DISCIPLINA: RECURSOS DIDÁTICOS APLICADO AO ENSINO DE GEOGRAFIA |
CÓD. 020 |
CARGA HORÁRIA: 30 HORAS |
|
EMENTA: As tendências de ensino de Geografia no Brasil no Ensino Fundamental e Médio e Superior, os objetivos, conteúdos, métodos e formas organizativas de ensino. Os recursos didáticos, métodos e as técnicas aplicadas ao ensino de Geografia e suas práticas didático-pedagógicas. |
|
PROGRAMA:
|
|
REFERÊNCIAS ALMEIDA, R. D; PASSINI, ELZA Y. Espaço Geográfico: ensino e representação. São Paulo. Contexto, 1989. ALBA R. S; Otsuschi Cristina (org.) O Ensino de Geografia no Novo Milênio. Chapecó. Argos, 2002. ANDRADE, M. C. de O Livro Didático de Geografia no Contexto da Prática de Ensino. Caminhos e Descaminhos da Geografia. Campinas. Papirus, 1989. ANTONELO A. T. et al. Múltiplas Geografia: ensino, pesquisa, reflexão. Vol. I, II e III. Londrina. Edições Humanidades, 2006. BORDENAVE, J.D; PEREIRA, A. M. Estratégias de Ensino-Aprendizagem. Petrópolis. Vozes, 1994. BOVO Marcos C. Escola e Meio Ambiente: uma abordagem do tema transversal no Ensino. Maringá. Massoni, 2005. BUSQUETS M. D.et.al Temas Transversais em educação:bases para uma formação integral. São Paulo. Ática. 2000. CARLOS, Ana F. A. (org.) A Geografia na Sala de Aula. São Paulo. Contexto. 2000. CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia Escolar e a Construção de Conceitos no Ensino. Geografia, Escola e Construção do Conhecimento. Campinas. Papirus, 1998. CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e Prática de Ensino. Goiânia. Alternativa. 2002. CASTROGIOVANNI, A.C. Ensino de Geografia: Práticas e Textualizações no Cotidiano. Porto Alegre. Mediação, 2000. CASTROGIOVANNI, A.C. (org). Geografia em Sala de Aula: práticas e reflexões. Porto Alegre. Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Porto Alegre. 1998. FARIA, Ana Lúcia G. de. Ideologia no Livro Didático. São Paulo. Cortez, 1994. |