Home

***Eventos

Aula Magna do Mestrado ProfHistória da Unespar

Na noite do dia 26 de abril, o Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória, da Universidade Estadual do Paraná, teve a honra de receber, para a conferência de sua Aula Magna, a professora Marieta De Moraes Ferreira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A palestra, intitulada “O ensino de História, a formação de professores e a pós-graduação”, discorreu sobre três eixos principais: 1. Criação dos primeiros cursos de licenciatura no Brasil na década de 1930; 2. Reformas no sistema educacional brasileiro durante a ditadura militar; e 3. Relação entre ensino de História e Pós-Graduação no século XXI.

Além do corpo discente do Mestrado, assistiram à Aula Magna os alunos e professores do curso de Graduação em História da Unespar. O Mestrado ProfHistória agradece a todos pela presença e, em especial, à professora Marieta por ter-nos dado o prazer de sua visita e participação.

Assista aqui ao vídeo da conferência.

 

***

 

XIX Fábrica de Ideias - Curso Avançado em Estudos Étnico-Raciais

O XIX Fábrica de Ideias - Curso Avançado em Estudos Étnico-Raciais está com inscrições abertas para pós graduandos de todas as IES. A edição desse ano do curso, uma iniciativa da UNIFAP, UEAP, UFBA e UNICAMP, em paceria com a CAPES e Governo do Estado do Amapá, ocorrerá em Macapá/AP entre os dias 04 e 15 de julho. As inscrições são até 31 de março.

Mais informações no Edital e no site: http://fabricadeideias2018.com

 

***

 

I Seminário Nacional de Formação Docente e Práticas de Ensino

Convidamos todos a participarem e apresentarem trabalhos no I Seminário Nacional de Formação Docente e Práticas de Ensino, evento promovido pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd), da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC - campus de Joaçaba, previsto para os dias 07 e 08/05/2018.

O prazo para submissão de trabalhos é 02/04/2018. Outras informações a respeito do evento encontram-se disponibilizadas nesse link.

O evento está com as inscrições em aberto e é gratuito. 

 

***

 

X Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e XXIII Jornada do GT de Ensino de História e Educação da Anpuh/RS

 

 

São muitos os saberes que se encontram e disputam espaços no Ensino de História: saberes tradicionais, saberes das lutas políticas e dos movimentos sociais, saberes escolares e acadêmicos. Os recentes movimentos de ocupação das escolas em todo o nosso país, por exemplo, construíram novos saberes acerca do que podemos pensar sobre nossas práticas educacionais.

Nossa intenção é ampliar o diálogo da história escolar e acadêmica com a diversidade da vida, demarcando não só a pluralidade de todos os sujeitos, saberes, práticas, conhecimentos e técnicas, como também o papel do/a professor/a de História em tempos de cerceamento da liberdade de ensinar.

O GT de Ensino de História e Educação da Anpuh/RS e a Associação Brasileira de Ensino de História, mobilizados pela importância desses temas, convidam a professoras, professores, pesquisadores, estudantes e demais interessados para o X Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e XXIII Jornada de Ensino de História e Educação.

O evento acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de julho de 2018 na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e contará com sessões de Diálogos, Grupos de Reflexão Docente, saídas a campo, atividades culturais, sarau e minicursos.


***

 

VIII Congresso Ibero-americano de Estudos Territoriais e Ambientais

AMBIENTES, SUJEITOS E TERRITÓRIOS ALTERNATIVOS

Informações do evento aqui.


***

 

XVIII Encontro de História da ANPUH-RJ

Encontro Internacional: História & Parceria

Compartilhar saberes, estimular parcerias entre a História e suas colegas da grande área de Humanas é o desafio deste encontro da ANPUH-Rio que, ousadamente, produziu também o primeiro Encontro Internacional: História & Parceria. Convidamos a todos a ir em busca de novas parcerias, assumindo o risco de aprender um pouco mais.

Essa reflexão norteará os trabalhos do XVIII Encontro de História, promovido pela Anpuh-Rio, em parceria com a Universidade Federal Fluminense entre os dias 23 e 27 de julho de 2018. O evento será realizado no Instituto de História, no Campus do Gragoatá, na Universidade Federal Fluminense.

Informações, como inscrições, prazos e programação, estão na página oficial do evento.


***

 

5ª Conferência Anual da Federação Internacional de História Pública

Organizado pela Federação Internacional de História Pública (IFHP), o evento será realizado na Universidade de São Paulo (USP - campus Leste), na capital paulista, entre 21 e 24 de agosto de 2018.

O evento será realizado junto com o 4º Simpósio Internacional da Rede Brasileira de História Pública.

A conferência internacional anual da IFPH em São Paulo é apoiada localmente pela Rede Brasileira de História Pública e pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em História Oral e Memória. 

O prazo para envio das propostas de apresentação é 15 de fevereiro de 2018. Os textos devem ser em inglês. É necessário que os inscritos sejam membros associados à IFHP.

Mais informações no site da IFHP: https://ifph.hypotheses.org/1727

 

***

 

5° COLÓQUIO INTERNACIONAL RIGPAC

Pesquisadores de diferentes partes do mundo vão estar reunidos em setembro de 2018 na Universidade La Salle, em Canoas, para debater Identidade, Globalização e Patrimônio. A 5ª edição do Colóquio Internacional da Rede Internacional de Pensamento Crítico sobre Globalização e Patrimônio Construído (RIGPAC) vai acontecer entre os dias 12 e 14/09. Participam da rede universidades da Colômbia, República Dominicana, Espanha, México, Argentina e Itália. 

O professor Michel Kobelinski, docente do ProfHistória, está coordenando o Simpósio "Identidad territorial, globalización y gestión patrimonio", que receberá propostas de comunicação até o dia 31 de março. As propostas devem ser enviadas em seu e-mail: mkobelinski@gmail.com.

Mais informações estão no site do evento: http://unilasalle.edu.br/canoas/rigpac-2018/

 

Publicado em 07/05/2018

ProfHistória - Universidade Estadual do Paraná