Revista NUPEM, Vol. 5, No 8 (2013)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

À mesa com Alberto Manguel: contribuições da leitura literária na formação docente

Bruno Pires de Oliveira, Renata Cristina Oliveira Barrichelo Cunha

Resumo


A pesquisa teve como objetivo identificar, nos ensaios de Alberto Manguel, as funções da leitura e contribuições da leitura literária para a formação dos sujeitos e, em especial, relacionar as experiências de leitura ao desenvolvimento pessoal e profissional docente, extraindo lições para as práticas de formação inicial e continuada de professores. Com a sistematização das leituras das obras é possível afirmar que a literatura se faz indispensável nos processos formativos na medida em que promove, a partir da leitura criadora, autoconhecimento, consciência das relações com/no mundo e possibilidade de questionar e transformar a prática docente.

Texto Completo: PDF


ISSN 2175-7429 Print
ISSN 2176-7912 Online

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.