativa de estatística descritiva de dados macroeconômicos e comerciais coletados das principais economias da mesorregião selecionada.

 

TITULO: POSSIBILIDADES E IMPASSES PARA O AVANÇO DO TURISMO RURAL COMO ALTERNATIVA DE RENDA PARA A AGRICULTURA DE BASE FAMILIAR

AUTOR: Josemara Marques Dos Reis

CURSO: Turismo e Meio Ambiente

ORIENTADOR: Juliana Carolina Teixeira

RESUMO: Em meio à crescente urbanização do campo brasileiro, o turismo rural, vem sendo apontado como atividade não agrícola capaz de fomentar e diversificar a agricultura de base familiar. O poder público, nesse sentido, estimula a criação de políticas públicas para o segmento. É crescente a criação e execução de projetos, que se esforçam para promover o turismo e, adquirir dele riquezas capazes de amenizar os baixos índices de desenvolvimento. Baseada nesses pressupostos, a presente pesquisa, tem como objetivo identificar as possibilidades e os impasses do avanço do turismo rural como alternativa de renda para os agricultores de base familiar nos municípios de Moreira Sales e Janiópolis no Estado do Paraná. A metodologia de pesquisa está composta de pesquisa bibliográfica e o levantamento de dados em pesquisa de campo com entrevistas semiestruturadas e observações sistemáticas.

 

TITULO: ESTUDO SOBRE O ARRANJO PRODUTIVO LOCAL (APL) DE INSUMOS E EQUIPAMENTOS MÉDICOS, ODONTOLÓGICOS E HOSPITALARES DE CAMPO MOURÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO-PR E REGIÃO

AUTOR: Josimari de Brito Morigi

CURSO: Administração

ORIENTADOR: Adalberto Dias de Souza

RESUMO: O objetivo principal deste estudo é fazer uma caracterização do Arranjo produtivo Local de Insumos e Equipamentos Médicos, Odontológicos e Hospitalares de Campo Mourão - PR, bem como verificar o comportamento e as inter-relações das empresas que fazem parte do mesmo. Visando identificar qual a importância de uma rede APL para o fortalecimento das empresas de pequeno porte e, quais os benefícios socioeconômicos fornecidos pela rede para a população local e regional. Os procedimentos metodológicos adotados para a pesquisa estão divididos em duas etapas. Na primeira etapa será realizado um levantamento bibliográfico em livros, teses, dissertações, artigos, relatórios técnicos e diagnósticos setoriais que tratam sobre Arranjo Produtivo Local. Na segunda etapa será realizado o levantamento de dados junto a Fundação Educere, e levantamento de dados quantitativos junto ao IPARDES. Também serão realizadas entrevistas e aplicação de questionários com representantes de empresas ou entidades que fazem parte do aglomerado. 

 

TITULO: AVALIAÇÃO CONTINGENTE DA DEMANDA TURÍSTICA DO PARQUE DO INGÁ, MARINGÁ - PR.

AUTOR: Kassio André Schmidt

CURSO: Turismo e Meio Ambiente

ORIENTADOR: Francisco Carlos Bocato Jr

RESUMO: Os grandes centros urbanos têm sofrido perdas significativas de áreas verdes, tornando-as escassas para o lazer e ao bem estar das populações que delas se utilizam. Mas, conciliar necessidades da população com a conservação ambiental desses espaços, em especial os de caráter público, é um desafio para os gestores em face à crescente urbanização das cidades e às diferenças sócio-econômicas que contribuem significativamente para o aumento da pressão antropogênica que compete com os locais destinados a este fim. O Parque do Ingá proporciona muitas funções que, direta ou indiretamente contribuem para a promoção do bem-estar humano. Nesse sentido, este ativo natural possui valor de uso direto devido ao seu potencial recreativo. Assim, o objetivo deste projeto é caracterizar a demanda turística do Parque do Ingá utilizando o Método de Avaliação Contingente (MAC).

 

TITULO: ENSINO MÉDIO E ENSINO SUPERIOR: DIVERGÊNCIAS E CONVERGÊNCIAS EM CAMPO MOURÃO/PR

AUTOR: Leomar Veloso

CURSO: Turismo e Meio Ambiente

ORIENTADOR: Larissa de Mattos Alves

RESUMO: O presente trabalho tem por finalidade identificar e avaliar os conhecimentos dos estudantes do ensino médio de Campo Mourão - PR sobre o ensino superior. Para este estudo foi selecionada como amostra três colégio Estaduais: Antônio Teodoro de Oliveira, Vinícius de Moraes e Ivone Castanharo. O trabalho partirá de esclarecimentos teórico-conceituais sobre o ensino no Brasil, abordando aspectos históricos e a organização do mesmo no País. Os documentos serão indispensáveis para compreender as normas e parâmetros do ensino superior e médio. Para o aprofundamento dos dados será indispensável o contato com coordenadores de ensino das escolas. Além das entrevistas com os responsáveis, a abordagem direta com os estudantes do ensino médio é determinante nesse estudo. Após sua aplicação e tratamento dos dados coletados será possível identificar a compreensão que os estudantes mourãoenses têm sobre o que as instituições de ensino superior. 

