Disciplinas

ANÁLISE DE ERROS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM AULAS DE MATEMÁTICA
Prof°. Dr. Willian Beline
Carga horária: 40 horas.

Introdução ao estudo do papel do erro no processo de ensino e aprendizagem por meio de diferentes perspectivas epistemológicas. O erro como objeto de pesquisa em Educação Matemática. Taxionomia do uso de erros em aulas de matemática. A reflexão da Análise de Erros como fonte inspiradora para a elaboração de tarefas matemáticas.

EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO
Prof°. Dr. Juliano Fabiano da Mota
Prof°. Esp. Marcos Erhardt
Carga horária: 40 horas

Nessa disciplina serão abordados temas de Matemática Financeira, tais como Capitalização Simples e Composta, Taxas de Juros, Financiamentos e Sistemas de Amortização com o enfoque nas situações aplicáveis ao Planejamento Financeiro Pessoal e Familiar, buscando dar subsídios para que as escolhas financeiras sejam embasadas e, consequentemente, mais eficientes.

FUNÇÕES: USO PEDAGÓGICO DO GEOGEBRA
Profª. Me. Valdete dos Santos Coqueiro
Prof°. Me. Rosefran Adriano Gonçales Cibotto
Prof°. Me. Wellington Hermann
Carga horária: 40 horas

Didática do ensino de funções (polinomiais de grau 1, 2 e 3, exponencial, logarítmica, trigonométricas e racional) por meio do software Geogebra na perspectiva do TPACK - Conhecimento Pedagógico e Tecnológico de Conteúdo.

FUNDAMENTOS DE DIDÁTICA DA MATEMÁTICA
Profª. Dra. Veridiana Rezende
Carga horária: 40 horas

Introdução ao estudo de teorias da Didática da Matemática: Teoria das Situações Didáticas, Teoria dos Campos Conceituais e Teoria dos Registros de Representação Semiótica, exploradas juntamente com conceitos matemáticos, buscando compreender como estas teorias podem favorecem o ensino e as aprendizagens da disciplina de Matemática.

GEOMETRIAS: VERDADES E MOVIMENTOS
Profª. Me. Talita Secorun dos Santos
Prof°. Me. Luciano Ferreira
Carga horária: 40 horas

Tópicos de Geometria Euclidiana e de Geometrias não-euclidianas. Discussão de questões de Geometria Euclidiana bem como de Geometrias não-euclidianas numa perspectiva lógico-histórica por meio de Atividades Orientadoras de Ensino, visando romper com a visão de que a matemática é uma verdade pronta e acabada, bem como visando compreender a matemática, em específico as Geometrias, como um conhecimento socialmente construído e em constante movimento.

HISTÓRIA E FILOSOFIA DA MATEMÁTICA
Prof°. Me. João Henrique Lorin
Carga horária: 40 horas

Tópicos de História e de Filosofia da Matemática. Abordar a construção e/ou constituição do conhecimento matemático por meio da História da Matemática e da Filosofia da Matemática. Evidenciar as contribuições de correntes filosóficas bem como apresentar aspectos específicos da história para uma compreensão da constituição do saber matemático.

INTRODUÇÃO À PESQUISA QUALITATIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Prof°. Dr. Fábio Alexandre Borges
Carga horária: 40 horas

A pesquisa educacional no Brasil e o ensino de Matemática: panorama histórico. O rigor necessário às pesquisas científicas. Ética na pesquisa envolvendo seres humanos. Ética profissional do pesquisador. Etapas de desenvolvimento de um projeto de pesquisa qualitativa: problema de pesquisa, seleção dos sujeitos investigados, técnicas de coleta e de análise de dados.

MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Prof°. Me. Amauri Jersi Ceolim
Prof°. Me. Wellington Hermann
Carga horária: 30 horas

Concepções de Modelagem na perspectiva da Educação Matemática. Abordagem e construção de modelos matemáticos voltados para o ensino da Educação Básica. Modelagem como estratégia de ensino e aprendizagem de matemática.

O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA À LUZ DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS EM GEOMETRIA
Profª. Me. Mariana Moran Barroso
Prof°. Me. Valdir Alves
Carga horária: 40 horas

Explanar o uso de materiais como parte de um Laboratório de Ensino de Matemática para o ensino e a aprendizagem de Geometria. Todo o trabalho será pautado metodologicamente pela Teoria das Representações Semióticas de Raymond Duval. Entendemos que esta teoria oferece subsídios para que o professor possa trabalhar com materiais manipuláveis e jogos, paralelamente à formalização e conceitualização de propriedades matemáticas.

OTIMIZAÇÃO NO ENSINO MÉDIO
Profª. Dra. Gislaine Aparecida Periçaro
Profª. Dra. Solange Regina dos Santos
Carga horária: 40 horas

Nessa disciplina serão abordados problemas de Otimização que podem ser resolvidos utilizando conteúdos tratados no Ensino Médio, tais como, funções, interpretação geométrica de equações e inequações e sistemas de equações lineares, mostrando assim algumas possibilidades de aplicação da Matemática neste nível de ensino.

Observação: as disciplinas estão em ordem alfabética e esta não representa a ordem de ocorrência no curso.

Publicado em 02/01/2014

Pós-Graduação em Ensino de Matemática