Revista Educação e Linguagens, Vol. 4, No 6 (2015)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

O TRABALHO DO PROFESSOR NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA DO ARTIGO DE OPINIÃO: O CASO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Luísa Álvares Pereira, Luciana Graça

Resumo


Este artigo explora a importância das ferramentas utilizadas pelo professor, no seu trabalho em sala de aula. O texto foi produzido no âmbito do grupo de investigação PROTEXTOS – Grupo de pesquisa na produção de textos, coordenado por Luísa Álvares Pereira e Luciana Graça (CIDTFF – Departamento de Educação da Universidade de Aveiro - Portugal), e do projeto de pós-doutoramento de Luciana Graça, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal (SFRH/BPD/75952/2011) e com supervisão científica de Luísa Álvares Pereira e Joaquim Dolz. De maneira mais específica, é analisado o papel transformador que uma sequência didática construída para o ensino da produção escrita de um artigo de opinião exerce sobre o próprio objeto efetivamente ensinado, in loco.

Texto Completo: PDF