DISCIPLINA: O ENSINO DE GEOGRAFIA NO BRASIL: GÊNESE E PERSPECTIVA

CÓD. 018
 
CARGA HORÁRIA: 20 HORAS
 

EMENTA: Gênese, evolução e tendência do ensino de Geografia no Brasil. Reflexões,  contextualizações  e análise do ensino de geografia .

 
PROGRAMA: 

Evolução histórica do ensino da Geografia no Brasil;
Concepção tradicional;
Concepções da geografia(s) crítica(s);
Práticas e textualizações do ensino no Brasil
Discussões e análise do ensino regional

REFERÊNCIAS

ANDRADE, Manuel Correia de. Geografia, ciência da sociedade: uma introdução à análise do pensamento geográfico. São Paulo: Atlas, 1987.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CARLOS, Ana Fani, et al. Novos Caminhos da Geografia. São Paulo: Contexto, 1999.

CARLOS, Ana Fani Alessandri (Org) A Geografia na Sala de Aula. São Paulo: Contexto, 2000.

CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos(Org.). Ensino de Geografia – Práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.

__________________. Geografia em Sala de Aula – práticas e reflexões. Porto Alegre: UFRGS, 1998.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, Escola e Construção de Conhecimento. Campinas: Papirus, 1998.

CORRÊA, Roberto L. Região e organização espacial. 4. ed. São Paulo: Ática, 1991.

KAERCHER, Nestor André. Desafios e utopias no ensino de geografia. 3. ed. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2001.

KATUTA,  Ângela Massumi. A Universidade, a Avaliação e a Prática de Ensino.In: Revista do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Londrina – Vol. 12 n° 1 - Jan/Jun. 2003

MOMBEIG, Pierri. Novos estudos de Geografia Humana Brasileira. São Paulo. Difusão Européia, 1957.

MORAES, Antônio Carlos Robert. Geografia Pequena História Crítica. 17ª ed. São Paulo: Hucitec, 1999.

OLIVEIRA, Ariovaldo U. de.(Org.) Para onde vai o Ensino da Geografia? São Paulo: Contexto, 1998.

PEREIRA, Raquel Maria Fontes do Amaral. Da geografia que se ensina à gênese da geografia moderna. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1993.

RESENDE, Márcia S. A geografia do aluno trabalhador. São Paulo: Loyola, 1986.

SANTOS, Milton. Por uma geografia nova: da crítica da geografia a uma geografia crítica. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 1986.

SAVIANI, Demerval. Educação: do senso comum à  consciência filosófica. São Paulo: Cortez,  Autores Associados, 1989.

SCHAFFER, Neiva Otero.(Org.) Ensinar e Aprender Geografia. Porto Alegre: AGB, 1998.

SILVA,  Jeane Medeiros. & VLACH, Vânia Rubia Farias. Percurso do livro didático de geografia. Anais: VI Congresso Brasileiro de Geógrafos, Goiânia: 2004.

VÁSQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da Práxis. 2ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

VESENTINI, José William. Para uma geografia crítica na escola. São Paulo:

 

 

VOLTAR