Grupos de Trabalhos

GT 1 - PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO E MOBILIDADE

RESUMO: A produção do espaço urbano é uma das temáticas que estão recebendo grande destaque na atualidade. As pesquisas elaboradas na área tem procurado compreender as profundas contradições que envolvem a realidade urbana e toda a sua complexidade. Os conflitos existentes no espaço urbano são inerentes a própria estrutura organizacional do modo de produção capitalista, cuja ação é norteada pelos interesses de reprodução ampliada do capital e resultam em profundas desigualdades sociais. Deste modo, o presente GT tem como objetivo principal promover o debate crítico e a troca de experiências entre pesquisadores que estudam temas afins, tais como: produção do espaço urbano, direito à cidade, segregação socioespacial urbana, expansão urbana, vazios urbanos, verticalização, problemas sociais urbanos, uso do solo urbano, mobilidade humana, mobilidade do consumo e mobilidade urbana, entre outros.

Coordenação:

  • Prof. Dr. Fábio Rodrigues da Costa (Unespar – campus de Campo Mourão)
  • Prof. Dr. Marcio Roberto Ghizzo (UTFPR – campus Apucarana)
  • Prof. Dr. Virgílio Manuel Pereira Bernardino (Unespar – campus de Paranavaí)

GT 2 - ÁREAS VERDES URBANAS

RESUMO: As áreas verdes urbanas sempre foram justificadas pelo seu potencial em proporcionar qualidade ambiental à população. Essas áreas interferem diretamente na qualidade de vida por meio das funções ecológico-ambiental, estética, paisagística, climática, psicológica e também recreativa que elas exercem para amenização das consequências negativas da urbanização. Dentre as áreas verdes urbanas estão às praças e os parques urbanos que ainda possuem relevância significativa para os moradores citadinos, principalmente no que tange ao reforço do ideário de qualidade de vida e ambiental, assim como novas alternativas de uso, apropriação, vivencia e sociabilidade. Diante disso, o GT áreas verdes urbanas proporcionam reflexões teóricas e metodológicas sobre a temática congregando profissionais de diferentes áreas do conhecimento.

Coordenação:

  • Prof. Dr. Marcos Clair Bovo (Unespar – Campus de Campo Mourão)
  • Prof. Dr. Carlos Roberto Loboda (UFU/FACIP)
  • Prof. Dra. Karin L. Hornes (Unioeste – Marechal Rondon)

GT 3 - PROBLEMÁTICA AMBIENTAL URBANA E SANEAMENTO BÁSICO

RESUMO: A expansão urbana sem o devido planejamento ocasiona a ocupação de áreas de risco, como encostas de morros, áreas de preservação permanente, áreas próximas a rios e os resultados podem ser catastróficos. Outro fator comum nas cidades é a compactação e a impermeabilização decorrente do asfaltamento, o que dificulta a infiltração da água no solo, prejudicando a recarga do lençol freático e agravando o escoamento superficial, podendo gerar o transporte de materiais indesejáveis e assoreando os corpos hídricos urbanos ou mesmo provocando alagamentos em regiões mais baixas. Nesse contexto este grupo de trabalho tem como objetivo envolver pesquisadores que tratam de questões voltadas a situação atual do saneamento ambiental com finalidade de melhorar as condições de vida da população, por meio de pesquisas associadas ao saneamento, abastecimento, saúde, coleta e tratamento de resíduos sólidos urbanos.

Coordenação:

  • Prof. Dr. Jefferson de Queiroz Crispim (Unespar - campus de Campo Mourão)
  • Prof.ª Dr.ª Tamara Van Kaick (UTFPR - campus de Curitiba)
  • Prof. Dr. Oseias Cardoso (Unespar - campus de Campo Mourão)
  • Prof. Mestre - José Antônio da Rocha (Unespar - campus de Campo Mourão)