 

TITULO: A RELAÇÃO E POSSÍVEL INFLUÊNCIA DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB) NO CRESCIMENTO ECONOMICO DO MUNICIPIO DE CAMPO MOURÃO

AUTOR: Luciano Garcia Ramos

CURSO: Economia

ORIENTADOR: João Carlos Lenonello

RESUMO: Este projeto tem por objetivo analisar a relação e possível influência que o crescimento econômico do município de Campo Mourão tem sobre o  IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica  dentro do município Campo Mourão. O indicie de desenvolvimento da educação básica é um parâmetro usado para medir, através de exames, o desenvolvimento que o aluno possui dentro da etapa básica da educação, esse indicador propõe mostrar a eficácia do ensino na escola publica e o desenvolvimento do aluno. A proposta desse trabalho é mostrar como o crescimento ecônomo  influência  o IDEB , pois este reflete a melhoria do ensino, vindo colaborar para o crescimento humano e principalmente para o crescimento econômico de uma região.  Para fundamentação teórica e metodologia de pesquisa nos embasaremos em dados estatísticos fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) bem como Ministério da Educação e Cultura (MEC) além das teorias Dias/Dias (1999), Mankin (2007), Carvalho e Souza (1999), Schultz (1973), entre outros. Os resultados pretendidos são reconhecer que o IDEB tem grande influencia no crescimento econômico do município de Campo Mourão além de ser importante e determinante no desenvolvimento do município.

 

TITULO: POSSIBILIDADES E IMPASSES PARA O AVANÇO DO TURISMO RURAL COMO ALTERNATIVA DE RENDA PARA OS AGRICULTORES DE BASE FAMILIAR

AUTOR: Lucimara da Rosa Santos

CURSO: Turismo e Meio Ambiente

ORIENTADOR: Juliana Carolina Teixeira

RESUMO: Em meio à crescente urbanização do campo brasileiro, o turismo rural, vem sendo apontado como atividade não agrícola capaz de fomentar e diversificar a agricultura de base familiar. O poder público, nesse sentido, estimula a criação de políticas públicas para o segmento. É crescente a criação e execução de projetos, que se esforçam para promover o turismo e, adquirir dele riquezas capazes de amenizar os baixos índices de desenvolvimento. Baseada nesses pressupostos, a presente pesquisa, tem como objetivo identificar as possibilidades e os impasses do avanço do turismo rural como alternativa de renda para os agricultores de base familiar nos municípios de Goioerê e Quarto Centenário no Estado do Paraná. A metodologia de pesquisa está composta de pesquisa bibliográfica e o levantamento de dados em pesquisa de campo com entrevistas semiestruturadas e observações sistemáticas.

 

TITULO: CONHECIMENTOS SOBRE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO QUE ESTRUTURAM O “SABER ENSINAR” DE PROFESSORES DE CONTABILIDADE.

AUTOR: Marya Carolline Santos Modaelli

CURSO: Ciências Contábeis

ORIENTADOR: Marcelo Marchine Ferreira

RESUMO: Esta pesquisa se insere no campo da Docência no Ensino Superior, especificamente sobre o ensino de Ciências Contábeis. Seu objetivo consiste em identificar que métodos e técnicas de ensino estruturam o saber ensinar de professores de Ciências Contábeis; especificamente busca identificar as trajetórias de vida e profissional dos professores objetos da pesquisa; Identificar os saberes docentes presentes nas práticas educativas dos professores de Ciências Contábeis; e Identificar como professores de Ciências Contábeis compreendem "métodos" e "técnicas" de ensino e quais estão presentes em suas práticas docentes. Metodologicamente terá caráter qualitativo com coleta de dados baseada em questionários semi-estruturados e entrevistas em profundidade. Espera-se que os resultados contribuam com o aprofundamento de conhecimentos sobre quais métodos e técnicas de ensino professores de contabilidade estruturam seu “saber ensinar”.

