03/04/2013
 - Informações Turma PDE 2013 - SEED

Informações Turma PDE 2013

PREZADO PROFESSOR PDE 2013

O Programa de Desenvolvimento Educacional – Turma PDE 2013 inicia em 04 de fevereiro próximo. Nesta data, você, professor, estará oficialmente 100% afastado de suas atividades docentes iniciando seu processo formativo PDE.

É importante que, neste período, você se inteire do Programa por meio da leitura do DOCUMENTO SÍNTESE, cujo teor elucida a proposta e o Plano Integrado de Formação Continuada e seus eixos, bem como os diferenciais do PDE como Formação Continuada.

Outra atividade essencial é a navegação pelo ESPAÇO DO PDE NO PORTAL da Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Lá você encontrará, entre outras informações, os documentos de acompanhamento das atividades do Programa em cada período e a LEGISLAÇÃO que ampara a sua formação, bem como a revista CADERNOS PDE já com as publicações dos professores PDE 2007 e 2008. Em breve estarão disponíveis as publicações dos Professores PDE 2009 e 2010.

Você deverá também iniciar suas leituras e estudos, buscando referências a partir da LINHA DE ESTUDO pela qual você optou ao se inscrever no PDE. Com estas primeiras leituras, já será possível pensar no seu PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA, cuja estrutura também está disponível no espaço do PDE no Portal.

Para manter-se informado, não esqueça de acessar constantemente seu e-mail institucional ( Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo ), pois ele é o canal de comunicação entre você e o Representante do PDE no seu NRE. Caso não lembre desse endereço, entre em contato com o atendimento Fale Conosco do Portal (Formulário Alteração de Senha).

Ressaltamos que, mesmo durante o afastamento, a sua escola deve permanecer como seu ponto de referência, pois, em breve, você retornará e contará com seus pares e alunos para implementar seu Projeto. Assim, a participação na Semana Pedagógica é atividade obrigatória essencial para manter esse vínculo e demonstrar sua responsabilidade para com a educação. Nesta ocasião, é de suma importância que você apresente sua intenção de estudo e de intervenção na realidade escolar, ou seja, discuta com os profissionais da escola o problema que pretende investigar, ressaltando a relevância para o coletivo escolar.

É primordial que você conheça o PLANO INTEGRADO DE FORMAÇÃO CONTINUADA TURMA PDE 2013, lembrando que a definição de seu Orientador e o cronograma dos cursos que ocorrerão na Instituição de Ensino Superior/IES serão divulgados pela própria IES.
Seguindo a tendência da Seed em descentralizar os eventos, as primeiras atividades PDE (Aula Inaugural e I Seminário Integrador) serão realizados nos NREs, em datas a serem ainda confirmadas e divulgadas por estes, conforme previsão do CALENDÁRIO para essa Turma.

Desejamos êxito em seus estudos teórico-práticos e estimamos que as atividades desenvolvidas ao longo dos dois anos de sua participação no PDE colaborem para ampliar e aprofundar seus conhecimentos pedagógicos e específicos de sua área de formação, de modo a contribuir com a melhoria da qualidade de ensino das escolas da rede pública paranaense.


Cassiano Roberto Nascimento Ogliari
Coordenação Estadual do PDE
Última Atualização ( 03/04/2013 )
 
< Anterior