GT 4 - PLANEJAMENTO URBANO E POLÍTICAS PÚBLICAS

RESUMO: Pode-se entender Planejamento Urbano como a ordenação do aspecto físico-territorial de uma cidade, e para tanto, são necessárias políticas públicas que se constituem, de acordo com Peters (1986), como a soma das atividades dos governos, que agem diretamente ou através de delegação, e que influenciam a vida dos cidadãos. Neste sentido, o presente simpósio tem por objetivo reunir pesquisas a respeito do Planejamento Urbano e Políticas Públicas para os diversos setores e em diferentes escalas. Assim, buscamos refletir e debater sobre propostas e ações nas áreas de Infraestrutura urbana; Aspectos socioeconômicos e ambientais; Equipamentos e serviços públicos. Portanto visamos promover amplo debate acerca do Planejamento Urbano e das Políticas Públicas voltadas a tal finalidade, a fim de avançar teoricamente e contribuir na proposição de ações efetivas de intervenção no meio urbano.

Coordenação:

  • Profª. Drª. Cláudia Chies (Unespar – campus de Campo Mourão)
  • Prof. Dr. Ricardo Luiz Tows (Instituto Federal do Paraná)
  • Profª. Drª. Valéria Barreiro Postali (Unespar – campus de Campo Mourão)

GT 5 - GEOTECNOLOGIAS, MAPEAMENTO E INTELIGÊNCIA DIGITAL

O GT visa discutir as relações entre as geotecnologias, a análise geoespacial, a geoestatística, os Sistemas de Informação Geográfica (SIGs) e a representação cartográfica do espaço geográfico. Neste contexto, propomos a reflexão e aplicação a partir das seguintes temáticas: ferramentas e técnicas cartográficas aplicadas à representação do espaço geográfico e sua multiescalaridade; geoprocessamento e sensoriamento remoto aplicados à análise geoespacial; Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE); Geotecnologias aplicadas ao planejamento e à engenharia ambiental, urbana e de infraestruturas, plataformas digitais e acessibilidade aos dados quali-quantitativos; cadastro técnico multifinalitário como instrumento de gestão e planejamento; Veículos aéreos não tripulados (VANTs), topografia automatizada e GNSS aplicados a solução de problemas territoriais, geotecnologias no planejamento e gestão ambiental das cidades; mapeamento do uso da terra; cartografia social e mapeamento colaborativo; tecnologia, mobilidade e acessibilidade urbana; dispositivos móveis como “tablets” e smartphones na obtenção e geração de informações georreferenciadas em ambientes urbanos; mapeamento de epidemias urbanas; violência, cartografia e desenho das cidades; mapas mentais; cidades inteligentes e sustentabilidade, tecnologias empregadas e estudos de caso.

Coordenação:

  • Profª. Drª. Ana Paula Colavite (UNESPAR – Campus de Campo Mourão)
  • Prof. Dr. Edivando Vitor do Couto (UTFPR)
  • Prof. Me. Ricardo Henrique Bueno (UNICAMPO)

GT 6 - MEMÓRIA DAS CIDADES

RESUMO: O presente Grupo de Trabalho tem como proposta discutir pesquisas relacionadas à temática memória das cidades em uma perspectiva interdisciplinar. O GT agregará pesquisadores de diferentes áreas que desenvolvem estudos sobre a memória e as cidades. Entre as principais temáticas discutidas estão: memória e constituição de territórios, cultura, temporalidades históricas, História pública digital, Geografia e memória, memória e identidade, memória urbana e patrimônio histórico. Resgatar a memória das cidades tem sido uma tarefa de grande importância na atualidade, visto que contribui para compreender as complexas relações tecidas no espaço urbano.

Coordenação:

  • Prof. Dr. Fábio André Hahn (Unespar – Campus de Campo Mourão)
  • Prof. Dr. Jorge Pagliarini Junior (Unespar – Campus de Campo Mourão)
  • Prof. Dr. Marcos Clair Bovo (Unespar – Campus de Campo Mourão)