 

TITULO: AVALIAÇÃO CONTIGENTE DA DEMANDA TURÍSTICA DO PARQUE JOAQUIM TEODÓRO DE OLIVEIRA, CAMPO MOURÃO - PR

AUTOR: Michele dos Santos

CURSO: Turismo e Meio Ambiente

ORIENTADOR: Francisco Carlos Bocato Jr

RESUMO: Os centros urbanos têm sofrido perdas significativas de áreas verdes, tornando-as escassas para o lazer e ao bem estar das populações que delas se utilizam. Mas, conciliar necessidades da população com a conservação ambiental desses espaços, em especial os de caráter público, é um desafio para os gestores em face à crescente urbanização das cidades e às diferenças sócio-econômicas que contribuem significativamente para o aumento da pressão antropogênica que compete com os locais destinados a este fim. O Parque do Joaquim Teodoro de Oliveira (Parque do Lago) proporciona muitas funções que, direta ou indiretamente contribuem para a promoção do bem-estar humano. Nesse sentido, este ativo natural possui valor de uso direto devido ao seu potencial recreativo. Assim, o objetivo deste projeto é caracterizar a demanda turística do Parque do Lago utilizando o Método de Avaliação Contingente (MAC).

 

TITULO: A IMPORTÂNCIA DO CAPITAL HUMANO PARA O CRESCIMENTO ECONÔMICO

AUTOR: Mirian Tomiato Pereira

CURSO: Economia

ORIENTADOR: Janete Leige Lopes

RESUMO: A evolução dos estudos inerentes ao fator humano na produção industrial cresce e se diversifica no período de 1913 e 1920. É nesse momento que se observa a importância do comportamento humano no trabalho, enfatizando o papel elástico do capital e os impactos na economia como um todo. Desse modo, muitos pesquisadores têm destacado a importância do capital humano para o crescimento e desenvolvimento das nações principalmente com o incremento da variável educação, assim, a escolaridade esta associada ao crescimento econômico dentro da teoria do capital humano. Por essas razões o objetivo da presente pesquisa é destacar a relação entre capital humano e crescimento econômico, sob a perspectiva da educação. Para se efetuar este estudo os métodos a serem empregados são a análise qualitativa, exploratória e comparativa, e a pesquisa bibliográfica, a partir da análise minuciosa das informações.

 

TITULO: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NA INDÚSTRIA BRASILEIRA: PRINCIPAIS POLÍTICAS PÚBLICAS E DESEMPENHO RECENTE DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL POR INTENSIDADE TECNOLÓGICA

AUTOR: Rodrigo Monteiro da Silva

CURSO: Economia

ORIENTADOR: Tatiana Diair Lourenzi Franco Rosa

RESUMO: A inovação tecnológica tem sido objeto central de diversos estudos, já que impulsiona a produção das empresas, e está associada ao crescimento e desenvolvimento dos países. O presente projeto de pesquisa tem como objetivo principal fazer um estudo do desempenho da indústria de transformação do Brasil, por intensidade tecnológica, no período de 2003 a 2012. Para tanto, pretende-se utilizar a pesquisa bibliográfica para o estudo do papel da tecnologia na evolução do pensamento econômico, e das principais políticas públicas implementadas pelo governo federal, nos últimos anos.  Também é pretendida uma análise estatística descritiva, a partir de dados da produção industrial disponibilizados pela Pesquisa Industrial Mensal, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e pelo Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI).

 

TITULO: VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE CRIADOURO E ABATEDOURO DE FRANGOS TIPO CAIPIRA NA PROPRIEDADE N. SR.ª APARECIDA NO MUNICIPIO DE ARARUNA/PR

AUTOR: Rodrigo Rubio Sangaleti

CURSO: Engenharia de Produção

ORIENTADOR: João Carlos Leonello

RESUMO: A propriedade N. Sr.ª Aparecida possui uma área de 25 alqueires, na qual sua produção é puramente agrícola, onde são produzidos: soja, milho, aveia e mandioca, e entregues nas cooperativas. O objetivo deste projeto é de demonstrar a viabilidade da implantação de um criadouro e abatedouro de frangos caipiras, e como isso acarretaria no aumento da renda familiar, e o desenvolvimento da região, incentivando muito produtores a saírem da informalidade de produzirem alimentos como leite, queijo e frango sem certificação. A metodologia empregada no desenvolvimento do projeto se da por meio de pesquisas bibliográficas, analises da pesquisa de mercado realizadas no decorrer do projeto, e posteriormente a utilização do método dedutivo onde as atividades a serem desempenhadas serão analisadas com a aplicação do método quantitativo na interpretação dos dados primários e secundários, levando a conclusões qualitativas.

 

TITULO: AVALIAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DO MERCOSUL PARA A BALANÇA COMERCIAL DA MESOREGIÃO CENTRO - SUL NO PERIODO DE 2003 À 2012.

