Revista Paranaense de Educação Matemática, Vol.4, No.6 (2015)

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ANÁLISE DA EVASÃO EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA REDE FEDERAL DE ENSINO NOS SEUS PRIMEIROS CINCO ANOS DE IMPLANTAÇÃO

Josiane Ap. Miranda Rafael, Paula Reis de Miranda, Marcos Pavani de Carvalho

Resumo


Este artigo apresenta os dados de uma pesquisa realizada em um dos campi do Instituto Federalde Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas (IF Sudeste MG), que teve por objetivo estudarevasão de alunos no curso de Licenciatura em Matemática. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográficae pesquisa documental na Coordenação Geral de Assuntos e Registro Acadêmico (CGARA) do Campusem estudo, onde foram coletados dados dos alunos que ingressaram e evadiram do curso entre os anos de2008 e 2013. Os resultados mostram que quase a metade (48%) dos alunos ingressantes no curso evadiu,sendo que a maioria interrompeu os estudos ainda no primeiro ano da graduação. Os motivos apontadospelos alunos são: falta de tempo; dificuldades em conciliar trabalho e estudo; dúvidas quanto à escolhaprofissional; e falta de conhecimentos prévios.

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