Revista Paranaense de Educação Matemática, Vol.3, No.5 (2014)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NOS 4ºS E 5ºS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Késia Caroline Ramires Neves, Leila Pessôa Da Costa, Lilian Akemi Kato

Resumo


Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo, realizada com um grupo deprofessores dos 4ºs e 5ºs anos do Ensino Fundamental. O objetivo foi o de investigar o que sabiam essesprofessores sobre a resolução de problemas como estratégia metodológica no processo de ensino damatemática e as possíveis consequências na aprendizagem dos alunos. Dentre as motivações para estapesquisa destaca-se a avaliação da Prova Brasil, elaborada pelo INEP, cujo foco em matemática é naResolução de Problemas. Os resultados obtidos evidenciam o fato de que esses professores investigadosensinam sobre como resolver problemas ou para resolver problemas, ao invés de ensinar por meio daResolução de Problemas, com implicações na avaliação da Prova Brasil.

Texto Completo: PDF