AUTOR: Solange Soares Cardoso

CURSO: Ciências Econômicas

ORIENTADOR: Luciana Aparecida Bastos

RESUMO: O principal objetivo deste trabalho tem por base avaliar a importância do mercossul como destino das importações e exportações da mesorregião centro sul Paranaense, no periodo de 2003 á 2012. O foco é verificar se essa messoregião tem aproveitado as vantagens oferecidas pelo mercossul, que são elas: livre comércio, inexistência de tarifa alfandegaria e proximidade geográfica para expandir as negociações e unificação das transações comerciais. A metodologia empregada será a análise qualitativa e descritiva histórica compreendendo um estudo das teorias da integração  e da formação do Mercosul, a partir da análise de estudiosos da integração latino- americana e do MERCOSUL, entre outros, que formalizará a fundamentação teórica desta pesquisa. Também será realizada uma análise quantitativa de estatistica descritiva de dados coletados na balança comercial da mesoregião em foco, a fim de observar a importância do Mercosul para o incremento da balança comercial dessa mesorregião, no período selecionado.

 

TITULO: ESTUDO APLICADO SOBRE ESTRUTURAÇÃO DE BASE DE CONTROLES INTERNOS EM PEQUENOS NEGÓCIOS.

AUTOR: Tamyres Santos de Farias

CURSO: Ciências Contábeis

ORIENTADOR: Marcelo Marchine Ferreira

RESUMO: Pequenos negócios possuem grande representatividade econômica e social dado o potencial de empregabilidade que possuem. Porém, os pequenos negócios são carentes de recursos financeiros, humanos, tecnológicos e informacionais. Em função da competitividade presente no mercado como um todo garante a sobrevivência os pequenos negócios que tiverem um processo de gestão com base numa estrutura mínima formalizada de controle interno. O presente estudo tem como objetivo estruturar uma base de controles internos necessária em um pequeno negócio do segmento de papelaria situado na cidade de Nova Cantu-Pr, de forma que atenda adequadamente a realização de suas operações e a consequente geração de informações. Será um estudo exploratório, baseado numa pesquisa qualitativa por meio de um estudo de caso. Os dados serão coletados através de pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas junto aos empreendedores e funcionários.

 

TITULO: A REVISÃO E A REESCRITA NO ENSINO SUPERIOR

AUTOR: Aline Miotti de Souza

CURSO: Letras

ORIENTADOR: Adriana Beloti

RESUMO: Ao trabalhar com produção textual escrita nas salas de aula, nos deparamos, algumas vezes, com dificuldades de escrita dos alunos. Nesse sentido, propomos a escrita como trabalho, com ênfase nas etapas de revisão e reescrita. Diante disso, analisaremos como os futuros professores de Língua Portuguesa fazem as correções de textos, qual a concepção de revisão textual que sustenta suas práticas. Utilizaremos, como material de análise, textos produzidos por alunos do 1º ano do Ensino Médio, de um Colégio Estadual de Campo Mourão. As correções serão realizadas pelos alunos do 4º ano do curso de Letras da Unespar/Fecilcam, a fim de comparar e analisar os resultados obtidos antes dos estudos realizados sobre a correção textual e depois que houver os estudos, análise e reflexão sobre os tipos de correções textuais e suas influências na revisão e reescrita dos estudantes. O suporte teórico será, em especial, nos trabalhos de Ruiz (2010), Jesus (2004) e Menegassi (2010).

 

TITULO: A REPRESENTAÇÃO DO COMPLEXO UNIVERSO FEMININO NOS CONTOS DE MARINA COLASANTI

AUTOR: Elaine Aparecida Gonçalves Moreira

CURSO: Letras

ORIENTADOR: Wilma Coqueiro dos Santos

RESUMO: Esse projeto objetiva refletir sobre a perspectiva da representação identitária feminina nos contos da escritora contemporânea Marina Colasanti “Leite da Mulher Amada”, “Prova de Amor” e “Para que ninguém a quisesse”, que integram a coletânea Contos de amor rasgados, de 1986. As protagonistas destes contos são mulheres complexas devido à transição que se dá pela busca do rompimento com valores patriarcais e, ao mesmo tempo, a submissão ao domínio masculino. A análise se respalda em obras teóricas de críticas feministas como, entre outras, Showalter(1986), Muzart (1995), Xavier(1998) e Zolin(2009).

 

TITULO: JORNAL NA SALA DE AULA: INSTRUMENTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA
A PRODUÇÃO ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS

AUTOR: Érica Fernanda Zavadovski Kalinovski

CURSO: Letras

ORIENTADOR: Elisabeth Labes

RESUMO: Nossa proposta de pesquisa é a de fazer uma abordagem dos gêneros discursivos no contexto educativo escolar, de forma a buscar propostas para amenizar certas dificuldades recorrentes ao tratar do ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa, especialmente nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Isto posto, vamos nos pautar, sobretudo, na teoria sobre os gêneros de Bakhtin, a partir da concepção interacionista de linguagem – que vem sendo cada vez mais difundida pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa.  Para tanto, utilizaremos o campo jornalístico como enfoque analítico, a fim de sugerir uma proposta de produção de jornal a alunos de 5º ano da educação básica, de modo a proporcionar o desenvolvimento linguístico, comunicativo, crítico e reflexivo dos estudantes, além de promover a interdisciplinaridade, visto que o jornal trabalha com diferentes formas de textos e discursos e, assim, dispõe de vários conteúdos, possibilitando, portanto, a efetivação de nossa proposta pedagógica

