DISCIPLINA:  RECURSOS DIDÁTICOS APLICADO AO ENSINO DE GEOGRAFIA

CÓD. 020
 
CARGA HORÁRIA: 30 HORAS

 

EMENTA: As tendências de ensino de Geografia no Brasil no Ensino Fundamental e Médio e Superior, os objetivos, conteúdos, métodos e formas organizativas de ensino. Os recursos didáticos, métodos e as técnicas aplicadas ao ensino de Geografia e suas práticas didático-pedagógicas.

 
PROGRAMA: 
 
  • O Ensino de Geografia no Brasil
  • A formação Pedagógica do professor de Geografia
  • A interdisciplinaridade e o ensino de Geografia
  • A pesquisa, o ensino e a formação do professor de Geografia.
  • O trabalho do professor: os recursos didáticos, os métodos e técnicas aplicadas ao ensino de Geografia.
    • Literatura geográfica
    • Música no ensino de Geografia
    •  A linguagem poética no ensino de Geografia
    • Dramatizações
    • Os computadores/internet como ferramenta de ensino para a Geografia
    • Leitura e construção de mapas no ensino de Geografia (Atlas, mapas, fotos aéreas, globo).
    • Fotografias
    • Gráficos e tabelas
    • Filmes/ reportagens
    • Transparências
    • Revistas e jornais
    • Painel
    • Aula de Campo
    • Entrevistas
    • Transparências
    • Slides
    • O livro didático de Geografia
    • Outros recursos didáticos aplicados ao ensino de Geografia
  • Prática de ensino: uma ação pedagógica
 

 

REFERÊNCIAS
 

ALMEIDA, R. D; PASSINI, ELZA Y. Espaço Geográfico: ensino e representação.  São Paulo. Contexto, 1989.

ALBA R. S; Otsuschi Cristina (org.) O Ensino de Geografia no Novo Milênio. Chapecó. Argos, 2002.

ANDRADE, M. C. de O Livro Didático de Geografia no Contexto da Prática de Ensino. Caminhos e Descaminhos da Geografia. Campinas. Papirus, 1989.

ANTONELO A. T. et al. Múltiplas Geografia: ensino, pesquisa, reflexão. Vol. I, II e III. Londrina. Edições Humanidades, 2006.

BORDENAVE, J.D; PEREIRA, A. M. Estratégias de Ensino-Aprendizagem. Petrópolis. Vozes, 1994.

BOVO Marcos C. Escola e Meio Ambiente: uma abordagem do tema transversal no Ensino. Maringá. Massoni, 2005.

BUSQUETS M. D.et.al Temas Transversais em educação:bases para uma formação integral. São Paulo. Ática. 2000.

CARLOS, Ana F. A. (org.) A Geografia na Sala de Aula. São Paulo. Contexto. 2000.
CARNEIRO, Moacir Alves. LDB Fácil. Petrópolis. Vozes, 2000.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia Escolar e a Construção de Conceitos no Ensino. Geografia, Escola e Construção do Conhecimento. Campinas. Papirus, 1998.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e Prática de Ensino. Goiânia. Alternativa. 2002.

CASTROGIOVANNI, A.C. Ensino de Geografia: Práticas e Textualizações no Cotidiano. Porto Alegre. Mediação, 2000.

CASTROGIOVANNI, A.C. (org). Geografia em Sala de Aula: práticas e reflexões. Porto Alegre. Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção  Porto Alegre. 1998.

FARIA, Ana Lúcia G. de. Ideologia no Livro Didático.  São Paulo. Cortez, 1994.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora.  Porto Alegre. Educação e Realidade, 1994.

 

VOLTAR