DISCIPLINA:  METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA

 
CARGA HORÁRIA: 30 HORAS

EMENTA:
As bases metodológicas da ciência Geográfica, e as tendências no Ensino
Fundamental, Médio e Superior. Métodos e conceitos desenvolvidos ao longo da
história do pensamento geográfico. Metodologias de ensino, aprendizagem e
avaliação para uma proposta crítica de ensino, considerando o avanço da ciência
geográfica nos dias atuais.

 
PROGRAMA: 
 

1-Método e metodologia do ensino: considerações preliminares sobre o ensino de
Geografia.
2- Evolução histórica do Ensino da Geografia: da Geografia Tradicional a Geografia
 Crítica;
3-O papel da escola na atual sociedade e o papel do professor no
Ensino Fundamental, Médio e Superior;
4-Ensino de Geografia no Brasil: situação atual e perspectivas;
5-Concepções teóricas e elementos da Prática de Ensino em Geografia;
6-A formação crítica do profissional em Geografia enquanto construtor
 de conhecimento: o papel da pesquisa.
7- Métodos e conceitos fundamentais da ciência geográfica (paisagem,
território, espaço, lugar, região, sociedade e natureza).
8- A crise paradigmática: reflexão sobre os Temas debatidos dentro do
pensamento geográfico (modernidade, globalização/mundialização).
8- A relevância dos conhecimentos geográficos na vida dos seres humanos.

 
REFERÊNCIAS
 

ANDRADE, M. C. de O Livro Didático de Geografia no Contexto da Prática
de Ensino. Caminhos e Descaminhos da Geografia. Campinas. Papirus, 1989.
ANTONELO A. T. et al. Múltiplas Geografia: ensino, pesquisa, reflexão.
Vol. I, II e III. Londrina. Edições Humanidades, 2006.
BORDENAVE, J.D; PEREIRA, A. M. Estratégias de
Ensino-Aprendizagem. Petrópolis. Vozes, 1994.
CARLOS, Ana F. A. (org.) A Geografia na Sala de Aula. São Paulo. Contexto.
 2000.
CARNEIRO, Moacir Alves. LDB Fácil. Petrópolis. Vozes, 2000.
CALLAI, Helena Copetti. O Ensino de Geografia no Brasil: alguns caminhos.
 In:Geografia – um certo espaço , uma certa aprendizagem. São Paulo. FFLCH,
 1995 (Tese de Doutoramento).
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia Escolar e a Construção de
Conceitos no Ensino. Geografia, Escola e Construção do Conhecimento.
Campinas. Papirus, 1998.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e Prática de Ensino. Goiânia.
Alternativa. 2002.
CARVALHO, M.S. (Org). Para Quem é o Ensino de Geografia. Londrina.
UEL, 1998.
CASTROGIOVANNI, A.C. Ensino de Geografia: Práticas e Textualizações
no Cotidiano. Porto Alegre. Mediação, 2000.
CASTROGIOVANNI, A.C. (org). Geografia em Sala de Aula: práticas e
reflexões. Porto Alegre. Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção 
Porto Alegre. 1998.
CECCON, Claudius, OLIVEIRA, Miguel D. De. A Vida na Escola e a Escola da
Vida.  Petrópolis. Vozes. 1985.
CUNHA, Maria Isabel da. O Bom Professor e sua Prática. Campinas.Papirus, 1989.
DALMÁS Ângelo. Planejamento Participativo na Escola. Petrópolis. Editora
Vozes, 2000.
DEMO, Pedro. Desafios Modernos da Educação. Petrópolis. Vozes 2000.
FARIA, Ana Lúcia G. de. Ideologia no Livro Didático.  São Paulo. Cortez, 1994.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora.  Porto Alegre. Educação e
Realidade, 1994.
FAZENDA Ivani. Et al. A Prática de Ensino e o Estágio
Supervisionado.  Campinas. Papirus. 1991.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessárias para a
prática educativa.  São Paulo. Paz e Terra. 1997.
FREITAG, Bárbara, et. Al. O Livro Didático em Questão. São Paulo. Cortez, 1997.
GADOTTI, Moacir. Concepção Dialética da Educação.  São Paulo. Cortez, 1992.
MIZUKAMI, Maria da Graça. Ensino: a abordagens do processo. São Paulo.
EPU, 1986.
MORAIS, A. C. R. de A Sala de Aula: que espaço é esse? Campinas.
Papirus, 1988.
MORAIS, A. C. R. Geografia: pequena história crítica. São Paulo. Hucitec. 1986.
OLIVEIRA, Ariovaldo U. de (org.) Para onde vai o Ensino de Geografia?
São Paulo. Contexto, 1998.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares
Para o Ensino de Geografia. Curitiba, SEE. 2006.
PERREIRA, R. M. F. do A. Da Geografia que se Ensina à Gênese da
Geografia Moderna. Florianópolis: UFSC. 1989.
PONTUSCHKA, Nídia Nacib.  Geografia, Representações Sociais e
Escola Pública. Terra Livre. São Paulo. N. 15. 2000.
RESENDE, Márcia Spyer. A Geografia do Aluno Trabalhador –
caminhos e descaminhos para uma prática de ensino.  São Paulo. Loyola, 1986.
SPOSITO, Eliseu Savério. Geografia e Filosofia: contribuição para o
ensino do pensamento geográfico. São Paulo. UNESP. 2004.

 

     

VOLTAR