 

TITULO: AS ATIVIDADES DE PRODUÇÃO ESCRITA (WRITING) COMO INSTRUMENTOS POSSÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO PARA O FUTURO PROFESSOR DE INGLÊS

AUTOR: Evandro Carlos Terceiro

CURSO: Letras

ORIENTADOR: Maria Izabel Rodrigues Tognato

RESUMO: Este trabalho objetiva investigar o desenvolvimento do futuro professor de Língua Inglesa por meio de algumas produções escritas produzidas por acadêmicos do primeiro ano de letras de uma universidade do interior do Estado do Paraná, com base nos conteúdos de um livro didático utilizado ao longo do ano, e de questionários. Para isso,  fundamentamos nosso estudo nos pressupostos teórico-metodológicos do Internacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 1999/2007,  2008) e do ensino de gêneros (SCHNEUWLY E DOLZ, 2004).  Em relação aos procedimentos metodológicos, identificaremos: a) as características das atividades de produção escrita do livro didático estudado e quais gêneros elas abordam; b) as dificuldades e índices de desenvolvimento nas produções escritas dos acadêmicos; e, c) as contribuições que o material didático oferece para a formação inicial do futuro professor de Língua Inglesa, mais especificamente, em relação à produção escrita.

 

TITULO: AUTORRETRATO, UM OLHAR PARA SI: ANÁLISES COMPARADAS DE POEMAS E PINTURAS

AUTOR: Hilquias Eufrásio Stirle

CURSO: Letras

ORIENTADOR: Mônica Socio Fernandes

RESUMO: Esse projeto visa o estudo do autorretrato sob uma nova perspectiva, estabelecendo relações comparativas entre poemas e pinturas que tratam dessa temática. O autorretrato é uma forma de registro em que o modelo é o próprio artista; assim, é um importante meio para se desvendar questões concernentes à personalidade de seu criador, chegando a revelar seu contexto de vida, seus valores e sua visão de mundo. Baseado nos pressupostos da literatura comparada, nos estudos de Carvalhal (1986) e Nitrini (2010), buscamos estabelecer o confronto entre essas diferentes expressões artísticas (poesia e pintura), visando refletir sobre as relações intertextuais que estabelecem entre si. A intertextualidade, originária das noções dialógicas de Bakhtin, tem contribuído para os estudos comparados, promovendo a aproximação de temas semelhantes em análises que atingem aspectos profundos no entendimento das criações artísticas.

 

TITULO: A CONFIGURAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA NORTEADA PELO LETRAMENTO

AUTOR: Ilana Cecília Galicki de Campos

CURSO: Letras

ORIENTADOR: Edcleia Aparecida Basso

RESUMO: Partimos do pressuposto que aprender e ensinar uma língua estrangeira devem ser tarefas diferentes do que aquelas requeridas pela língua materna. Assim, objetivamos com este projeto, a pesquisa e reflexão sobre o ensino e aprendizagem de Português como Língua Estrangeira, norteada pelas noções de Letramento e apoiada na teoria histórico-cultural vygotskiana. Para tanto, analisaremos as concepções de linguagem, cultura e sociedade e as consequentes metodologias utilizadas em materiais didáticos para o ensino desta língua disponíveis no mercado, para, finalmente, entrever a possibilidade da construção ou complementação de materiais para o ensino de PLE norteada pelo letramento, oferecendo aos alunos de PLE a oportunidade de aprender e vivenciar a língua e cultura do Brasil de maneira mais crítica e significativa.

 

TITULO: AS CHARGES E CARTUNS COMO FERRAMENTAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA NO CONTEXTO DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS

AUTOR: Karoline Figueiredo Magalhães

CURSO: Letras

ORIENTADOR: Maria Izabel Rodrigues Tognato

RESUMO: Essa pesquisa visa a investigar a aplicabilidade de charges e cartuns no ensino de Língua Inglesa, no contexto de Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas, como ferramenta para o ensino e aprendizagem desta língua estrangeira. Para isso, nosso estudo ancora-se nos aportes teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 1999/2007,  2008), do ensino de gêneros e das capacidades de linguagem (BAKTHIN, 2003; SCHNEUWLY E DOLZ, 2004). Quanto aos procedimentos metodológicos: a) desenvolveremos um estudo bibliográfico sobre o tema proposto, suas limitações e contribuições; b) investigaremos as características constitutivas das charges e cartuns como gêneros textuais; e, c) elaboraremos e aplicaremos algumas atividades com os gêneros charges e cartuns no Ensino Médio para discutirmos sobre sua aplicabilidade.

