| 
				 Disciplina  | 
			
				 Carga horária  | 
			
				 Ementa  | 
		
| 
				 História do pensamento geográfico  | 
			
				 30  | 
			
				 Bases epistemológicas do conhecimento geográfico: Métodos e técnicas da ciência geográfica, evolução histórica do pensamento geográfico, discussão dos conceitos elementares à ciência geográfica.  | 
		
| 
				 Teoria e planejamento da paisagem  | 
			
				 30  | 
			
				 Paisagem conceitos e termos. A paisagem categoria de análise geográfica Teoria do Sistema - Geossistema. Paisagem natural e paisagem cultural. Geoecologia da paisagem e sua dinâmica. Organização e planejamento da paisagem regional.  | 
		
| 
				 Geotecnologias aplicadas a representação cartográfica  | 
			
				 30  | 
			
				 Discussão sobre o uso e aplicação dos recursos tecnológicos na representação cartográfica. Funções dos Sistemas de Informação Geográfica e sua aplicação na análise geográfica. Sistemas on-line de produção de mapas temáticos. Atividade prática com SIG.  | 
		
| 
				 Organização do espaço rural  | 
			
				 30  | 
			
				 Apresenta reflexões das categorias e dos referenciais teóricos e metodológicos que contribuam no estudo da organização, dinâmica e mobilidade do espaço rural e seus problemas socioambientais.  | 
		
| 
				 Epistemologia da Educação Ambiental  | 
			
				 30  | 
			
				 Estudo dos principais pressupostos científicos e filosóficos que fundamentam a Educação Ambiental. A Educação Ambiental no Brasil e os temas centrais do debate ambiental contemporâneo. Os paradigmas da Educação Ambiental e o caráter interdisciplinar da pesquisa nas ciências da vida e da natureza.  | 
		
| 
				 Gestão integrada de Resíduos Sólidos  | 
			
				 30  | 
			
				 Gerenciamento de resíduos sólidos urbanos domiciliares e públicos. Alternativas que apontem e descrevam ações relativas ao manejo dos resíduos contemplando aspectos relativos à geração, segregação e acondicionamento, coleta convencional/coleta seletiva, transporte e disposição final. Classificação e quantificação dos resíduos sólidos urbanos. Caracterização de aterros sanitários. Elaboração de Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS).  | 
		
| 
				 Métodos e técnicas de pesquisa em Geografia  | 
			
				 30  | 
			
				 Abordagem sobre a evolução da ciência: os métodos e a teoria do conhecimento e análise da epistemologia de conceitos, teorias e temas. Estudo do processo histórico da evolução da metodologia científica para o entendimento crítico dos vários métodos científicos e suas bases filosóficas no desenvolvimento da ciência geográfica. Enfoque nas etapas das pesquisas em geografia e as principais metodologias e orientações contemporâneas.  | 
		
| 
				 Produção do espaço urbano  | 
			
				 30  | 
			
				 Estudo das teorias sobre a origem e a expansão das cidades e seus mecanismos na organização espacial. O conceito de cidade como fenômeno social e seu vínculo com o papel do desenho urbano: antigo, moderno e contemporâneo. A abordagem teórico-metodológica sobre o urbano. Renda da terra, produção e reprodução urbana. A questão urbana nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos. O planejamento urbano e a ação do Estado. Os movimentos sociais urbanos e suas implicações no contexto do espaço geográfico.  | 
		
| 
				 Climatologia aplicada  | 
			
				 30  | 
			
				 O clima no contexto ambiental e as interações entre a litosfera, hidrosfera, atmosfera, biosfera e conexões com a circulação geral regional e local e, também com a dinâmica das massas de ar. A ação do homem e as alterações no meio físico e seus reflexos nos elementos do clima. Características dos diferentes ambientes. Bioclimatologia no contexto do desenvolvimento vegetal (climatologia agrícola).  | 
		
| 
				 Produção e do espaço e globalização  | 
			
				 30  | 
			
				 O conceito de espaço geográfico. Da organização à produção do Espaço. Desenvolvimento geográfico desigual. Globalização e neoliberalismo. A Globalização e os Impactos socioambientais no mundo subdesenvolvido. Estudo da produção do espaço mundial e regional.  | 
		
| 
				 Metodologia de ensino de Geografia  | 
			
				 30  | 
			
				 As bases metodológicas da ciência geográfica e a articulação com o Ensino de Geografia na Educação Básica e no Ensino Superior. A evolução histórica do ensino de Geografia. A importância da Geografia escolar e o papel do professor. Concepções teórico-metodológicas e elementos da prática no ensino-aprendizagem da Geografia em uma perspectiva crítica.  | 
		
| 
				 Geomorfologia ambiental  | 
			
				 30  | 
			
				 A Geomorfologia Ambiental como ferramenta para estudos geográficos da crosta terrestre com ênfase para o ambiente urbano e rural. As grandes transformações operacionalizadas pelo desenvolvimento tecnológico no espaço geográfico.  | 
		
| Território e Desenvolvimento | 30 | Desenvolvimento territorial e desenvolvimento territorial local. Teorias do desenvolvimento e do pensamento desenvolvimentista na dimensão geográfica. A dinâmica territorial rural regional. | 
| 
				 Monografia  | 
			
				 60  | 
			
				 Consiste na elaboração do trabalho de conclusão de curso, relacionados à temática geográfica.  |