Revista Paranaense de Educação Matemática, Vol.2, No.3 (2013)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E O ENSINO DE MATEMÁTICA

Laura Marisa Carnielo Calejón, Rosemary Aparecida Santiago

Resumo


Os resultados das avaliações estaduais, nacionais e internacionais do desempenho dos alunos da educação

básica em matemática apontam para a necessidade da melhoria da qualidade da educação no Brasil. Com

o objetivo de contribuir com o debate sobre a qualidade da educação, este artigo tem como tema central a

formação do professor e a proposição de novos cenários para o ensino de matemática. Analisamos os

fundamentos epistemológicos que sustentam esta formação, as diferentes concepções propostas para a

aprendizagem e as transformações ocorridas no campo da matemática. Para esta análise, consideramos

alguns documentos oficiais e o contexto resultante das transformações do ensino da matemática e suas

implicações na formação docente. Finalmente, sistematizamos os resultados encontrados em

investigações que sugerem novas possibilidades para o ensino da matemática.


Texto Completo: PDF

A Revista Paranaense de Educação Matemática, periódico semestral da Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão, está indexada nas seguintes bases de dados: