Revista Paranaense de Educação Matemática, Vol.6, No 11 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A PERSPECTIVA TEÓRICA DE DAVYDOV NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM OLHAR ANALÍTICO PARA TESES E DISSERTAÇÕES PRODUZIDAS NO BRASIL

Eloisa Rosotti Navarro, Leoni Malinoski Fillos

Resumo


Neste artigo são apresentados os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo mapear a produção acadêmica que trata de estudos sobre Davydov no ensino de Matemática, particularmente de dissertações e teses produzidas em programas de pós-graduação no Brasil. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, tipo estado do conhecimento, que buscou elucidar de que forma e em que condições essa produção tem se dado, as escolhas metodológicas dos autores, bem como os resultados obtidos e as contribuições para a Educação Matemática. Os dados foram coletados no banco de teses da Capes por meio de descritores relacionados ao nome Davydov e do descritor ensino desenvolvimental, a partir dos quais foram selecionados os trabalhos relacionados à área de Matemática. As informações são expostas por meio de diversos quadros, sendo discutidos, de forma mais detalhada, os estudos que se dedicaram a realizar experimentos formativos nas aulas de Matemática. Os resultados indicam que as pesquisas que se apoiam em Davydov são bastante recentes no Brasil, havendo um aumento progressivo dessas investigações e a concentração em alguns núcleos de pesquisa.  Esses estudos têm demonstrado a validade da teoria de ensino desenvolvimental na formação de conceitos teórico-científicos e na aprendizagem dos conteúdos matemáticos.

Texto Completo: PDF