 

TITULO: REPRESENTAÇÃO DO FEMININO E MASCARAMENTO SOCIAL NO ROMANCE REUNIÃO DE FAMÍLIA, DE LYA LUFT

AUTOR: Márcia André Ramos

CURSO: Letras

ORIENTADOR: Wilma dos Santos Coqueiro

RESUMO: Com o presente trabalho, pretende-se analisar o lugar ocupado pela mulher na sociedade atual, por meio da análise do romance Reunião de família de Lya Luft, publicado em 1982, que juntamente com As parceiras (1980) e A asa esquerda do anjo (1981) formam uma trilogia familiar que denuncia, de forma veemente, a hipocrisia e desamor presentes nas relações familiares. Pretende-se, ainda, fazer uma breve reflexão sobre a relação entre literatura feminina e o cânone literário. Na obra, os personagens são seres infelizes, que cresceram sem amor e cheios de contradições, obrigados a aprender como se portar diante da sociedade. A análise respalda-se em estudos teóricos sobre a relação entre o cânone literário e a literatura de autoria feminina, como, entre outros, Bloom (2001), Reis (1990), Xavier (1999) e Zolin (2009).

 

TITULO: A CRIAÇÃO CULTURAL CONTRAPONDO AS DÉCADAS DOS ANOS DE 1980 E DOS ANOS DE 2000: UMA CANÇÃO DE RENATO RUSSO E UM CONTO DE MIGUEL SANCHES NETO

AUTOR: Marcos Flávio Bassi

CURSO: Letras

ORIENTADOR: Wilma dos Santos Coqueiro

RESUMO: O projeto a ser apresentado é construído sobre os aportes teóricos referenciados na literatura pós-moderna e tem como objetivo uma análise das possibilidades contraculturais em diálogos históricos que separam e unem as décadas dos anos de 1980 e dos anos de 2000. Partindo da concepção do crítico literário Antonio Candido de que há uma relação dialética entre literatura e sociedade, na qual uma influencia à outra, por meio da analise de duas produções culturais –música e conto – busca-se  a interação de  temas e a remissão de estigmas com que estes períodos acabaram sendo rotulados. Busca-se, assim, o  entendimento apropriado no qual  áreas de criação cultural diversas como a canção “Meninos e Meninas” de Renato Russo, gravada em 1989, pelo grupo Legião Urbana e o conto homônimo de Miguel Sanches Neto , publicado em 2009, teciam analises sobres temas e assuntos relevantes em cada período de cada obra, dentro da liberdade artística que os costumes vigentes propiciavam aos artistas. Desse modo, procura-se traçar  paralelos históricos e culturais dentro da poética do rock e outras manifestações de cultura, como a literária.

 

TITULO: ENTRE HAICAIS DE HELENA KOLODY E MARIO QUINTANA: UM ESTUDO COMPARADO

AUTOR: Rafael Zeferino de Souza

CURSO: Letras

ORIENTADOR: Mônica Luiza Socio Fernandes

RESUMO: Originário no Japão, o haicai é um poema composto por três versos que abordam, em linguagem sintética, uma pluralidade de sentidos. Suas características mais marcantes, ao longo do tempo, vêm sendo modificadas por alguns escritores. Estudar estes breves poemas e analisar comparativamente a produção dos haicais de Helena Kolody e de Mario Quintana é o foco central desta proposta. Para tanto, a base teórica voltada ao campo da Literatura Comparada, com estudos de Carvalhal (2003) e Nitrini (1997), é imprescindível. Também são referenciais para a pesquisa as contribuições de Candido (2006), Paz (1972) entre outros que se preocuparam com as abordagens sobre a compreensão e a análises de poemas.

 

TITULO: A REVISÃO E REESCRITA NO PROCESSO DA PRODUÇÃO TEXTUAL

AUTOR: Rakel Armelinda Welz

CURSO: Letras

ORIENTADOR: Adriana Beloti

RESUMO: O trabalho de produção textual escrita na escola é permeado, em geral, por várias dificuldades, correspondendo tanto à participação dos alunos quanto ao próprio encaminhamento feito pelo professor. Este trabalho objetiva compreender como o processo de revisão e reescrita podem ajudar no desenvolvimento da produção textual escrita dos alunos. Serão desenvolvidas atividades, com foco no processo de revisão e reescrita, em uma turma do Ensino Médio de uma escola pública de Juranda, a fim de comparar e analisar os resultados e as contribuições, de cada atividade realizada, para a formação dos estudantes enquanto sujeitos críticos e usuários da linguagem. Suporte teórico nos trabalhos de Sercundes (2004), Menegassi (2010) e Ruiz (2010).

 

TITULO: ESTUDO SOBRE PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA: REVISÃO DE TEXTOS E SUAS INFLUÊNCIAS NA REESCRITA TEXTUAL.

