Descrição geral do PIBID

PIBID é a sigla para Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID.

Este programa do Ministério da Educação foi criado com a finalidade de valorizar o magistério e apoiar estudantes de licenciatura plena, das instituições municipais públicas e comunitárias, sem fins econômicos, de educação superior. Tem como um dos objetivos elevar a qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições de educação superior, promovendo a integração entre educação superior e educação básica por meio da inserção dos licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação básica. O programa visa também proporcionar aos futuros professores participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar e que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. Além de incentivar as escolas públicas de educação básica a tornarem-se protagonistas nos processos formativos dos estudantes das licenciaturas, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros professores. Tanto os professores da escola básica como os licenciandos recebem bolsas para a execução das atividades concernentes ao programa.

O subprojeto de História tem por objetivo desenvolver a iniciação à docência na formação do professor de História. A função social dos historiadores e as expectativas do graduando em licenciatura na área da história e a realidade que ele encontra depois de formado são temas pertinentes e que precisam ser debatidos com propostas reais. Portanto, a proposta é formar um profissional com mudança radical no ensino de história, recuperando o comprometimento com a vida pública, com o ensino engajado, feita em conjunto e acessível aos alunos nas escolas, mas também ao grande público, ampliando os horizontes de atuação no ensino com novos modos de fazer história. Dessa forma, produzindo materiais didáticos e desenvolvendo atividades de ensino práticas de modo que os futuros professores possam se adequar aos novos tempos e as novas tecnologias, o que o ensino universitário de história está muito longe de prover como competências necessárias. O projeto é aplicado, atualmente, nos seguintes: Colégio Estadual de Campo Mourão, Colégio Estadual Professor Darcy José Costa, Colégio Estadual Doutor Osvaldo Cruz e Colégio Estadual Unidade Polo, todos no município de Campo Mourão, e tem além dos coordenadores, a participação de professores supervisores nas escolas e vinte e um bolsistas da graduação do curso de História.

Publicado em 12/05/2016

LEHIS - Laboratório de Ensino de História