GT 7 - REFLEXÕES SOBRE A CIDADE E O URBANO NO ENSINO DE GEOGRAFIA

RESUMO: Neste simpósio reuniremos trabalhos que discutem a temática da cidade e do urbano no âmbito do ensino de Geografia. O processo de industrialização e a mecanização agrícola desencadearam o êxodo rural e o acelerado processo de urbanização que ocorreu no último século, o qual tem dado novas conotações à cidade e ao viver na cidade, bem como às relações cidade-campo. As cidades ganham novas dinâmicas e adquirem novos papéis e importância. Viver nas cidades tornou-se parte do cotidiano da maioria da população da Terra e este fenômeno deve ser considerado no ensino de Geografia. Discutir com as crianças, com os jovens e com os adolescentes o modo de vida urbano no âmbito escolar, possibilitando a compreensão dos conceitos de cidade e urbano, é importante como elemento da construção de reflexões acerca de suas práticas espaciais cotidianas, do seu próprio modo de vida e da relação que estabelece com a cidade. Como é a vida em uma cidade grande e o que muda em relação a viver nas cidades pequenas? Como o processo de intensa urbanização interfere na relação cidade-campo? Quais as perspectivas para o jovem do viver na cidade? Como será a cidade do futuro? De que forma se estabelece a relação sociedade e natureza nas cidades? As cidades estão sendo planejadas com espaços para as crianças e para os idosos? Pensar sobre a cidade é pensar sobre a própria vida e a vida da coletividade. Desse modo, serão discutidas as seguintes temáticas: ensino de Geografia e a relação cidade-campo, rural/urbano; os conceitos relacionados à cidade e ao urbano no ensino de Geografia; ensino de Geografia: cidades sustentáveis, cidades inteligentes, relação sociedade-natureza e a vida na cidade; o uso da tecnologia no ensino-aprendizagem da cidade e do urbano; viver nas cidades e as desigualdades e segregações sociais e territoriais no espaço urbano: representações no ensino de Geografia; representações cartográficas das cidades e do urbano no ensino de Geografia; a mobilidade espacial, a vida na cidade e o ensino de Geografia.

Coordenação:

  • Profª. Me Sandra Terezinha Malysz (Unespar – campus de Campo Mourão)
  • Profª. Me. Larissa Donato (Unespar – campus de Campo Mourão)
  • Profª. Drª. Andresa Lourenço (Unespar – campus de Campo Mourão)
  • Profª. PDE Rosimeire Cristina Gussão Letenski

GT 8 - CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA

RESUMO: A Climatologia Geográfica tem como objeto de estudo as interações climáticas que ocorrem no palco da geografia “o espaço geográfico”. Por isso, o Simpósio é um momento de renovação crítica, incorporação de novas técnicas, discussões metodológicas e um momento de aprofundamento e convergência dos pesquisadores. O SEURB chega à sua quarta edição e a Climatologia contribuíra nos variados ramos ou eixo que norteia essa ciência. Os enfoques priorizarão: o ensino, os métodos, as técnicas e os desafios para o século XXI chamando para o debate as diferentes esferas que a Climatologia Geográfica se insere, seja nas discussões acerca das alterações climáticas ao nível global ou na escala urbana; as relações e interdependências da climatologia com os sistemas produtivos agrários; o emprego de novas técnicas na elucidação da dinâmica atmosférica; nas interfaces entre a atmosfera e a superfície e a crescente vulnerabilidade de uma sociedade cada vez mais em situações de risco climático; nas discussões acerca das diferentes formas de análise do clima urbano, seja pelo viés das ilhas de calor, das inversões térmicas, da poluição atmosférica, das manifestações temporais e concentrados de precipitação, das diferentes formas como estes eventos, normalmente extremos, impactam o espaço geográfico. O IV SEURB é um momento de análise, debate, socialização do conhecimento e discussão das práxis acadêmicas no que diz respeito à climatologia. O objetivo do Simpósio de Climatologia Geográfica é discutir, analisar e divulgar trabalhos de pesquisa em Climatologia; Aprofundar as discussões sobre as abordagens epistemológicas e metodológicas das pesquisas em Climatologia; Identificar práticas de pesquisa em Climatologia que vêm sendo desenvolvidas no âmbito dos programas de pós-graduação e em outros espaços institucionais e não-institucionais.

Coordenação:

  • Prof. Dr. Victor da Assunção Borasto (Unespar – campus de Campo Mourão)
  • Prof. Dr. Fabio Sanches (UFJF)
  • Prof. Dr. Emerson Galvane (USP)
  • Profª. Dr.ª Maria Cleide Baldo (UTFPR – campus de Campo Mourão)