AUTOR: Taísa Martins Jordão

CURSO: Letras

ORIENTADOR: Adriana Beloti

RESUMO: Ao trabalhar com correção de textos na sala de aula pouco nos deparamos com os processos de revisão e reescrita dos textos dos alunos. Dessa forma, este trabalho objetiva compreender como acontece esse processo e os reflexos no desenvolvimento da escrita dos estudantes. Nesse sentido, realizaremos estudos com relação à revisão feita pelo professor, no momento da correção dos textos, analisando como as estratégias usadas influenciam na revisão e reescrita a serem feitas pelo estudante. Serão realizadas atividades de produção textual, com foco nos processos de revisão e reescrita, em uma turma do Ensino Médio de uma escola pública de Terra Boa. O suporte teórico será, em especial, nos trabalhos de Sercundes (2004) e Ruiz (2010).

 

TITULO: PRODUÇÃO DE GRAFITA COM A UTILIZAÇÃO DE CARVÃO VEGETAL COMO MATÉRIA-PRIMA

AUTOR: Arthur Maffei Angelotti

CURSO: Engenharia de Produção

ORIENTADOR: Nabi Assad Filho

RESUMO: Com o intuito de estudar e aplicar métodos alternativos para a produção de grafita, o projeto elaborado terá como finalidade a fabricação de grafita sintética, utilizando o carvão vegetal como matéria-prima. Para isso, será realizado uma revisão de literatura sobre a fabricação da grafita sintética, e após as pesquisas serão realizados procedimentos laboratoriais, onde o carvão vegetal será triturado, purificado, misturado a um ligante e aquecido, para a obtenção do produto acabado. Serão feitas comparações entre a grafita natural e a grafita sintética, de modo que a grafita sintética possa ser melhorada a cada processo, para que a mesma obtenha características semelhantes a da grafita natural. Para a elaboração do trabalho serão utilizados os métodos de abordagem dedutivos, estudos laboratoriais e métodos de procedimentos estatísticos.

 

TITULO: PRODUÇÃO DE PLÁSTICO BIODEGRADAVEL A BASE DE AMIDO MODIFICADO.

AUTOR: Bruna dos Santos

CURSO: Engenharia de Produção

ORIENTADOR: Tânia Maria Coelho

RESUMO: Obter plásticos biodegradáveis com características de um polietileno para utilização comercial é um dos desafios na atualidade. Sendo assim o objetivo desse trabalho é estabelecer uma maneira para produzir um polietileno aditivado a base de amido termoplástico com capacidade de permeabilização e estabilidade garantida, a partir de recursos renováveis de baixo custo, para serem empregados nas indústrias de plásticos. Ressaltando a ampla utilização do polietileno e a diversidade de produtos sua decomposição alonga-se de 100 a 500 anos, enquanto o plástico biodegradável possui degradação mais rápida agredindo menos o meio ambiente.

 

TITULO: PRODUÇÃO DE AMIDO MODIFICADO OXIDADO COM CARACTERÍSTICAS HIDROFÓBICAS E SUA APLICAÇÃO NA INDÚSTRIA

AUTOR: Fernando Henrique Lermen

CURSO: Engenharia de Produção

ORIENTADOR: Tania Maria Coelho Piloto

RESUMO: É comum ocorrerem perdas na qualidade dos testes do papel devido a inevitável exposição do produto acabado a umidade relativa do ar. Esse contato influencia de forma direta na boa qualidade do papel e, ao ter contato com umidade relativa do ar alta, ocorrem perdas e diminuem a capacidade de aguentar peso. Com o intuito de evitar tais perdas este projeto expõe uma técnica de produção de um composto, feito a partir de amido comum, capaz de evitar que o vapor de água penetre no papel facilmente evitando a sua degradação, e proporcionando melhor qualidade. Trata-se de um amido com duas modificações sendo uma por oxidação e outra por hidrofobia onde esta modificação se faz necessária para que o papel seja resistente a umidade, permitindo que o mesmo baixe sua viscosidade, aumente sua flexibilidade e adquira uma qualidade semi-impermeável. O amido modificado será aplicado em papéis, adquiridos na indústria papeleira Cristo Rei, e no mesmo local realizaremos os testes de Coob, Umidade, Gramatura, CMT e RCT. Para a elaboração do trabalho serão utilizados os métodos de abordagem dedutivos, estudos laboratoriais e métodos de procedimentos estatísticos.

 

TITULO: L DOS PRODUTORES E FORMAS DE COMERCIALIZAÇÃO DO LEITE NO MUNICÍPIO DE ARARUNA-PR

AUTOR: Igor Felipe Gomes

CURSO: Engenharia de Produção

ORIENTADOR: Andrea Machado Groff

RESUMO: De acordo com o IBGE, no Brasil apenas 1,2% dos municípios não produzem leite. Entre os 98,8% está o município de Araruna, no Paraná, que produziu em média 9.590 litros de leite por dia em 2012. Os produtores de leite podem ser classificados como especializados - grandes proprietários que produzem o leite como principal fonte de renda e o vendem para agroindústrias, caracterizando os produtores formais - e não especializados - pequenos produtores, que não possuem o leite como principal fonte de renda e comercializam sua produção, geralmente, diretamente com os consumidores, caracterizando os produtores informais. Por meio de uma entrevista estruturada, este projeto tem como objetivo caracterizar o perfil dos produtores de leite e as formas como eles comercializam o leite no município de Araruna. Esta entrevista será estruturada a fim de identificar determinadas características do produtor rural, da propriedade, do trabalho quais e da comercialização do produto.

 

TITULO: APLICABILIDADE DE UMA FERRAMENTA DE QUALIDADE PARA GARANTIR MELHORIAS EM UMA PROPRIEDADE RURAL

AUTOR: Juliano Ferreira Lima

CURSO: Engenharia de Produção

ORIENTADOR: Andréa Machado Groff

RESUMO: A atividade leiteira é um ramo agroindustrial que têm alcançado destaque mundial a cada ano. No Brasil, a produção regional aumenta anualmente, tornando o país um dos maiores produtores do mundo. Com isso, faz-se necessário a inserção de parâmetros mais rígidos referente a qualidade do leite. O emprego de conceitos de qualidade em processos de produção iniciou-se como forma de diferenciação dos produtos desde a Revolução Industrial, com isso, criou-se ferramentas para auxiliar a implantação desses conceitos. A pesquisa tem como objetivo avaliar a aplicabilidade de uma ferramenta de qualidade, denominada Programa 5S. Criado e sendo inicialmente aplicado no Japão, na década de 50, este Programa emprega cinco sensos: i) utilização; ii) ordenação; iii) limpeza; iv) saúde; v) auto-disciplina. Caracterizando-se principalmente pela sua simplicidade, o Programa aplica-se a qualquer ambiente, neste projeto, o objeto de pesquisa será em uma propriedade leiteira, auxiliando a empresa rural a adequar-se as normas e exigências de produção vigentes no Brasil.

 

TITULO: A CONFORMIDADE DOS TEMPOS DE ORDENHA EM PROPRIEDADES LEITEIRAS

AUTOR: Lorena Saviani Trentin

CURSO: Engenharia de Produção

ORIENTADOR: Andréa Machado Groff

RESUMO: O leite tem atingido grande produtividade em parâmetros mundiais, nacionais e estaduais, como é o caso do estado do Paraná, o qual ocupa o terceiro lugar no ranking e contribui com 11,7% do total produzido no Brasil. Por ser o alimento mais consumido mundialmente, seus consumidores tem se tornado cada vez mais exigentes quanto à qualidade do mesmo, qualidade esta adquirida por meio das boas práticas no manejo da ordenha entre elas a conformidade dos tempos. Além de estarem relacionadas com a qualidade, as boas práticas, aumentam a produtividade, tornam a ordenha mais eficiente e preservam a saúde do animal. Sendo assim, o presente projeto tem como objetivo avaliar a conformidade dos tempos envolvidos no processo de ordenha em propriedades leiteiras.

 
 

 

TITULO: DESENVOLVIMENTO DE UM AMIDO MODIFICADO PRÉ-GELATINIZADO PARA APLICAÇÃO NA INDÚSTRIA
AUTOR: Sabrina Chavarem Cardoso

CURSO: Engenharia de Produção

ORIENTADOR: Nabi Assad Filho

RESUMO: Produtos amiláceos têm despertado o interesse de pesquisadores e empresários devido à abundância com que o amido pode ser encontrado na natureza, o seu baixo custo e à sua acelerada digestibilidade. Com isso, surge a necessidade de desenvolvimento de produtos que apresentem características que facilitem o uso e aplicação dos amidos modificados nos mais variados segmentos industriais.  Com o intuito de atender a demanda na indústria, este projeto tem por finalidade desenvolver um amido modificado pré-gelatinizado que detenha as características necessárias para a elaboração de um produto final aceitável e competitivo perante o mercado consumidor. Para isso serão revisados os métodos de modificação de amidos pré-gelatinizados em pesquisas literárias; serão realizados experimentos laboratoriais para realizar a modificação do amido e testes de qualidade do produto final para posteriores melhorias. Para a elaboração do trabalho serão utilizados os métodos de abordagem dedutivos, estudos laboratoriais e métodos de procedimentos estatísticos.

 
Núcleo de Pesquisa Multidisciplinar

Links

Núcleo de Pesquisa Multidisciplinar
© 2017 Núcleo de Pesquisa Multidisciplinar